Bento Gonçalves, passeando pelo Vale dos Vinhedos

7
6565
Vale dos Vinhedos Bento Gonçalves

O Vale dos Vinhedos, lado italiano da serra gaúcha, está concentrado, grande parte, na cidade de Bento Gonçalves, que fica a 120 km de Porto Alegre e cerca de 110 km de Gramado.

Suas atrações são inúmeras. Vinícolas, pousadas, restaurantes e rotas turísticas alternativas para passeios. Está entre os 10 destinos de enoturismo do mundo e não é pra menos.

Tudo é lindo e aconchegante, ainda mais no inverno, que foi a época em que estive por lá. Foram cinco dias intensos, de muitas andanças pelos vários caminhos turísticos e degustações nas vinícolas.

E mesmo assim não conseguimos ver tudo, o que é bom, pois fica aquela vontade de voltar sempre! Se você estiver pensando em fazer esse passeio vai adorar, mas vá preparado para comer e beber muuuuitoooo!

E fique pelo menos três dias, essa é a minha dica! Aqui eu falo de alguns restaurantes muito bons na região

A tradicional Pipa Pórtico, na entrada de Bento Gonçalves. Bem ao lado o turista encontra o CAT – Centro de Atendimento ao Turista, onde eles são bem atenciosos e explicam como chegar aos pontos turísticos, além de ter mapas da região.

Pórtico Pipa Bento Gonçalves

Vale dos Vinhedos

O Vale dos Vinhedos abrange as cidades de Farroupilha, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Garibaldi, Monte Belo do Sul e Santa Tereza. São 24 vinícolas. Mas existe o outro lado, os Vinhedos dos Altos Montes, onde estão as cidades de Flores da Cunha e Nova Pádua.

Toda essa região representa o legado histórico, cultural e gastronômico deixado pelos imigrantes italianos que chegaram por aquelas terras em 1875.

Em cada uma delas vocês vão encontrar vinícolas, das mais famosas, até as mais familiares, daquelas que só indo até lá, para beber o melhor dos seus vinhos. Meu marido, particularmente gosta dessas, pois diz que é ali que se encontram “relíquias para aguçar o paladar”.

Nós visitamos a Casa Valduga, Vinhos Salton, Vinícola Miolo, Cave de Pedra Winery, Chandon, Cavas do Vale e Lídio Carraro!

Para que o passeio pudesse ser apreciado sem moderação, fizemos o pacote Especial Vinícolas, da Giordani Turismo, com duração de mais ou menos cinco horas, o que realmente faz a diferença já que em cada vinícola o passeio para conhecer a produção dos vinhos e espumantes sempre acaba com degustações (que são um pouco mais do que dois dedinhos)!!!! 😉  Mas chega de prosa e vamos ao que realmente interessa!

Mapa de localização das vinícolas

Visitando as Vinícolas de Bento Gonçalves

VINHOS SALTON

A história da Vinícola Salton começa na Itália, em 1878, quando Antonio Domenico Salton sai da cidade de Cison di Valmarino, na região do Vêneto, e vem para o Brasil à procura de oportunidades melhores, instalando-se na colônia de Vila Isabel, onde hoje é Bento Gonçalves.

Mas a empresa foi constituída apenas em 1910, quando os filhos do Sr. Antonio começaram a dar um ar mais empresarial para os negócios do pai, que até então produzia vinhos e sucos informalmente.

Seus filhos começaram a se dedicar à cultura de uvas e à elaboração de vinhos e espumantes, e o primeiro nome da empresa foi “Paulo Salton & Irmãos“.

Mais de 100 anos depois a Salton é reconhecida como uma das principais vinícolas do País. Entre suas conquistas, comemora o fato de continuar sendo familiar e 100% brasileira.

Hoje a terceira geração da família está à frente da empresa, cuidando dos negócios na Unidade em Bento Gonçalves e em São Paulo. Atualmente a quarta geração Salton já ensaia passos para cuidar dos negócios da família.

Vinícola Salton no Vale dos Vinhedos
Vinícola Salton
No saguão de entrada da Vinhos Salton um afresco no teto chama a atenção, pois mostra a cena de uma colheita.
Vinhedos

A primeira impressão é que ele está seco! Mas pelo contrário! Ele está apenas se preparando para a próxima produção e colheita, que acontece de janeiro a março. A famosa vindima!

Vinhedos Salton

Esquema mostrando o processo de produção dos espumantes. O método champenoise é o mesmo utilizado na regão de Champagne, na França e é totalmente artesanal.

As garrafas vão sendo giradas uma a uma, e vão adotando estas posições até que todas as impurezas estejam na “boca” da garrafa e possam ser removidas.

Método de produção dos espumantes Salton
VINÍCOLA MIOLO

Com uma história que também remonta ao século 19, a família Miolo trabalha na viticultura desde 1897 mas, somente na década de 1990 começou sua produção comercial de vinhos. O primeiro rótulo comercializado foi um vinho merlot, produzido com as uvas do Vale dos Vinhedos. 

A empresa é considerada líder no mercado de vinhos finos nacionais. No ano de 2006, a Miolo transformou-se na Miolo Wine Group. E em 2009 incorporou ao grupo a Vinícola Almadén.

Vinhos Miolo

Antigas barricas da Miolo, onde os vinhos ficavam, durante a produção e maturação. Hoje o processo é todo mecanizado, mas as barricas ficaram para contar um pouco da história.

Vinhos Miolo, no Vale dos Vinhedos
Vale dos Vinhedos Bento Gonçalves
Sala de degustação e cursos de enologia, na Vinícola Miolo. O enólogo era um baiano muito divertido.
Vale dos Vinhedos Bento Gonçalves
Spa do Vinho – Hotel Boutique. Fica em frente a Vinícola Miolo. Atrai turistas de todo mudo. Virou point para casamentos elegantes. Lindíssimo!
CASA VALDUGA

Em 1875 os primeiros imigrantes da Famiglia Valduga chegavam ao Brasil. Vindos da cidade de Rovereto, ao norte da Itália, começaram a cultivar parreirais onde hoje é o Vale dos Vinhedos. Passados 140 anos a Casa Valduga hoje é comandada pela quarta geração da família.

Na Vila Valduga, onde está a vinícola, também ficam as três pousadas e o restaurante, que fazem parte do Grupo. Um delícia de lugar.

Na época da colheita, os visitantes podem fazer picnic nos parreirais, fazer a pisa das uvas e aproveitar as delícias da região. Para ir até o topo da colina, são levados em jardineiras, um caminhãozinho todo aberto e muito simpático!

Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves
Vila Valduga, em Bento Gonçalves
Vista geral da Vila Valduga.
Jardineira da Casa Valduga
A simpática jardineira que faz o transporte dos visitantes até o parreiral!
CAVE DE PEDRA WINERY

Inaugurada em 1997, fica em um castelo encantado, com direito a passagens secretas e muita história sobre vinhos e espumantes. Foi reconhecida como uma das primeiras Vinícolas Boutique do Brasil. Além da visita com degustação, na época da colheita tem pacotes especiais, que incluem almoços à sombra dos parreirais. 

Vinícola Cave de Pedra
Vinícola Cave de Pedra
VINÍCOLA DON LAURINDO

Em 1887 a primeira geração da família Brandelli chega ao Brasil, vindos de Zévio, um pequeno povoado de Verona. Começam o cultivo das uvas que usariam para a produção de vinho para consumo da família, apenas.

O tempo passa e em 1946 a segunda geração da família, tendo a frente o Sr. Cezar Brandelli, que compra as terras onde até hoje está a vinícola.

E em 1991 seu neto Ademir, inaugura a Vinícola Don Laurindo, que hoje é administrada por ele e por seus filhos, Moisés e Lucas.

Em 2012 a Don Laurindo recebeu o mais importante título, a Denominação de Origem. Uma garantia de qualidade e procedência, que exprime a excelência do terroir do Vale dos Vinhedos. 

BÔNUS
Chandon – Garibaldi

Em Garibaldi, cidade vizinha de Bento Gonçalves, visitamos a vinícola Chandon, que desde 1973 produz um dos melhores espumantes da região. 

A Maison Moët & Chandon escolheu Garibaldi, para plantar seus vinhedos, pois ali encontrou terras ideias e muito semelhantes as de Champagne, na França, onde a marca nasceu.

Nos vinhedos da Chandon, são cultivadas as uvas Chardonnay e Pinot Noir, a partir de mudas importadas da França.

Garibaldi é conhecida por ser a capital Brasileira do Espumante. Além da Chandon, ali estão a Peterlongo, Aurora e Cooperativa Garibaldi.

Vocês sabiam?! Nos anos 1970 a região de Champagne, na França, procurou por meios judiciais que outras vinícolas pelo mundo deixassem de usar a expressão Champagne.  Mas em 1974, uma vitória nos tribunais brasileiros, permitiu que a Vinícola Peterlongo se tornasse a única empresa existente no Brasil a poder utilizar em seus rótulos e melhores produtos esse nome/expressão.

Vinícola Chandon em Garibaldi

Abaixo nós dois, fazendo pose em cada vinícola! E nossas escolhas: Salton Septimum, Miolo Lote 43, Adaga Cave de Pedra e Lucindo, da Cavas do Vale, entre outros que trouxemos para casa!

E vocês, já conhecem por lá? O que acharam de Bento Gonçalves e do Vale do Vinhedos? Deixem nos comentários! 😉

Vale dos Vinhedos Bento Gonçalves RS

Leia também:

+Caminhos de Pedra e seus encantos, em Bento Gonçalves
+O charme da Vinícola Luiz Argenta, nos Altos Montes da Sera Gaúcha
+O que fazer em Bento Gonçalves, por Alessandra Lima, Blog de Cá pra Lá


SERRA GAÚCHA – INFORMAÇÕES

. Bento Gonçalves  
Pipa Pórtico:
www.bento.tur.br

. Garibaldi, a Capital do Espumante – Central de Informações: www.turismogaribaldi.com.br  

. GIORDANI TURISMO – Bento Gonçalves – RS
Fone.: (54) 3455 2788


Vale dos Vinhedos Bento Gonçalves

Redes Sociais

—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda

—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips 😉


PLANEJE SUA VIAGEM

Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Dodaatravés dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!

+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!

+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão. 

+ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x no Cartão de Crédito.

Artigo anteriorDiamantina: o que fazer na cidade dos diamantes e JK
Próximo artigoBlumenau, minhas primeiras impressões
Casa de Doda
Sou a Márcia, gaúcha lá de São Leopoldo. Sou jornalista, gremista, leonina, corredora amadora, viajante e Editora do Casa de Doda! Aqui eu conto sobre os lugares por onde andei e as belezas que vi. E sobre o que eu não gostei, também!! Vem passear comigo.

7 COMENTÁRIOS

    • Oi Heloísa, boa tarde! Feliz 2020! Essa época do ano, geralmente eles fazem visitação aos parreirais, pois está no auge da produção.
      Seria bom tu dares uma olhadinha nos sites das vinícolas, pois cada uma tem sua programação e horários em que realizam essas visitas. Beijo

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.