Coisas e causos de Sete Lagoas !

Hello!! Tudo bom com vocês?

Ontem tive mais um dia de andanças pelas ruas de Sete (assim é chamada Sete Lagoas pelos moradores, eu gostei!) e mais descobertas!
 
Como faço sempre, ando ao léu, observando tudo, do comércio movimentado, às pessoas apressadas (a vida é corrida por aqui). Já visitei o Mercado Público, pequeno, se comparado aos de outros centros, mas tem de tudo! Dos sempre presentes produtos paraguaios, a pássaros, aves, coelhos, flores e mudas, entre outras coisas. Ah… sem esquecer da banquinha que vende o típico Tropeirão (iguaria mineira onde vai de tudo e mais um pouco) e para sobremesa o delicioso doce de leite com queijo minas.
 
Mas voltando as andanças,  fui parar na Praça Tiradentes (difícil a cidade mineira que não tenha uma). No seu entorno fica o Centro Histórico, com casas estilo colonial, antigos casarões, um velho hospital que virou escola, e a Igreja de Santo Antônio, santo padroeiro de Sete Lagoas e também Catedral da cidade. Uma edificação de 1886, lindamente adornada, que mantém sua porta aberta para visitantes e fiéis que queiram entrar para fazer uma oração ou apenas admirá-la. Bem em frente fica uma réplica do primeiro Cruzeiro da cidade.
Paróquia de Santo Antônio – Catedral de Sete Lagoas (Foto – Maurício Cardim)
Em um dos casarões, antiga casa da família Chassim-Drummond (prósperos comerciantes do Séc. XIX), fica hoje o Centro Cultural Nhô-Quim Drummond, que abriga rico acervo sobre o folclore local e regional, como a história dos Congados, Guardas de Congos, Moçambiques, Pastorinhas, Folias de Reis, Contadores de Histórias, Boi da Manta (seria como uma variação do Boi de Parintins e o Bumba meu Boi, do Nordeste) e danças folclóricas (de 22 a 31/08 acontece a 27° Festa do Folclore, quem estiver por perto e quiser prestigiar, mais informações aqui).
Festa do Folclore
No Casarão, também tem espaço o Memorial Zacarias (isso mesmo, um dos Trapalhões era setelagoano), que guarda lembranças, figurinos, prêmios e até perucas do comediante.
P1060624
Casarão Nhô-Quim Drummond
 Ah! E claro, em um dos salões, um atelier vende lindíssimos produtos do artesanato local e regional. Imagina se eu não fiz umas comprinhas?!!!
Ainda no Centro Histórico, na antiga sede da Fazenda das Sete Lagoas (construção do Séc. XVIII), fica o Museu Municipal. Ali é possível saber mais da história da cidade, conhecer seus filhos ilustres, famílias tradicionais, personalidades da política e da Igreja, que ajudaram na construção e desenvolvimento de Sete Lagoas. Além dos vários itens expostos, uma galeria de fotos ajuda o visitante a se situar no contexto histórico da cidade. Vale a visita!!
Casa da Fazenda das Sete Lagoas, atual Museu Municipal
Besos
—————————————————————————————————————————————–

 

PLANEJE SUA VIAGEM

COMPRE SUA PASSAGEM AÉREA na LATAM, uma das maiores Cias. Aéreas do mundo.

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRA: Cotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas!


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da LATAM, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio e Booking.com, e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s