Rio de Janeiro, o que fazer na cidade maravilhosa

0
3597

Rio de Janeiro, braços abertos sobre a Guanabara, continua lindo e independente de tudo que acontece é um lugar que pediu pra ser bonito, entrando mais de uma vez na fila! 

Impossível ir a cidade e não ficar encantado com toda aquela exuberante natureza. Cristo Redentor, Lagoa Rodrigo de Freitas, Parque Lage, Pão de Açúcar, nossa é bastante coisa para ver!

E sim, muita coisa precisa melhorar por lá mas isso fica para uma próxima conversa, por que hoje vamos falar dos pontos que merecem uma visita!

Rio de Janeiro, vista do mar

Rio de Janeiro, um pouco de história

A história da cidade começa pelo seu centro histórico. Ali, entre os morros São Bento, Morro da Conceição e os já inexistentes Morros do Castelo e Santo Antônio começaram a aparecer as primeiras casas. A partir dai o Rio de Janeiro foi se expandindo e se transformando no que hoje conhecemos.

É ali por exemplo que ficam os Arcos da Lapa. Projetados em 1724 como um aqueduto que abastecia a cidade, tempos depois passou a sustentar os trilhos dos bondinhos de Santa Teresa.

Rio de Janeiro, Arcos da Lapa

Rio de Janeiro, o que fazer na cidade

Bairro de Santa Tereza

Um dos bairros mais charmosos e boêmios da cidade, Santa Tereza é conhecido por suas ladeiras, casarões antigos, bons restaurantes e bares onde se come uma deliciosa feijoada ao som de samba de raiz.

Uma de suas atrações é o Bonde dos Arcos da Lapa, que voltou a funcionar depois de ser remodelado e oferecer mais segurança a quem nele viaja. 

Funcionamento: segunda a sexta, das 08h às 17h40. Sábado, das 10h às 17h40. Domingos e feriados, das 11h às 16h40. Estudantes da rede pública uniformizados, maiores de 65 com CPF e moradores de Santa Teresa cadastrados com a carteira, não pagam.
Bondinhos de Santa Teresa
Pelas ruas de Santa Teresa

Escadaria Selarón

Conhecida como Escadaria do Convento de Santa Teresa, a partir de 1990 começou a passar por uma reformulação em seu visual, graças ao artista plástico chileno Jorge Selarón, que vivia no bairro. 

Seus degraus receberam azulejos coloridos, assim como os muros das casas, o que deixou o lugar mais agradável a quem passava no dia a dia e acabou por se transformar em um dos pontos mais visitados da cidade. 

Difícil mesmo é conseguir fazer uma foto sozinha por lá!

Rio de Janeiro, Escadaria Selarón
Feira do Rio Antigo 

A feira acontece todo primeiro sábado do mês, na Rua do Lavradio, na Lapa. Em meio a casarões antigos do centro da cidade, mais de 300 barracas vendem de tudo. É um passeio que eu recomendo.

Rua do Lavradio

Corcovado e Cristo Redentor

Ir ao Rio e não ir ao Cristo é como ir à Bahia e não provar um acarajé, ir ao Rio Grande do Sul e não comer um churrasco! O Santuário do Cristo Redentor, no Corcovado, funciona das 08h às 19h.

As opções para chegar até lá são com o Trem do Corcovado, que sai do Bairro do Cosme Velho, um passeio de aproximadamente 20 min, subindo pelo meio da Mata Atlântica.

Os ingressos precisam ser comprados com antecedência pela internet ou nos postos credenciados.

Atualmente o trem do corcovado oferece um atrativo a mais para quem sobe com ele, alguns estão equipados com teto solar, o que garante uma vista super privilegiada.

Com as Vans credenciadas, que saem da Praia de Copacabana, Barra da Tijuca e do Largo do Machado e para quem vai de carro até as Paineiras, pode deixar o veículo no estacionamento e comprar o ingresso para a visita na bilheteria que existe ali.

Mas ATENÇÃO, diferentemente do Trem e das outras vans, que aceitam débito e crédito, ali nas Paineiras, eles só aceitam dinheiro.

Trem do Corcovado

Bondinho do Pão de Açúcar 

Depois do Cristo Redentor o outro passeio imperdível é, com certeza, o centenário Bondinho do Pão de Açúcar. A vista maravilhosa e indescritível de 360° do aterro do Flamengo, Baía da Guanabara, praias do Leme, Copacabana, Pedra da Gávea, Cristo e da cidade vizinha, Niterói.

A bilheteria para compra dos ingressos, na Praia Vermelha, na Urca,  funciona das 08h às 19h50, mas o visitante também tem a opção de adquiri-los pela internet.

Ahh e com um plus! Já que vai estar na Urca, aproveitem para fazer uma bela selfie na famosa Mureta à beira mar!

Rio de Janeiro, Bondinho do Pão de Açúcar
Rio de Janeiro, Aterro do Flamengo

Igreja de Nossa Senhora da Candelária

A Igreja recebe centenas de turistas todos os dias e está localizada em meio a uma série de pontos de interesse cultural da cidade, ali entre a Avenida Getúlio Vargas e Alameda Rio Branco.

Em seu entorno estão, por exemplo, o CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil, que sempre tem exposições interessantes acontecendo e foi o ponto onde a Pira Olímpica ficou durante a Olimpíada de 2016.

Ahh dentro do CCBB é possível tomar um café em uma das unidades da centenária Confeitaria Colombo.

Funcionamento: segunda a sexta, das 07h30 às 15h50. Sábado, das 09h às 12h. Domingo, das 09h às 13h

Igreja de Nossa Senhora da Candelária
Confeitaria Colombo do CCBB

Lagoa Rodrigo de Freitas

Considerado um dos pontos turísticos mais visitados do Rio de Janeiro, a Lagoa Rodrigo de Freitas encanta por sua beleza. Devido a seu formato semelhante a um coração, recebeu o apelido de coração do Rio.

Em seu entorno cresceu o bairro da Lagoa. Desde os anos 1990 no Natal, é montada a famosa árvore de Natal da Lagoa, que atrai milhares de visitantes. É usada diariamente para esportes náuticos e para prática de remo e a diversão com pedalinhos.

Com infra estrutura que se compõe de pistas de corrida, ciclovia, bares e restaurantes, fica sempre lotada em todos os dias do ano.

Praia de Copacabana

Com certeza a praia mais icônica do Rio e do mundo, Copacabana tem seu famoso calçadão retratando as ondas do mar e o imponente Hotel Copacabana Palace

o Reveillón na Praia de Copacabana reúne todos os anos milhões de pessoas!

Hotel Copacabana Palace
Calçadão de Copacabana, Rio de Janeiro

Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro

Conta a história que a Catedral do Rio de Janeiro ficou muitos anos usando igrejas emprestadas, enquanto não tinha um espaço que fosse seu. Até que em 20 de janeiro de 1964 a Arquidiocese do RJ conseguiu lançar a pedra fundamental de sua construção no endereço onde está até hoje, na Av. Chile, no Centro.

Com 75 metros de altura externa, a construção da Catedral do Rio foi inspirada na pirâmide que os Maias construíram na Península de Yucatan, no México. Tem capacidade para acomodar 5000 pessoas sentadas e até 20 mil pessoas de pé.

No interior da Catedral fica o MAAS – Museu Arquidiocesano de Arte Sacra da Arquidiocese do Rio de Janeiro, com um acervo com mais de 5 mil peças. Para visitá-lo é preciso entrar na parte sul, que dá acesso direto ao subsolo.

Horário de visita ao Museu Arquidiocesano de Arte Sacra. Toda quarta das 09h às 12h e das 13h às 16h. Aos sábados e domingos das 09h às 12h. Em outros dias, visitas somente agendadas pelos telefones: (21) 2240-2269.

Boulevard Olímpico

Para além de suas praias e atrativos naturais, o Rio de Janeiro também nos brinda com uma cena cultural bem movimentada. São inúmeros museus e centros culturais.

E alguns deles encontramos o Boulevard Olímpico, no novo Centro Portuário da cidade, que foi totalmente revitalizado e oferece ótimos lugares para um passeio cultural.

Ali estão o Museu do Amanhã e o MAR – Museu de Artes do Rio, entre outros pontos de visitação.

Mural Etnias, do artista Kobra, no Boulevard Olímpico, Rio de Janeiro

Mas o Rio de Janeiro não se resume a isso! Não mesmo! Vocês ainda tem vários outros lugares para visitar como:

As praias da Barra da Tijuca
Feira de São Cristóvão, no Bairro de mesmo nome
Aterro do Flamengo
Central do Brasil
Parque Lage
Jardim Botânico
, com suas belíssimas palmeiras imperiais
Fazer uma foto bem bacana com o Morro Dois Irmãos ao fundo 

É coisa que não acaba mais, acreditem!

Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Aterro do Flamengo e o Monumento em Homenagem aos Mortos da Segunda Gerra.
Rio de Janeiro
Prédio da central do Brasil.

Eu sugeri aqui os passeios mais tradicionais, mas o mais legal na verdade, é pegar um mapa turístico e ir desbravando todos os pontos, que são muitos e um mais bonito que o outro. 

Espero que eu tenha ajudado um pouco. Curtam o passeio, a cidade e façam muitas fotos. Mas tudo com muito cuidado, atenção e presando por sua segurança, claro.

Ah e não deixem de contar aqui o que acharam do passeio ok? E se tiverem outras dicas, me falem, é sempre bom trocar ideias sobre passeios!


O que fazer no Rio de Janeiro

Redes Sociais

—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda

—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips 😉


PLANEJE SUA VIAGEM

Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Dodaatravés dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!

+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!

+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão. 

+ALUGUEL DE CARRO: pesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x no Cartão de Crédito. 

Artigo anteriorViajar é mudar a roupa da alma, Mário Quintana
Próximo artigoO que fazer em Curitiba, essa cidade multicultural
Casa de Doda
Sou a Márcia, gaúcha lá de São Leopoldo. Sou jornalista, gremista, leonina, corredora amadora, viajante e Editora do Casa de Doda! Aqui eu conto sobre os lugares por onde andei e as belezas que vi. E sobre o que eu não gostei, também!! Vem passear comigo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.