Petrópolis, a cidade Imperial – Parte II

4
3033

Petrópolis – Parte II

Nessa segunda parte de nosso passeio por Petrópolis, a Cidade Imperial, quero falar sobre mais alguns pontos turísticos que acho legais de serem visitados e de algumas dicas de restaurantes. 

Terminamos nosso primeiro tour por Petrópolis passando pela casa da Princesa Isabel, que tem um jardim maravilhoso e fica bem em frente à Catedral de São Pedro Alcântara.

Palácio de Cristal

Infelizmente ela não é aberta a visitação. Mas logo ali perto, fica o lindíssimo Palácio de Cristal, um presente do Conde D’eu para a Princesa. Toda sua estrutura metálica e de placas de vidro, foi construída na França e trazida de lá para ser montada aqui, tornando-se assim, a primeira edificação pré fabricada do Brasil.

Foi inaugurado em fevereiro de 1884. Foi ali, em abril de 1888, que a Princesa Isabel alforriou os 103 últimos escravos em Petrópolis. Atualmente o espaço é utilizado para eventos diversos como exposições e concertos.

A visitação pode ser feita de terça a domingo, das 09h às 18h. Crianças até 6 anos e maiores de 65 anos: acesso livre.

Petrópolis, a Cidade Imperial
Palácio de Cristal – Foto: Flickr
Cervejaria Bohemia

Ali bem próximo ao Palácio de Cristal está a centenária Cervejaria Bohemia. O prédio histórico foi restaurado e abriga um restaurante, bar e empório.

É possível fazer uma visita guiada e conhecer as fases de produção daquela que foi a primeira cerveja Pilsen do Brasil! O lugar é lindo e não passar por lá é uma injustiça 🙂 !

Cervejaria Bohemia - Petrópolis
Cervejaria Bohemia, desde 1853. Foto: Apontador

No centro de Petrópolis, o ponto imperdível é a Rua Teresa, onde se compra de tudo. São dezenas de lojas, para todos os gostos e bolsos.

Juntas, a Feirinha de Itaipava e a Rua Teresa, fazem parte do Pólo de Moda da região serrana (que ainda engloba a Feirart de Teresópolis e o Pólo de Lingerie de Nova Friburgo).

Onde comer em Petrópolis

Como ninguém é de ferro, depois de tantas andanças nada como um bom almoço, não é verdade? Pois aqui vão as minhas sugestões.

Se stiver no centro histórico, na Praça Rui Barbosa você encontra duas ótimas opções, o Marowill Rink, que serve petiscos, pratos à la carte e uma cerveja geladíssima!

Para quem gosta de patinar, o restaurante tem uma pista bem ao lado! Funciona de segunda a quinta, das 08h à Meia noite. E sexta, sábado e domingo, das 08h às 02h.

Marowil Rink Bar

E em frente à Praça, tem o avarandado Restaurante Luigi, com suas massas maravilhosas e um buffet de cair o queixo. Prestem atenção nas janelas com lindos vitrais! Funciona de segunda a domingo, das 11h à meia noite.

Casa de Massas Luigi

Ainda no centro, o Paladar Restaurante também é ótimo.

Endereço: Rua Barão do Amazonas, 25, Centro. Telefone: (24) 2243-1143. Funciona de terça a domingo, das 11h à meia noite.

Já para quem estiver no Distrito de Itaipava, o Parrô do Valentim é a parada. Desde a década de 1970 oferecendo ótimas opções de bacalhau e doces portugueses.

Fica na Estrada União Indústria, 10.289. Funciona de terça a domingo, das 10h às 22h.

Parrô do Valentim, Itaipava
Palácio Quitandinha

Para finalizar, quando estiver saindo da cidade e passar pelo bairro Quitandinha, em direção a BR 040, de uma paradinha no prédio que dá nome ao bairro, o suntuoso Palácio Quitandinha.

Construído na década de 1940, foi idealizado para ser o maior e mais luxuoso cassino da América Latina, mas após dois anos de sua inauguração viu sua essência se esvair, já que o jogo passava a ser proibido no Brasil.

Foram anos de abandono e descuido, até ser adquirido pelo Sesc que o restaurou e abriu o espaço a visitação. Depois de um trabalho delicado e cuidadoso, hoje é possível ver as cores e as formas originais daquele que encantou Presidentes, atrizes de Hollywood entre outros notáveis da época. Se informe melhor sobre visitação, valores e regras.

Palácio Quitandinha, Petrópolis

Viram como tem coisa pra fazer, pelas bandas da Serra do Rio? Eu sou suspeita pra falar, pois adoro aquela região e aquelas cidades, e por isso eu gosto de compartilhar com todos, para que, quando puderem, deem uma passeadinha por lá!

Espero que tenham gostado. Em breve eu volto com mais dicas, de novos lugares! Enquanto isso, deixem seus comentários, vamos trocar figurinhas! 😉


Petrópolis, a nossa cidade Imperial

Redes Sociais

—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda

—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips 😉


PLANEJE SUA VIAGEM

Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Dodaatravés dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!

+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!

+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão. 

+ALUGUEL DE CARRO: pesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x no Cartão de Crédito. 

Artigo anteriorOs deliciosos cafés na terra da Oktoberfest
Próximo artigoCasa de Doda tem novidades
Casa de Doda
Sou a Márcia, gaúcha lá de São Leopoldo. Sou jornalista, gremista, leonina, corredora amadora, viajante e Editora do Casa de Doda! Aqui eu conto sobre os lugares por onde andei e as belezas que vi. E sobre o que eu não gostei, também!! Vem passear comigo.

4 COMENTÁRIOS

    • Oi Roberta! Tenho certeza que iria gostar muito. Petrópolis é história pura. De novembro até março as temperaturas por lá são bem amenas!!! Obrigada pela visita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.