O que fazer em Itapema, Santa Catarina

0
7166
Mirante do Encanto

Itapema é uma praia lindíssima aqui de Santa Catarina, que fica a 80 km de Blumenau. Por isso, no meu caso, um ótimo passeio para fazer bate-volta! Minhas lembranças dessa praia são da adolescência, de quando ia com a família no verão. 

Considerado o terceiro município que mais recebe turistas no estado, tem localização privilegiada. Fica às margens da BR 101, ao lado de Porto Belo e Balneário Camboriú.

A infra estrutura da cidade é um dos pontos positivos na visão dos turistas. São inúmeros hotéis e restaurantes. Além é claro, de seus 7 quilômetros de praias com águas claras e calmas. Outra informação interessante é que, diferente da vizinha Balneário Camboriú, em Itapema a altura dos edifícios a beira mar é controlada!

O legal é que Itapema tem movimento mesmo fora da temporada!

Praia Central de Itapema

O que fazer em Itapema

Mercado Público Municipal Prefeito Nelson Santos

É um ponto de referência comercial e turístico, no centro da cidade. Além da venda de peixes, frutas e legumes, o Mercado conta ainda com uma área de convivência com palco para apresentações artísticas, bem como espaço reservado para exposições culturais. O Mercado foi inaugurado em 2012, em comemoração aos 50 anos de emancipação da cidade.

Praça da Paz

Também no centro, bastante frequentada por turistas e moradores, e que tem uma concha acústica onde acontecem shows durante a temporada de verão. Na praça ainda tem um parquinho para as crianças e em seu entorno estão lojas, bares, restaurantes. 

Praça da Paz e sua concha acústica
Praça da Paz, em Itapema. Imagem: Site da Prefeitura Municipal de Itapema.

Acho que já falei para vocês que gosto de correr, né? Adoro corridas de rua e, quando posso unir corrida e viagem, fico bem feliz! Pois nessa visita à Itapema, aproveitei para participar da PinkRun Itapema.

Logo da corrida Pink Run
Praia Central

Como a prova seria na Praia Central pesquisei hotéis naquela área e optei pelo Solis Praia Hotel Itapema, que pela descrição me pareceu um ótimo custo/benefício e ainda oferecia estacionamento gratuito. Mas fiquem atentos, por que no verão ele é muito procurado (RESERVE AQUI).

Mais um ângulo da Praia Central em Itapema

O Hotel é confortável, bem localizado e o pessoal da recepção é super gentil. Ahh e o café da manhã, gente, o que é aquilo? Uma buffet repleto de pães, bolos, sucos, frutas, ovos mexidos deliciosos, com um temperinho diferente (pena que não fiz foto pra mostrar pra vocês)!

Eles oferecem ainda um espaço para relaxamento, com vários tipos de massagens e uma piscina muito legal, que tem suas laterais envidraçadas. Sempre digo que pra mim, uma hospedagem é o conjunto, acredito que para todo mundo que viaja, né? 

Fachada do Solis Praia Hotel
Quarto do Solis Praia Hotel
Ponte dos Suspiros

Devidamente acomodados fomos andar pela beira da praia e verificar o local de largada da corrida. Saímos caminhando pela Praia Central e nos deparamos com a Ponte dos Suspiros, edificação toda em pedra, que possui desenho de arcos nas suas laterais, o que lhe dá um ar romântico.

Ela serve de ligação entre duas partes da Praia Central, que é dividida pelo encontro das águas do Rio Bela Cruz com o mar.

Ponte dos Suspiros na Praia Central

Bom, já viram que eu não fico parada, né? Ainda mais quando o tempo é meio curto. À noite, fomos dar uma volta pela cidade, passando pelo agito da Meia Praia, point de Itapema com vários restaurantes e bares.

Na manhã seguinte, fui andando até o ponto da largada e onde seria entregue o kit da corrida. Foi tudo bem tranquilo! Peguei meu kit e retornei ao hotel para me trocar, pois a largada só seria às 09h. Pela proximidade foi ótimo, por que fiz tudo andando, enquanto apreciava a paisagem e o movimento matutino das pessoas.

Essa foi minha primeira corrida na areia e o clima cooperou muito. Estava nublado e com uma leve brisa. Na chegada, além de água, havia frutas e barrinhas de cereal. E com essa dose extra de endorfina, lá fui eu toda serelepe, a procura de outros pontos para visitar.

Eu e minha medalha da PinkRun Itapema
Eu e minha medalha da PinkRun Itapema!
Canto da Praia

Uma das praias de Itapema, tem uma paisagem belíssima de frente para orla. Antiga vila de pescadores, dali saem os passeios de barco. Restaurantes especializados em frutos do mar completam o lugar.

Mirante do Encanto

O Mirante do Encanto é mais que encantador! Gente, que vista é aquela?! O Mirante fica no Morro do Cabeça, no Canto da Praia, e está a 156 metros do nível do mar. É uma visão de 360° de tirar o fôlego.

A torre tem 26 metros de altura e conta com um elevador panorâmico, caso o visitante não queria enfrentar a escadaria que leva ao topo! Estando em Itapema esse, com certeza, é um dos lugares que você tem que visitar.

Mirante do Encanto, oferece uma vista linda da cidade
Mirante do Encanto, oferece uma vista linda da cidade
O Pescador

Saindo dali fomos conhecer a estátua “O Pescador”, obra doada à colônia de pescadores em 1994 e que fica delicadamente sobre uma rocha, no Costão de Itapema. Nas minhas fotos captei um momento bucólico, onde uma gaivota repousava tranquila, sobre o chapéu do Pescador!

Praia de Ilhota

A praia de Ilhota fica distante uns 3 quilômetros do centro de Itapema. É acho uma das praias mais bonitas, pois ainda tem aquele astral de “praia escondida”. Suas ondas quebram forte e é comum ter sempre muitos surfistas por ali.

Praia de Ilhota, em Itapema

E ai, gostaram? Espero que sim e que tenham sido dicas úteis para quem está pensando em visitar Itapema! Ainda falta conhecer algumas trilhas, que levam a mirantes naturais e outras praias reservadas. Vocês conhecem? Me contem!

Querem dicas de bons restaurantes? Nesse post eu tenho algumas sugestões de restaurantes em Itapema, onde fui e gostei!

Passeios de bate-volta a partir de Itapema

Como falei antes, existem algumas cidades próximas que também são ótimas para passear. Por isso vou deixar aqui uma lista, para vocês incrementarem o roteiro!

Itajaí – fica a 30 km seguindo pela BR 101, sentido Norte.
Nova Trento – está a 50 km indo pela BR 101, sentido sul até Tijucas e SC 411 sentido oeste. 
Blumenau – 80 km seguindo pela BR 101, sentido Norte, depois pela BR 470.


O que fazer em Itapema - Santa Catarina

Redes Sociais

—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda

—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips 😉


PLANEJE SUA VIAGEM

Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Dodaatravés dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!

+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!

+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão. 

+ALUGUEL DE CARRO: pesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x no Cartão de Crédito. 

Artigo anteriorManáos ou Manaus, a Paris dos trópicos
Próximo artigoRede Brasileira de Blogueiros de Viagem
Casa de Doda
Sou a Márcia, gaúcha lá de São Leopoldo. Sou jornalista, gremista, leonina, corredora amadora, viajante e Editora do Casa de Doda! Aqui eu conto sobre os lugares por onde andei e as belezas que vi. E sobre o que eu não gostei, também!! Vem passear comigo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.