Vinícola Luiz Argenta, nos Altos Montes da Serra gaúcha

0
5492
Vinícola Luiz Argenta

Já havia lido bastante sobre a Vinícola Luiz Argenta, que fica na Serra Gaúcha e estava bem curiosa em conhecê-la. Já visitamos algumas vezes o Vale dos Vinhedos, passando por Bento Gonçalves, Farroupilha, Carlos Barbosa, Garibaldi, mas ainda não tínhamos ido às Vinícolas nas cidades de Flores da Cunha e Nova Pádua.

Pórtico de Flores da Cunha

Vinícola Luiz Argenta

Os vinhedos e vinícola Luiz Argenta estão localizados na pequena cidade de Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, a cerca de 150 km de distância de Porto Alegre.

Esta região possui o selo de Indicação Geográfica Altos Montes, pois possui as áreas de uso vitícola mais altas da Serra Gaúcha, com montes que chegam a 885 metros de altura.

Vinícola Luiz Argenta

Em 1999, os irmãos Deunir e Itacir, filhos do sr. Luiz Argenta, adquirem uma propriedade na região e começam a desenvolver um moderno projeto para produção de uvas e vinhos.

Em homenagem ao patriarca, surge então a Luiz Argenta Vinhos Finos, um empreendimento que reúne a tradição de um dos melhores terroirs do Brasil com as mais modernas técnicas de elaboração de vinhos finos do mundo.

Ao chegar em Flores da Cunha é só seguir pela Av. Nereu Ramos, a principal via da cidade, para chegar a vinícola. Já na entrada a vista impressiona. A propriedade, com quase 60 hectares, tem uma paisagem encantadora.

Vinhedos

Não é a toa que foi considerada uma das vinícolas mais bonitas do mundo pela Revista Adega. E ali, bem no centro do vinhedo, ergue-se, imponente, o belíssimo prédio de linhas modernas, onde estão a vinícola, a loja e o charmoso Clô Restaurante.

Toda a estrutura da Luiz Argenta, com um projeto moderno e inovador, ficou pronta em 2009. Já o Restaurante foi inaugurado no início de 2016 e homenageia a matriarca da família, Dona Clorinda Argenta.

Vinícola Luiz Argenta

Clô Restaurante

O Clô é todo rodeado por enormes janelas com vista para o vinhedo, o que deixa o espaço ainda mais agradável. Daqueles onde a gente quer ficar conversando, apreciando um bom vinho, sem pressa.

Vinícola Luiz Argenta e Clô Restaurante
Vinícola Luiz Argenta e Clô Restaurante

O restaurante funciona de terça a domingo para o almoço, com cardápio e valores diferenciados. Durante a semana oferece: Couvert + Salada + Prato Principal + Sobremesa, mas sem opções de escolha, pois nesses dias o menu  é sugestão do Chef.

No dia em que almoçamos lá, o prato principal era espaguete ao molho vermelho, com file de frango empanado e parmesão crispi! Que estava delicioso, diga-se de passagem!!

Aos finais de semana a sequência do cardápio é: Couvert + Salada + Entrada + Prato principal + Sobremesa, e é possível escolher entre algumas opções. Um dos pratos, inclusive, é vegano.

No prato principal as opções de Carré de Cordeiro e Bisteca T-bone são os mais pedidos. Os preços também mudam! Confesso que ficamos um pouco frustrados eu e marido, pois não sabíamos dessa diferença de cardápio, mas nada que tenha tirado o brilho do almoço. Só ficamos com gostinho de quero mais!

Para harmonizar, claro, os vinhos, espumantes e suco de uva da casa. Nós optamos pelo espumante LA Jovem, moscatel. Ahh para os pequenos há o prato kids, com filet mignon, espaguete na manteiga e legumes.

Nossa sobremesa nesse dia foi um semifredo com caramelo e crocante de amendoim. Nos finais de semana, é possível escolher entre quatro opções, incluindo essa.

Loja de Vinhos Luiz Argenta

Antes de irmos embora, passamos pela loja, que fica no térreo do prédio e onde há um lounge, para quem quiser degustar dos rótulos disponíveis. Alguns até estavam com valores em promoção.

Ali ficamos sabendo um pouco mais sobre a produção dos vinhos. Que a vinícola foi projetada para elaboração de vinhos de alta qualidade. Por isso eles investem pesado em pesquisa e tecnologia. Os vinhedos foram replantados a partir de mudas vindas da Europa e que atualmente são 16 tipos diferentes de uvas que compõem os vinhedos, entre elas o Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, Chardonnay, entre outras. 

Uma curiosidade, as garrafas que envasam os vinhos e espumantes tem um design exclusivo. Foram criadas por um designer italiano o que transforma o simples ato de beber um bom vinho em algo ainda mais charmoso.

Além disso as garrafas seguem o conceito de sustentabilidade da vinícola, pois podem ser reutilizadas como objeto de decoração ou o que mais a sua imaginação quiser! Eu achei todas lindas e de muito bom gosto.

Estas foram as nossas escolhas para levar para casa: Espumante Brut, Vinho branco Riesling e o suco de uva Clô. Todos ótimos. Notaram que os rótulos mostram alguns sinais como: ponto, ponto e vírgula, ponto de exclamação invertido, estrela? Pois é a forma de conceituar cada produto.

Nos rótulos com a estrela, por exemplo, a definição que aparece é “A estrela branca na constelação de espumantes da Luiz Argenta. Seu sabor é uma mistura cintilante de brilho e glamour”. Achei isso muito criativo!

A Luiz Argenta oferece vários tipo de visitas, para quem quer ter uma experiência diferenciada com o mundo do vinho. Tour e degustação, degustação e tour com piquenique. Todos acompanhados pelo Sommelier da vinícola.

Desta vez nós não fizemos a visita, pois nosso tempo era meio curto, por isso ficamos apenas no restaurante, onde eu já havia feito reserva. Ahh e se você está pensando em casar, já imaginou fazer a festa de casamento no meio do vinhedo?

Pois eles oferecem esse serviço. Conforme nos contou o garçom, o espaços da vinícola e do restaurante têm sido muito procurados para casamentos ao ar livre. Fui pesquisar a respeito e achei fotos lindíssimas na internet. Mais um ponto para o enoturismo!

As cerimônias de casamento acontecem em uma estrutura montada debaixo dos pinheiros e a recepção no casarão ao fundo ou, no restaurante, que tem um espaço amplo para eventos. Nada mal hein?!!

Espero que tenham gostado e tenham ficados curiosos pra conhecer! Com certeza não irá se arrepender. Dica de quem foi e se apaixonou pelo lugar, mesmo não tendo visto tudo ainda! 

PROGRAME SEU PASSEIO

VINÍCOLA LUIZ ARGENTA – Flores da Cunha – RS
AV. 25 de Julho, 700
Fone.: (54) 3292-4477
Visitação ou degustação, de terça a domingo, com agendamento prévio. 

CLÔ RESTAURANTE
Reservas fone.: (54) 3292-4477 ou contao@clorestaurante.com.br 
Bom para: almoço, de terça a domingo.


SERRA GAÚCHA – INFORMAÇÕES

. Flores da Cunha: Prefeitura: www.floresdacunha.rs.com.br 

. Nova Pádua: Prefeitura: www.novapadua.rs.com.br

APROMONTES – A vinícola Luiz Argenta é uma das onze empresas vinícolas que fazem parte da APROMONTES, Associação dos Produtores dos Vinhos dos Altos Montes. A associação, fundada em 23 de janeiro de 2002, foi contemplada com o registro de Indicação de Procedência (IP) Altos Montes.

A Rota dos Vinhos dos Altos Montes oferece cultura, conhecimento e lazer para os turistas que desejarem conhecer Flores da Cunha e Nova Pádua.


Vinícola Luiz Argenta e Clô Restaurante

Redes Sociais

—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda

—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips 😉


PLANEJE SUA VIAGEM

Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Dodaatravés dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!

+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!

+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão. 

+ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x no Cartão de Crédito.

Artigo anteriorRéveillon 2017, as principais festas da virada pelo Brasil
Próximo artigoPomerode, calendário de eventos 2017
Casa de Doda
Sou a Márcia, gaúcha lá de São Leopoldo. Sou jornalista, gremista, leonina, corredora amadora, viajante e Editora do Casa de Doda! Aqui eu conto sobre os lugares por onde andei e as belezas que vi. E sobre o que eu não gostei, também!! Vem passear comigo.

1 COMENTÁRIO

  1. Tem razão em relação ao design das garrafas de espumantes, são realmente bonitas e charmosas, a vinícula toda na verdade, parece ser um ótimo passeio. Mas confesso que o Show (zaço) do Guns me deixou mais curioso e com ”inveja”rs rs
    Show, parabéns!!

    • Essa foi nossa 3° tentativa de assistir o Guns. Rock in Rio 2011, o cara atrasou, em BH, em 2013, o Axl não tava lá essas coisas. Mas dessa vez, foi perfeito. Bah foi demais. Daqueles shows pra ficar na história!!!

  2. Havia adorado o artigo até ver que é Gremista 😀 😀 :D. Pena que não vimos isto há poucas semanas. Estivemos na região e não visitamos esta vinícola. Parabéns pelo artigo. Quando voltar a região iremos visitar com certeza.

    • Bom Dia, Adriano!! eheheh pois é, sou gremista desde que nasci !! Numa próxima ida para aquela região, façam essa visita à Luiz Argenta. Vale muito. E o Clô Restaurante é ótimo, com certeza vocês vão gostar. Obrigada pelo comentário. Beijos pra ti e Sílvia 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.