Blumenau, Santa Catarina – post índice

2
6415
Blumenau post índice

Nesse post índice, vocês encontrarão dicas sobre Blumenau. Ele será atualizado constantemente, com o intuito de deixar você sempre por dentro do que acontece na cidade. Seja sobre passeios, hospedagem, restaurantes e bares, eventos ou boas compras. Todos os posts do Casa de Doda sobre Blumenau ficarão concentrados aqui, como forma de facilitar sua leitura e o planejamento de sua viagem.

Vamos lá?!?

SOBRE BLUMENAU – SANTA CATARINA

Blumenau, post índice

Blumenau, em Santa Catarina, faz parte do Vale do Itajaí, um importante pólo industrial e comercial do estado. A cidade, com cerca de 300 mil habitantes é colonizada por alemães e isso está bem marcado nos costumes, culinária, idioma e nos traços dos descendentes.

O município está entre os 10 melhores do Brasil, conforme ranking elaborado pela Delta Economics & Finance, recebendo essa pontuação em função de sua dimensão econômica e e qualidade de vida.

Seu fundador, Dr. Hermann Otto Blumenau, chegou às terras onde iniciou a cidade, em 2 de setembro, de 1850, a bordo do Vapor Blumenau, navegando pelas águas do Rio Itajaí-Açu, rio que a margeia.

Junto com ele estavam mais 17 colonos, também vindos da Alemanha. Considerada a “princesa” do Vale, Blumenau tem inúmeros atrativos, talvez você já tenha até ouvido falar da Oktoberfest, a maior festa alemã das Américas.

Mas esse é apenas um, entre tantos outros como passeios, trilhas, rota das águas, vale cervejeiro, gastronomia. E eu vou otimizar ao máximo para oferecer a você, meu leitor, muita informação e bons argumentos que o façam vir nos visitar, passando pelo menos um final de semana por aqui!

Mausoléu Dr. Blumenau
Estátua em homenagem ao fundador, Dr. Hermann Otto Blumenau.

ROTEIRO HISTÓRICO

A partir de uma caminhada, pela famosa Rua XV de Novembro, que concentra mais de 40 atrativos turísticos cheios de história, é possível conhecer a trajetória dos primeiros imigrantes da região. Esse roteiro é um mergulho no passado marcante da cidade. Saiba mais sobre o Centro Histórico de Blumenau.

ROTEIRO RELIGIOSO

Para aqueles que, independente de religião ou crença, gostam de visitar templos e igrejas, esse roteiro é cheio de experiências interessantes e com muita história. Com forte influência Luterana, Blumenau também tem marcada, na Igreja Católica, suas expressões de fé. 

ROTEIRO DAS CERVEJARIAS

Como boa cidade colonizada por alemães, Blumenau oferece um roteiro com as melhores cervejarias da região. Não por acaso, a cidade é palco do maior encontro cervejeiro do país, o Festival Brasileiro da Cerveja, que abrange ainda, cidades do entorno, como Pomerode e Timbó, e da maior festa alemã da Américas, a Oktoberfest.  Impossível passar por aqui e não visitar alguma dessas cervejarias. 

ROTEIRO DA NATUREZA

Nova Rússia – Localidade ao sul de Blumenau, no entorno do Parque Nacional da Serra do Itajaí. Seus atrativos são reservas ambientais e uma exuberância de fauna e flora da Mata Atlântica. Existem trilhas para caminhada, mountain bike e rios com lindas quedas d’água. O Nova Rússia é lindo demais!

Parque Natural Municipal São Francisco de Assis – Unidade de Conservação, bem no centro da cidade, onde já foram encontradas mais de 110 espécies de aves, além de mamíferos de pequeno e médio porte. Saiba mais sobre esse lugar especial 

Museu de Ecologia Fritz Müller – A casa abriga o acervo de Fritz Müller, importante naturalista que realizou diversas pesquisas sobre a fauna e a flora da região Sul. Ele e Charles Darwin chegaram a trocar correspondência, mas nunca se viram pessoalmente.

Vila Itoupava – roteiro turístico das casas em estilo enxaimel. Lugar lindo, bom para caminhadas e contemplação.

ROTEIRO DE COMPRAS

Blumenau é importante pólo do segmento têxtil, cristais, alimentício. Empresas como Hering, Conservas Hemmer, Copa & Cia., Teka, Karsten, Altemburg, DiMurano Cristais, entre outras, “nasceram” na cidade e ganharam o mundo. Todas oferecem lojas de fábrica, por isso esse roteiro é bem interessante, para quem gosta de comprinhas em viagem!

Prefeitura de Blumenau

ARTIGOS RELACIONADOS – POST ÍNDICE

Calendário de Eventos de Blumenau, 2019
Rua XV de Novembro, a rua mais alema de Blumenau
Blumenau, 10 hotéis bem bacanas na cidade
Oktoberfest Blumenau, a maior festa alemã das Américas
Museu de Hábitos e Costumes, em Blumenau
Vila Itoupava, o Distrito mais alemão de Blumenau
Nova Rússia, em Blumenau, venha curtir o sossego
Parque São Francisco de Assis, no centro de Blumenau
Conheça o Museu da Cerveja em Blumenau
Museu Hering, um passeio pela história da Cia. Hering
Festival Brasileiro da Cerveja completa 10 anos de sucesso!
10 restaurantes em Blumenau que você precisa conhecer – uma listinha de sugestões de onde fazer uma boa (e deliciosa) refeição na cidade.
Magia de Natal 2017, o Natal já começou em Blumenau
Museu da Água, Blumenau | SC – Conheça um museu diferente, que conta a história do abastecimento de água da cidade e leve de “grátis” uma das vistas mais lindas de Blumenau.
Blumenau agora é a Capital Nacional da Cerveja – Saiba mais sobre essa honraria e leia sobre o Festival Brasileiro da Cerveja.
Blumenau, conhecendo o centro histórico #moradorturista – Conheça onde Blumenau nasceu, seus fundadores e seus costumes.
Rota do cristal e porcelana – Projeto #moradorturista – Um passeio diferente, conhecendo como é feita a produção do cristal. Além de aproveitar para fazer umas comprinhas!
Blumenau, calendário de eventos 2017 – Fique por dentro de tudo que vai acontecer na cidade.
Os deliciosos cafés na terra da Oktoberfest – Uma lista das melhores padarias e cafés de Blumenau, por que nem só de cerveja vive o homem!
Vivendo Blumenau, 2– Divagações !
Vivendo Blumenau, 1 – Divagações!


BLUMENAU – SANTA CATARINA | BRASIL
VALE DO ITAJAÍ
SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E PARQUE VILA GERMÂNICA

Site de turismo oficial:  WWW.TURISMOBLUMENAU.COM.BR

COMO CHEGAR
BLUMENAU está próxima dos principais Aeroportos. A 60 km de NAVEGANTES, a 100 km de JOINVILLE e a 200 km de FLORIANÓPOLIS. 
Além da proximidade com os principais Portos da região: em Navegantes e Itajaí, aonde costumam atracar grandes navios em cruzeiro, que sempre colocam Blumenau em seu roteiro de passeios. Grande parte dos turistas chegam a partir de Navegantes.

Quem chega de avião PODE ALUGAR UM CARRO (com ou sem GPS), CONSULTE AQUI COTAÇÃO PARA ALUGUEL DE CARROS em várias locadoras. Ou PEGAR UM ÔNIBUS, que faz o transfer executivo,  (serviço oferecido no Aeroporto de Navegantes), consulte aqui a tabela de horários.

Blumenau, Post índice

Redes Sociais

—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda

—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips 😉


PLANEJE SUA VIAGEM

Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Dodaatravés dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!

+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!

+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão. 

+ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x no Cartão de Crédito.

Artigo anteriorCentro Histórico de Blumenau, um passeio imperdível
Próximo artigoFérias 2007 no Baú da Doda, capítulo final
Casa de Doda
Sou a Márcia, gaúcha lá de São Leopoldo. Sou jornalista, gremista, leonina, corredora amadora, viajante e Editora do Casa de Doda! Aqui eu conto sobre os lugares por onde andei e as belezas que vi. E sobre o que eu não gostei, também!! Vem passear comigo.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.