Osterfest, a Festa da Páscoa em Pomerode

7
6517
Pomerode Calendário de Eventos 2018 Osterfest

Osterfest, a Festa de Páscoa Alemã é uma das festas mais tradicionais e aguardadas em Pomerode. A cidade recebe muitos visitantes, movimentando restaurantes e atrações turísticas, principalmente no entorno do Centro Cultural, onde a vila da Páscoa é montada.

Osterfest Pomerode

Osterfest Pomerode

São inúmeras atrações! Praça de alimentação com muita comida saborosa e cervejas artesanais, Feira de Artesanato, lojas com produtos da região, variadas brincadeiras para as crianças, entre elas o trenzinho que percorre a Mini Cidade. 

A Casa do Coelho, onde elas podem fazer fotos com o dono da festa, oficina de pintura das casquinhas naturais, ou a oficina para fazer as bolachas de páscoa, contação de histórias, Mini Fazendinha, com coelhos e pôneis, entre outras. Diversão é o que não falta.

Detalhes da festa da Páscoa
A decoração é encantadora

Tem até um espaço para o seu pet ficar tranquilo e confortável, enquanto você curte a festa, e um estacionamento exclusivo para Bikes, para aqueles que preferirem ir pedalando para Pomerode. A organização pensou em tudo para que não role estresse aos visitantes!

Pomerode
Marido e nosso amigo Leandro, foram de bike! Venceram os 33 km entre Blumenau e Pomerode, e depois curtiram uma cervejinha bem gelada!
Osterfest Pomerode

Mas a grande atração, sem dúvida, é a Osterbaum, a Árvore da Páscoa, que na edição de 2017 chegou ao livro dos Recordes, como a Maior Osterbaum do Mundo. Isso mesmo!

Os Pomerodenses se engajaram numa bonita campanha, com o objetivo de inscrever a sua Árvore da Páscoa no Guinness World Records e conseguiram!

Osterfest e a Osterbaum, a árvore da Páscoa
A maior Osterbaum do mundo, certificada pelo Guiness Book.

Como foi a campanha para a Osterbaum

Tudo começou na Osterfest de 2016, quando a Osterbaum foi montada com quase 100 mil casquinhas, só que elas eram de plástico. Quando os juízes do Guinness chegaram, informaram que daquele jeito ela não poderia ser avaliada, que teriam de ser casquinhas naturais.

A partir daquele dia o desafio foi lançado e, por quase um ano, toda a comunidade incluindo moradores, empresas, Ong’s, se movimentou para juntar as casquinhas! Legal né?! Com a campanha mais de 120 mil casquinhas foram arrecadadas. A partir dai começou mais uma etapa, que era a de pintar cada uma delas e depois coloca-las na árvore.

A árvore de 18 metros de altura, levou uma semana para ser montada. Na época foram cerca de 08h diárias de trabalho, envolvendo muitos voluntários. Nela foram colocadas 82.404 casquinhas naturais, as restantes serviram como um backup, caso alguma estrasse durante o período da festa!

Osterfest Pomerode
Selo do Guinness World Records, certificando que esta é a maior Osterbaum do Mundo.
Osterfest Pomerode

E para quem não sabe, a montagem da Osterbaum é uma tradição que veio para o Brasil com os imigrantes alemães. Sua simbologia retrata os galhos secos como a tristeza pela agonia e morte de Jesus Cristo, já os ovos são a alegria pela ressurreição, lembram a vida, o recomeço.

O legal é que a cidade toda se enfeita. Desde o pórtico de entrada, até as casas dos moradores, todos têm algum detalhe de Páscoa para mostrar!

O maior Ovo de Páscoa do Mundo

Não contente em ter a maior Osterbaum do Mundo, Pomerode foi em busca de mais um record, desta vez com o Ovo de Páscoa gigante! Em 2019 eles montaram um ovo com 15 metros de altura e 8,7 metros de diâmetro, todo colorido e lindo de ver. Claro que virou a atração da festa!

Ainda na Vila da Páscoa, não deixe de passar pelo Atelier de Pintura, onde a artista plástica Silvana Pujol fica decorando cascas naturais. São cascas de ovos de gansa, pata, avestruz, galinha!!

Todos os tamanhos imagináveis. O trabalho dela é divino. Dependendo do tamanho da casca e o tipo de decoração feita, pode levar até 80h de trabalho 🙂

Osterfest Pomerode

A Osterfest acontece sempre no Centro Cultural de Pomerode. Funciona de quinta a domingo, das 10h às 19h, e tem entrada gratuita. MAS ATENÇÃO: as oficinas de pintura e de bolachas são pagas.

E ai, gostaram de mais esse passeio? Já conhecem a Osterfest de Pomerode? Vocês curtem os festejos da Páscoa? Me contem, quero sabe tudo!

Aproveitem e leiam mais sobre Pomerode, a cidade mais Alemã do Brasil.


Osterfest Pomerode

Redes Sociais

—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda

—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips


PLANEJE SUA VIAGEM

Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Dodaatravés dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!

+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!

+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão. 

+ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x no Cartão de Crédito.

Artigo anteriorHospedagem em Lages – Villa Apart Hotel
Próximo artigoMeia Maratona Rio-Mafra, Corra Doda Corra
Casa de Doda
Sou a Márcia, gaúcha lá de São Leopoldo. Sou jornalista, gremista, leonina, corredora amadora, viajante e Editora do Casa de Doda! Aqui eu conto sobre os lugares por onde andei e as belezas que vi. E sobre o que eu não gostei, também!! Vem passear comigo.

7 COMENTÁRIOS

  1. Que interessante Márcia! Eu não conhecia essa festa e muito menos que há “árvore de Páscoa”, he he he… Muito linda! E que legal que ela agora é a maior do mundo… Obrigada por compartilhar!
    Um super beijo
    Carolina

  2. Oi , Márcia, que legal, que legal saber que você gosta de viajar e compartilhar suas viagens com as pessoas!
    Eu também gosto muito de viajar, desde viagens mais simples às mais sofisticadas, no meu modo de pensar e ver as situações. Tenho 83 anos de idade, sou professora aposentada do Ensino Público e Particular, onde atuei nos três níveis de ensino: Fundamental, Médio e Superior, durante os anos de 1959 a 2009. Foram cinquenta anos de incansável trabalho. Comecei a viajar desde os nove anos de idade, através de charrete, trem, caminhão, ônibus, automóvel, avião e navio e, por enquanto, ainda não parei. “Adoro” viajar, conhecer novas culturas e fazer novas amizades. Além de ser um ótimo hobby para mim, sempre foi um grande sonho. Agora, estou me preparando para um final de semana participar das festividades culturais de Páscoa em Pomerode. Tenho certeza que será um evento inesquecível para mim. Festa alemã está em meu sangue! Beijos….

    • Oi Elza! Que legal receber tua mensagem. É motivador saber que mais pessoas compartilham do meu sonho de viajar, conhecer novos lugares e novas culturas. Eu sempre digo que viajar expande a nossa mente, pois temos a oportunidade de vivenciar lugares e momentos que conhecemos por livros ou pela TV. Sobre Pomerode tenho certeza que tu vais gostar muito. A cidade é muito simpática e recebe bem seus visitantes. E esse ano a festa da Páscoa tem novidades. O maior ovo de páscoa do mundo! Venha conhecer. Obrigada por visitar o blog. Te desejo muitas e muitas viagens. Beijos

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.