Beco do Batman, a vanguarda da arte de rua

0
2563
Beco do Batman é atração em São Paulo

A Vila Madalena, em São Paulo, por si só já é um bairro icônico, cheio de modernidade, cultura, boemia e bares, muitos bares! Dai a ter um Beco do Batman pra chamar de seu, foi um pulo! E eu fui lá para conferir, claro!!

Beco do Batman
A Lua Crescente de olho no Beco do Batman!

A década era 1980 e a Rua Gonçalo Afonso, uma viela entre as Ruas Luís Murat e Medeiros de Albuquerque um dia amanheceu grafitada com o desenho do homem-morcego mais famoso do mundo, o Batman!

Bastou para que outros artistas do grafite começassem a aparecer por ali e transformar o espaço, que antes era abandonado e sujo, em uma galeria de arte a céu aberto e uma referência de ocupação do espaço público.

LEIA MAIS SOBRE SÃO PAULO E SE ENCANTE POR
ESSA CIDADE QUE NUNCA DORME!

Beco do Batman

As manifestações artísticas se dão através de imagens variadas, letras cubistas, cores vivas e muita psicodelia. Vira e mexe, pode-se encontrar equipes fazendo trabalhos de vídeo, como documentários.

O espaço virou locação para fotos e campanhas publicitárias, festas e, dizem, até visitas guiadas já são oferecidas, com intuito de explicar como funciona o mundo do grafite!

Beco do Batman
Esse grafite ficou imortalizado pelas minhas lentes e por tantas outras! É que duas semanas depois de passar pelo Beco, ele foi apagado, confirmando o que eu digo no texto, sobre o espaço ser mutante e sempre estar se reinventando!

Mas como em tudo na vida, até o Beco tem as suas regras. Se o muro estiver pintado, outro grafiteiro não pode simplesmente chegar e pintar por cima, mesmo que o desenho esteja ruim.

É preciso conversar antes com o “dono” daquele grafite e dai, a partir de uma autorização dele, fazer outra intervenção. Um pouco de ordenamento no caos sempre cai bem!

Beco do Batman

Seja como for, o legal mesmo é andar pelo Beco do Batman, fazer muitas fotos e estar atento às mensagens coladas pelos postes, cheias de reflexão!!

Mas fique sabendo que o espaço é mutante, de tempos em tempos as cores e as formas por ali mudam e dai é mais uma explosão de arte que acontece.

Espaço de arte a céu aberto
Eu adorei fazer pose pelas paredes do Beco!

E ai, gostaram? Já conhecem esse espaço? Não?! Então numa próxima ida a São Paulo, reserve umas horinhas e vá ao Beco do Batman, um passeio diferente e descolado!


Beco do Batman, na Vila Madalena

Redes Sociais

—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda

—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips 😉


PLANEJE SUA VIAGEM

Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Dodaatravés dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!

+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!

+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão. 

+ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x no Cartão de Crédito.

Artigo anteriorPousada Villa Magnólia, em São João del Rei
Próximo artigoO Circo chegou na Galeria Olido, em São Paulo
Casa de Doda
Sou a Márcia, gaúcha lá de São Leopoldo. Sou jornalista, gremista, leonina, corredora amadora, viajante e Editora do Casa de Doda! Aqui eu conto sobre os lugares por onde andei e as belezas que vi. E sobre o que eu não gostei, também!! Vem passear comigo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.