Maratona de Atenas inaugura a nova categoria do blog: Amigos da Casa

Hello pessoas!!

Hoje o Casa de Doda inaugura uma nova categoria por aqui! Esse espaço recebeu o nome de Amigos da Casa. A partir de agora teremos a participação de outros blogueiros contando sobre algum destino, corrida, lugar bem legal que eles conheçam e querem dividir conosco, ou mesmo algum assunto relacionado com viagens! Essa prática chamamos de guest posts, que nada mais é do que outras pessoas publicarem em seu site ou blog. Além de ser uma forma de blogueiros interagirem, também ajuda que outras pessoas nos conheçam e curtam nossos blogs e redes sociais. O que acharam? 

Eu tive um post publicado no Blog Viajar Correndo, da Carol Belo, onde contei sobre minha participação na Pink Run Itapema. Dai que a Carol foi minha convidada para a primeira publicação no Amigos da Casa. E em maio o blog convidado é o SimplyLifeda Andreia, uma amiga da cidade do Porto, lá em Portugal, que fez uma entrevista super legal comigo, para saber mais do Casa de Doda.

Por isso fiquem de olho, pois espero que todo mês tenhamos um blog por aqui, no Amigos da Casa.

Tá, mas chega de prosa e vamos ao que interessa né?

Besos


Olááá! Tudo bem? Sou Carolina Belo, do Blog Viajar correndo.  Lá eu conto as experiências nas viagens que faço para participar de corridas no Brasil e no exterior. Hoje, eu estou aqui no Casa de Doda para compartilhar a aventura na centésima corrida da minha vida: a Maratona de Atenas.

Antes de começar, gostaria de agradecer à Márcia pelo convite para estrear essa nova categoria do Casa de Doda, os Amigos da Casa.

Comecei a correr em 2010. Fui participar de uma caminhada (que também tinha corrida). Quando vi os corredores largando, fiquei encantada com aquela “vibe” e quis me tornar uma corredora também. Treinei, fiz meus primeiros 5 Km, aumentei para 10 Km, vieram as primeiras provas de 21 km, as maratonas e as Ultras.

Quando percebi que iria realizar a minha centésima corrida, pensei que ela deveria ser algo especial.  Afinal, a gente sempre tem “essa mania” de comemorar alguns números, né? A décima, a centésima…

Decidi que a centésima corrida deveria ser a Maratona de Atenas por alguns motivos, mas, principalmente, por ser o percurso original da História.

A história da Maratona

A maratona é a única modalidade esportiva que se originou de uma lenda. No ano de 490 a.C., soldados atenienses partiram para a planície de Marathónas para combater os persas na Primeira Guerra Médica. Os inimigos juraram que, depois da batalha, invadiriam Atenas, estuprariam suas esposas e matariam seus filhos. Os gregos então, ordenaram às esposas para que, se não recebessem a notícia da vitória em 24 horas, matassem seus filhos para se suicidarem em seguida.

Mesmo saindo vitoriosos, a batalha demorou mais tempo que o planejado. Sendo assim, por temerem que suas esposas executassem o plano, eles ordenaram que um corredor fosse avisá-las. O escolhido para a empreitada foi Fidípedes. Como Atenas estava a cerca de 40 km dali, Fidípedes correu essa distância tão rapidamente quanto pode. Ao chegar, disse apenas “vencemos” e caiu morto pelo esforço.

Há controvérsias sobre essa história, pois algumas pessoas afirmam que Fidípedes foi enviado antes da batalha a Esparta e a outras cidades gregas para pedir ajuda. Sendo assim, ele já tinha corrido 240 Km em dois dias. Só depois é que teria feito os 40 Km para anunciar a vitória.

Independente de qual seja a história verdadeira, nos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, Fidípides foi homenageado com a criação dessa prova, cuja distância foi estipulada em cerca de 40 km (a distância aproximada de Maratona a Atenas). Só em 1921 é que ela tornou-se 42,195 Km, mas isso é outra história, que conto em um outro post…

Planejamento

A prova seria realizada em novembro. A inscrição foi em abril. Então, assim que confirmamos nossas inscrições, já começamos os preparativos: reservar hotel, comprar passagens e, claro, os treinos… Afinal, quanto mais cedo vermos isso, melhor por questões de valores e de encontrar vagas nos melhores locais…

Como a largada seria em uma outra cidade (Maratona), a organização disponibilizou ônibus saindo de diversas  regiões da cidade. Sendo assim, reservamos um hotel próximo à Praça Sintagma, porque também era central para o Turismo.

As passagens foram compradas na Emirates. Além de serem mais baratas, ainda poderíamos ficar uns dias em Dubai também (eu já conhecia, pois fiz a Maratona de Dubai, mas meu noivo não).

A Maratona de Atenas

Chegamos a Atenas dois dias antes da prova. Buscamos o kit na véspera e evitamos passeios muito pesados antes da corrida.

A feira de entrega do kit é bastante interessante. Apesar de os preços estarem em Euros, há MUITOS stands, com uma variedade de produtos. Mesmo não comprando nada, gostei de dar uma olhada…

Maratona de Atenas Feira da entrega de Kit
Feira de entrega dos kits.

O Grande Dia            

Começamos o dia bem cedo… O hotel ofereceu café da manhã em horário diferenciado para os corredores (ponto positivo). Fomos a pé à Praça Sintagma e os ônibus já estavam saindo. Foi tudo muito tranquilo… Desde o embarque até a chegada à cidade de Maratona.

Como chegamos bem antes do horário da largada, conseguimos aproveitar o local. Deu para tirar foto com o fogo simbólico, ver as esculturas do local, enfim, aproveitar com calma…

A largada foi pontual. Saímos com a música Carruagem de Fogo. Nossa, é muita emoção… Não há como explicar…

O caminho foi tranquilo até o Km 10, quando as subidas começaram. Assim fomos até o Km 32… Mesmo subindo, é tanta atração no caminho… Você sofre, mas se diverte, he he he… A população também está na rua motivando os corredores. Muitas dessas pessoas entregam para a gente ramos de oliveiras e de louros… Eu tenho o meu guardado até hoje!!!

No Km 32, começamos a descer. Assim fomos até Atenas…

A chegada foi algo fenomenal… Ver o estádio Panathinaikos (o local da chegada) foi a glória! Nem chorei, né? Imagina… Para completar a emoção, ainda fui pedida em casamento após a corrida… Bom, foi realmente uma prova especial…

Maratona de Atenas Medalha
Olha aalegria da Carol e de seu noivo, ostentando as medalhas. 

No dia seguinte à prova, fomos fazer turismo, he he he… É sobre isso que falarei agora…

Turismo em Atenas

Antes da maratona, nós só fizemos passeios leves. Na verdade, pegamos um trenzinho que passava nos pontos turísticos. Ele era hop on hop off, então, a gente desceu em alguns pontos para conhecer e pronto. Nada de andar muito e cansar…

No dia seguinte ao da corrida, como não sabíamos se estaríamos bem ou não (mesmo já tendo “experiência” em maratona, cada prova é uma prova, né?), resolvemos fazer um passeio de barco a três ilhas gregas: Ilhas de Poros, Hydra e Egina. Elas são as Ilhas Sarônicas e ficam bem próximas a Atenas. Foi um dia completo de passeio.

Maratona de Atenas Cruzeiro pela Ilhas Sarônicas
Passeio pelas Ilhas Sarônicas.

Nos outro dia na cidade, conhecemos a Acrópole e o Monte Lycabettus, pontos elevados que permitem uma visão linda de Atenas.

Maratona de Atenas Monte Licabettus
Vista do Monte Lycabettus

Espero que tenha gostado!  Este ano, a Maratona de Atenas será no dia 13 de novembro. As inscrições serão abertas agora, no dia 4 de abril. Fique ligado!!!

Gostaria de agradecer novamente à Marcia pelo convite. Aproveito para desejar muito sucesso para os “Amigos da Casa”.

Um super beijo a todos!

Até a próxima!

Carolina Belo


** Além do Blog, o Viajar Correndo também está nas Redes Sociais:

FacebookInstagramPinterestTwitter, Google Plus e no Canal do Youtube


PLANEJE SUA VIAGEM

COMPRE SUA PASSAGEM AÉREA na LATAM, uma das maiores Cias. Aéreas do mundo.

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRA: Cotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas!


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da LATAM, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

5 comentários em “Maratona de Atenas inaugura a nova categoria do blog: Amigos da Casa

  1. Márciaaaaa querida… Depois de um mês SUPER aloprado, eis que consegui passar aqui para comentar! Uma vergonha, né?
    Super obrigada pela oportunidade de falar um pouco sobre essa experiência na Maratona de Atenas e dos passeios que fizemos por lá. Mais ainda, tenho que agradecer pelo convite para fazer a estreia desse novo espaço… MUITO obrigada mesmooooooo, de coração…
    Parabéns pela nova carinha do blog. Vi que tem até playlist, MUITOOOO chiqueeee, he he he…
    Muito sucesso e até a próxima!!
    Um super beijo…
    Carolina

    Curtir

    1. Oi Carol!! Menina, achei que esse mês de abril não fosse mais acabar, assim como os feriados!!! eheheheh Eu que agradeço por tua participação! É muito bom poder partilhar momentos de blogs Amigos, aqui no Casa! Venha sempre que quiser! Beijos

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s