Museu Vale, em Vila Velha – Espírito Santo

0
4887
Museu Vale Vila Velha

Passando para deixar mais uma dica do Casa de Doda. Dessa vez o passeio é em Vila Velha: no Museu Vale. No Museu podemos conhecer a história da Estrada de Ferro que liga o Espírito Santo a Minas Gerais, assim como a história da mineração no Brasil, entre outras exposições que estão sempre acontecendo no espaço.

Acho que vocês sabem que morei em Vitória, no Espírito Santo, né? Não?! Pois morei. Fiquei na “ponte aérea”, Manaus-Vitória, por uns dois anos e meio, e depois morei lá por quase oito meses. Adoro o Espírito Santo!

Tem praias lindas, cidades aconchegantes, uma Serra cheia de encantos. Foi um período muito legal, por isso, sempre que alguém fala que tem vontade de conhecer o estado, conhecer Vitória, Vila Velha, Guarapari, eu dou a maior força e boto pilha, pois sei que a pessoa não vai se arrepender!

Área externado museu

Como o nome diz, o Museu é da empresa Vale do Rio Doce, a mineradora brasileira, que é uma das maiores mineradoras do mundo e que tem sua sede em Vitória. Inaugurado em outubro de 1998, é administrado pela Fundação Vale, responsável por realizar ações, nas regiões onde a Vale está presente.

O prédio onde fica o Museu, foi inaugurado em 1927, com o nome de Estação São Carlos e de lá saiam os trens de carga e passageiros. Mas em 1935 foi rebatizado com o nome de Estação Pedro Nolasco, como uma homenagem ao engenheiro que construiu a Estrada de Ferro Vitória a Minas.

Considerado um visionário, Pedro Nolasco criou o projeto com um grande objetivo: ligar o norte mineiro ao mar. O prédio histórico, em estilo eclético, fica em uma área privilegiada da cidade, de frente para a baía de Vitória. A vista é linda! Eu ficava encantada toda vez que ia lá!

Vista da Baía de Vitória

Seus ambientes dividem-se entre a exposição permanente, contando a história da Estrada de Ferro Vitória a Minas.

A sala da maquete, onde é possível vermos o protótipo de uma ferrovia. A maquete do Museu Vale é a maior do Brasil, com 34 m² de área construída. Nela temos a Estrada de Ferro Vitória a Minas, além de mostrar as minas, o porto e as instalações industriais.

Depois de uma profunda revitalização, em 2013 foi reaberta ao público, agora contando com iluminação diferenciada.

Maquete da mineradora
Maquete da mineradora
Museu Vale Vila Velha

Além do prédio principal, um galpão, que era um antigo armazém de carga, foi todo restaurado, sendo seu telhado colonial recuperado e agora serve como mais um espaço para exposições diversas. 

Museu Vale Vila Velha
Crédito de imagem: Site Museu Vale

Na área externa temos ainda a Maria Fumaça, Locomotiva Mikado 185. Fabricada na Filadélfia, em agosto de 1945, pela Baldwin Locomotives Works, é uma das últimas locomotivas a vapor adquiridas pela Vale na década de 1940.

Sua última restauração aconteceu em 1997 e foi realizada por um grupo de aposentados da antiga oficina de vagões da Vale. Engana-se quem pensa que ela é apenas enfeite! A locomotiva está em condições normais de funcionamento e poderia muito bem ser usada!

Como forma de preservá-la ainda mais, uma cobertura foi erguida junto à plataforma da antiga estação. E eu ali, divando nas fotos! 🙂

E para quem for até lá para uma visita, ao lado do Museu fica o Café do Museu. Um charmoso bistrô, montado dentro de um vagão de trem, que oferece deliciosos pratos da culinária italiana, sob os cuidados da Chef Cleonice Sperandio!

Quer saber mais sobre o Espírito Santo? Visite o blog Capixaba na Estrada, do meu amigo Deivson Santana. Ele tem muitas dicas e sugestões! 🙂

MUSEU VALE | INFORMAÇÕES

Funcionamento: Janeiro – segundas|fechado para o público. Terças a domingos – das 10h às 18h. Fevereiro a dezembro – segundas – fechado para o público. Terças a sextas – das 08h às 17h. Sábados e domingos – das 10h às 18h. Fone: +55 27 3333.2484. Entrada gratuita.

CAFÉ DO MUSEU – segundas – das 09h às 14h. Terças, quartas e domingos – das 09h às 17h. Quintas, sextas e sábados – das 09h às 24h, com música ao vivo à noite. Fone: +55 27 3326.8190


Museu Vale Vila Velha

Redes Sociais

—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda

—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips 😉


PLANEJE SUA VIAGEM

Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Dodaatravés dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!

+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!

+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão. 

+ALUGUEL DE CARRO: pesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x no Cartão de Crédito.

Artigo anteriorCochilódromo é sensação em São Paulo
Próximo artigoMuseu Seringal, um passeio diferente em Manaus
Casa de Doda
Sou a Márcia, gaúcha lá de São Leopoldo. Sou jornalista, gremista, leonina, corredora amadora, viajante e Editora do Casa de Doda! Aqui eu conto sobre os lugares por onde andei e as belezas que vi. E sobre o que eu não gostei, também!! Vem passear comigo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.