Blogueiros de Viagem, Blogando no Vale Europeu

18
6179

Vocês com certeza estavam se peguntando por onde anda a Doda, né? Sei que sentiram a minha falta 🙂 Calma, por que tudo é perfeitamente justificável! Eu estava alopradíssima, finalizando os preparativos do Encontro de Blogueiros de Viagem – 1° Blogando no Vale Europeu de SC, que aconteceu de 04 a 06 de agosto, aqui em Blumenau e Pomerode.

Contei para vocês sobre o encontro de blogueiros de viagem aqui nesse post índice, onde falei quais seriam os Blogs participantes, assim como os apoiadores, empresas e instituições que deram a maior força para que o evento acontecesse.

Não canso de agradecer a todos eles. Sei que entrar nessa, sem conhecer quem está organizando é um risco. Por isso eu agradeço muito, pois a junção de ousadia + coragem + planejamento + seriedade + entusiamo + confiança, tanto minhas, quanto dos apoiadores e por que não dizer, dos demais blogs participantes formaram a receita perfeita para a criação e organização desse 1° Blogando. 

Mas vamos ao que interessa, né?!! Senta, que lá vem textão com muitas fotos, querido leitor!

Encontro de Blogueiros - Blogando no Vale Europeu

Encontro de Blogueiros de Viagem – 1° Blogando no Vale Europeu

No dia 04 não fui trabalhar. Acordei cedo, na verdade nem dormi direito (aliás, dormir nos últimos dias que antecederam o Blogando foi um luxo!), e já fui olhando meu check list, de tudo que tinha para providenciar.

Foram alguns meses de preparativos e não deixaria tudo correr solto logo nos dias do evento, claro que não (sou a rainha das listas e dos lembretes. Ai se algo foge do controle! Ainda assim, uma coisa ficou fora de prumo, mas conto lá embaixo).

Quando verifiquei meu celular, o frio no estômago alcançou o hard level por que no grupo do Blogando as conversas já iam longe, o pessoal já estava em trânsito. Muitos acordaram de madrugada, alguns pegaram estrada por horas, afim de chegarem aos aeroportos de onde partiriam.  Gente, olha a minha responsabilidade…

Eu pensei: “todas essas pessoas estão se descolando e daqui a algumas horas estarão aqui, para trabalharmos juntos, conhecendo lugares e empresas”. Quem ai pensou “trabalhando”? , eu digo que é isso mesmo. Os blogueiros de viagem, seja qual for seu nicho, é um trabalhador também.

Existe o lado onde nós curtimos, aproveitamos, mas por traz de tudo isso existe o trabalho, dedicação, seriedade em levar aos nossos leitores e apoiadores, conteúdo interessante, imagens para aguçar a curiosidade, informações atualizadas e precisas, existe profissionalismo.

Nas conversas que já rolavam no grupo fiquei sabendo que o Antônio Jr. do Blog Retrip tinha saído de São João Del Rei rumo a Confins e no caminho precisou desviar de protestos que aconteciam na Rodovia BR 262. Já começava a aventura!

Assim como a Fernanda do Tá Indo Pra Onde? e a Denise, do Viajante Solo, que se encontraram no aeroporto de Campinas, ou a Ana Grassi, do ItaliAna e a Laura Wolff, do Roteiros e Dicas, que também se encontraram no aeroporto e já engataram um papo animado.

O pessoal foi chegando ao longo do dia. As meninas que vieram de outras cidades aqui de Santa Catarina, a Sabrina Rosa, do Rota Terrestre, a Laís Roani, do Dez Mil Milhas, a Zudi Dadalt, do Entre Polos e a Ester Nunes, do Mapa na Mão, tiveram como companhia um lindo por do sol!

A Gisele do Destinos Por Onde Andei, os Miranda, do Vamos Por Ai e o André, do Blog Meu Destino, também estavam a caminho e chegaram para o almoço. Outros chegaram noite alta já, pois não conseguiram folga em seus empregos formais, caso da Grasiela e Luciano Mattos, do Tá Na Minha Rota e a Carol Belo, do Viajar Correndo. Mas eles vieram! Estão entendendo o por quê do meu frio e ansiedade?!

Todos devidamente monitorados, foi hora de sair para buscar alguns brindes, material gráfico, checar instalação de equipamentos de vídeo, um último telefonema para as empresas de transporte.

Tanto do transfer do aeroporto, quanto as que nos atenderiam nos dois dias. Falar com os restaurantes onde faríamos as refeições, avisar hotéis sobre o atraso para o check in de alguns hóspedes, tudo para evitar que os hotéis pensassem que eles não viriam. Sim, tudo isso precisa ser pensado.

Tudo vistoriado, hora de partir para o almoço com quem já estava na cidade. Fomos recebidos pelo Carlos Eduardo Goedert, do Restaurante Pertutti, uma das referências em buffet self service em Blumenau.

Encontro de Blogueiros
Blogueiros de Viagem reunidos para o almoço no Restaurante Pertutti.

Como ainda tinha tempo, já que a abertura oficial começaria às 18h30, o grupo aproveitou para dar uma volta pela cidade e foi visitar o Bar da Cervejaria Eisenbahn. 

Encontro de Blogueiros - Blogando no Vale Europeu

Abertura Oficial do 1° Blogando no Vale Europeu – 04/08

E às 18h30 lá estávamos nós. Eu, me tremendo toda, claro!! Fomos recebidos pelo Plaza Hotel Blumenau, para a abertura do Blogando e para um jantar delicioso, no Terrace Bar, que fica ao lado da piscina.  Tudo impecavelmente coordenado pela Juliana Aragão. Lindíssimo.

Todos a postos, eu fiz um breve boas vindas (onde paguei um micão, pois chorei!!!), em seguida a Sra. Luisa Borda, Gerente de Promoção e Planejamento da Secretaria de Turismo de Blumenau, também falou aos presentes, dando as boas vindas da cidade a todos.

Logo após a Juliana Cunha, Gerente de Contas, do Plaza Blumenau, nos contou um pouco sobre a história da Rede Plaza e para finalizar, a Ana Grassi, do blog ItaliAna, nos brindou com sua palestra sobre como encantarmos e nos aproximarmos mais dos leitores.

Foram dicas valiosas e eu agradeço imensamente a oportunidade dessa troca e também pela Ana ter dividido conosco seus conhecimentos e estudos sobre o tema. Obrigada!

Em seguida nosso jantar seria servido. Foi preparado pelo Chef Richard Ricelle, que nos apresentou o famoso espaguetti flambado no queijo grana padano, acompanhado de filé mignon, que só de lembrar dá água na boca.

Olha só a atenção dos presentes, durante a elaboração do prato! Esse prato pode ser saboreado pelo público em geral, visto que o restaurante do Hotel é aberto a todos. Eu recomendo, vocês não vão se arrepender!

Nosso jantar ainda teve espumante, oferecido a nós pela Adega Blumenau e cupcakes divinos, para adoçar nossa noite, enviados pelo CupCakesInbox.

Em seguida ao jantar, lá fomos nós para mais uma recepção calorosa, pela Adega Blumenau, que nos recebeu com espumantes da Vinícola San Michele e com alguns rótulos de cervejas artesanais.

A cada garrafa aberta, o Sommelier da casa, João Laureano,  nos dava uma aula sobre a procedência da bebida. Ah e ainda com direito a presentes oferecidos aos pais do grupo, o Antônio e o Miranda Jr. Um luxo só!

Programação do 2° Dia – 05/08

Na manha seguinte, bem cedinho, iniciamos nossas andanças. Primeiro, um walking tour começando pela Prefeitura de Blumenau e seguindo pela Rua XV de Novembro, a mais tradicional da cidade e onde fica o Centro Histórico.

Nesse dia tivemos a companhia da Guia de Turismo, Jaci Conink, mais conhecida por Sissi (como ela diz, Sissi a Imperatriz 🙂 ! Foi muito legal, por que ela conhece como ninguém a história da cidade e pode explicar bem aos blogueiros, cada ponto visitado.

Encontro de Blogueiros - Blogando no Vale Europeu

Percorremos toda a Rua XV, até o Biergarten, em frente a Fundação Cultural de Blumenau. Ali ficam os Museus da cidade, um deles, o Museu da Cerveja, que conta a história de como tudo começou por aqui, até os dias atuais, com Blumenau sendo eleita e Capital Nacional da Cerveja.

A famosa Rua das Palmeiras, o Mausoléu que guarda os restos mortais da família Blumenau, entre outros pontos turísticos. É muita história boa e interessante, acredite!

Encontro de Blogueiros - Blogando no Vale Europeu
Os blogueiros de viagem reunidos para um registro em frente ao Teatro Carlos Gomes. Com direito a todo tipo de equipamento: GoPro, Celulares, câmeras e até drone! Olha ele ai, também fazendo parte da foto!

Antes do almoço fomos para o Museu Hering, onde fomos recebidos pela Valquíria e Luisa, da equipe de Marketing da Fundação Hermann Hering, umas queridas. Agradeço a elas pela acolhida e também a Amélia Malheiros, que gerencia a Fundação.

Nessa visita conhecemos a história da família Hering e como eles promoveram uma revolução no segmento têxtil da região, tornando-se nome de referência no mundo todo.

E tivemos um plus, ao visitarmos o Jardim suspenso da Cia. Hering, que foi projetado por Roberto Burle Marx, importante paisagista responsável por outros magníficos jardins pelo Brasil. Claro que aproveitamos para divar pelo jardim!!!

Abaixo parte da turma reunida para a foto! Em nossas mãos, o presente fofo que ganhamos da Fundação Hermann Hering. Obrigada, meninas !!

Encontro de Blogueiros - Blogando no Vale Europeu

Eu falei parte, por que nesse momento o Tony – Retrip, estava enlouquecido, tentando recuperar seu drone, que ao fazer imagens aéreas do jardim acabou se embrenhando em um dos pinheiros da propriedade… Pense num aperreio!

Tadinho, foi pedreira mas deu tudo certo. Após alguns telefonemas conseguiram falar com o Sérgio dos Santos, profissional habilitado para fazer trabalhos de altitude, em árvores que ofereçam risco.

Ele tem, inclusive, certificação emitida pelos Bombeiros, para esse tipo de atuação. E assim foi realizado o Resgate do Soldado Drone eheheheh

Tudo certo, voltamos ao Biergarten para nosso almoço, no Restaurante e Choperia Thapyoca. Sábado, dia de feijoada por lá! E com direito a música ao vivo, onde o cantor foi monopolizado pelo grupo, para cantar grandes clássicos do rock.

Nossa mesa estava reservada no deck, com vista para o Rio Itajaí e para a Prainha, do outro lado, onde fica uma réplica do Vapor Blumenau, responsável por trazer parte dos imigrantes que colonizaram a cidade.

Encontro de Blogueiros - Blogando no Vale Europeu

Depois de nosso super almoço, seguimos para as atividades da tarde, que começaram pelo Museu da Água, onde o pessoal curtiu a vista da cidade.

Dali rumamos para a fábrica da Cerveja Blumenau, que com apenas 2 anos de fundação já conquistou o coração dos apreciadores de cerveja da região! Fomos recebidos por um dos sócios, o Sr. Valmir Zanetti, que nos levou para um tour.

Nossas próximas paradas seriam a Cervejaria Container British Beer, com sua autêntica cerveja inglesa. E o Vale do Lúpulo Cervejeiro, onde é possível aprender a produzir o precioso líquido dourado!!

Na Container, quem nos recebeu foi o Ike Ferreira, um apaixonado pela cultura inglesa e pela cerveja, claro! Foi mais uma aula maravilhosa sobre a história da cerveja na região.

E então chegamos ao Vale do Lúpulo, onde nos esperavam o Reginaldo e sua esposa, os idealizadores do espaço, junto com a Mac Marquetti, competente gerente comercial do Himmelblau Palace Hotel e uma entusiasta quando se trata do assunto vale cervejeiro.

Encontro de Blogueiros - Blogando no Vale Europeu
Blogando no Vale Europeu Vale do Lúpulo

Vocês pensaram que tinha acabado?? Nãooo! Depois do Vale do Lúpulo, todos foram para os hotéis, para um breve descanso, pois em seguida teríamos nosso jantar, no Sabores de Santa Catarina, evento realizado pelo Parque Vila Germânica.

Antes de irem para a Vila Germânica, os meninos ainda fizeram um esquenta!! Né Tony e André?!!

Essa foi a primeira edição de um festival gastronômico que já nasceu sendo sucesso. O Felipe Rodrigues, gerente de comunicação da Vila Germânica, convidou nosso grupo para conhecer os sabores da terrinha, entre culinária e bebidas produzidas no estado.

Foi muito bom e sei que aqui, falo por todos, pois a cada prato provado, lá vinha uma avalanche de exclamações!! Dentre as iguarias servidas teve costela no fogo de chão, comida típica alemã, produtos coloniais da região, entre outras tantas delícias.

E teve foto com direito a participação especial do Vovô e da Vovó Chopão!! Adooooro!

Programação 3° Dia – 06/08

No domingo, acordamos cedo de novo e lá fomos nós para Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil. A foto de capa do post é um registro da turma reunida no Pórtico Sul da cidade. Uma lindeza em estilo enxaimel.

A imagem fantástica foi capturada pelo Mirco, guia da Secretaria de Turismo de Pomerode, que nos acompanhou. O meu agradecimento a ele e a Miriam Staskowian, da assessoria de imprensa da Prefeitura de Pomerode, que atendeu prontamente ao pedido de apoio, quando falei com ela.

Depois do Pórtico seguimos para o centro, onde fomos recebidos para uma visita guiada ao Museu Pomerano. O espaço abriga um rico acervo de utensílios, carruagens, mobiliário, vestuário, das primeiras famílias a chegarem em Pomerode, para sua colonização. Foi uma visita muito interessante, em virtude do conteúdo histórico que absorvemos.

Depois do Museu partimos para conhecer a Osterbaum, a maior árvore de páscoa do mundo, certificada pelo Guiness Book e que ainda estava montada, para deleite do grupo, que aproveitou para fazer muitas fotos!

A partir daqui todos ficaram livres para andar pelo centrinho e conhecer um pouco mais, mas sem guia. Apenas curtindo o momento,  o casario e a paisagem!

Olha a felicidade da Carol Belo e da Laís Roani!
Blogando no Vale Europeu
No final da visita a Pomerode não poderia faltar a foto no símbolo que representa o Selo de Qualidade da cidade e de tudo que é produzido por lá!

Hora de voltar para Blumenau, onde estávamos sendo aguardados no Himmelblau Palace Hotel, pela Mac Marquetti, para um delicioso almoço. Prato escolhido pelo Chef: risoto de linguiça blumenau.

Com direito a elogios do Marido e a agradecimentos dele, a todos que participaram e apoiaram. A partir daqui alguns dos participantes já iniciariam seu retorno para casa.

E assim finalizamos esse encontro que para mim já é um marco!! Tudo passou tão rápido. A programação foi intensa. Sei que deixei todos cansados de tanto andar para lá e para cá! Mas sei que consegui alcançar o objetivo, ao criar o Blogando no Vale Europeu, que era o de mostrar para experts com know how na área de viagens de experiência, todas as belezas que Blumenau, Pomerode e o Vale Europeu como um todo, oferecem a quem vem nos visitar.

Obrigada aos blogueiros de viagem participantes, por embarcarem nessa, junto com o Casa de Doda: ItaliAna Blog | Tá na Minha Rota | Viajante Solo | Tá indo pra onde?| Retrip |Roteiros e Dicas |Blog Meu Destino |Viajar Correndo |Destinos Por Onde Andei| Vamos Por Ai| Mapa na Mão| Entre Polos | Rota Terrestre | Relatos de Viagem.

E o meu MAIOR OBRIGADA, a todos que apoiaram e permitiram que o Blogando se tornasse real ! Nossos apoiadores:

Apoio InstitucionalConvention Bureau Blumenau, Secretaria Municipal de Turismo de Blumenau, Vila Germânica, Prefeitura Municipal de Pomerode

ApoioPlaza Hotel BlumenauHimmelblau Palace HotelHotel10 BlumenauSlaviero HotéisHotel GlóriaHotel Ibis Blumenau e Hotel Steinhausen.

Parceiros: Effort DigitalRestaurante ThapyocaSealBagExecutivo TransportesFeelCleanMuseu HeringCerveja BlumenauRestaurante PertuttiCervejaria Container, NeoPrint Gráfica Digital, Adega Blumenau, Mortadella Ristorante & Pizzeria, RDK Turismo, Blog a Vida é Uma Corrida, Mulheres Que Correm.

Abaixo os presentinhos lindos e gostosos, que nossos blogueiros receberam:

Nosso material, desenvolvido pela Effort Digital e impresso pela NeoPrint Gráfica Digital. E o folder com a programação, produzido pelo Marido. E aqui eu faço um pedido de desculpas público, a Laís Roani, do Relatos de Viagem/Dez Mil Milhas, por que o nome do Blog, por um erro de digitação, não saiu na impressão do programa. Mas a Laís estava mais do que presente viu?

Mas… Como nem todos foram embora no domingo, ainda tivemos tempo de aproveitar mais a companhia uns dos outros!! Voltamos ao Parque Vila Germânica, para fazer fotos, agora com um solzinho gostoso.

Encontro de Blogueiros de Viagem, Blogando no Vale Europeu

E ainda tivemos um bônus! A Mariana Bueno, do Mariana Viaja veio conhecer Blumenau e conseguimos nos encontrar. Foi muito legal, pois ela pode jantar conosco no Mortadella Ristorante e Pizzeria e assim participar da segunda etapa de encerramento do Blogando!

Encontro de Blogueiros de Viagem, Blogando no Vale Europeu

E assim terminou o 1° Blogando no Vale Europeu de SC – Encontro de Blogueiros de Viagem. Gratidão é a melhor palavra para tudo o que aconteu!


Cenas extras!! Carol Belo e Ana Grassi, levando seus coolers (presente da Vila Germânica), com todo o cuidado na viagem de volta para casa. E marido em companhia dos Miranda e da Fernanda Scaffi, em mais alguns passeios na segunda!


A todos que leram até o fim esse super post, meu muito obrigada!! Acompanhem tudo sobre o Encontro aqui no Casa de Doda e em todos os blogs participantes. Leia mais sobre o encontro de blogueiros – Blogando no Vale Europeu.


Redes Sociais

—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda

—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips 😉


PLANEJE SUA VIAGEM

Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Dodaatravés dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!

+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!

+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão. 

Artigo anteriorItinerário de Viagem, Blog no Amigos da Casa
Próximo artigoTreino Mulheres Que Correm Oficial, Corra Doda Corra
Casa de Doda
Sou a Márcia, gaúcha lá de São Leopoldo. Sou jornalista, gremista, leonina, corredora amadora, viajante e Editora do Casa de Doda! Aqui eu conto sobre os lugares por onde andei e as belezas que vi. E sobre o que eu não gostei, também!! Vem passear comigo.

18 COMENTÁRIOS

  1. Ahh Márcia! Como eu poderia imaginar que você não ia ver isso né?! Eu percebi, mas fiquei bem quietinha porque sei de todo teu esforço e dedicação, e se eu falasse você ia ficar preocupada! Isso não foi nada, nadinha comparado com todo o resto que você fez com maestria. Só tenho a agradecer por tudo que aprendi no Blogando, a você e aos colegas pela troca de experiências, aos parceiros e apoiadores, por terem nos recebido tão bem!! Fiquei com ainda mais vontade de voltar pro Vale Europeu e de divulgar tudo que ele tem pra oferecer!

  2. Márcia!!! Muito amor por esse post completíssimo!!! Já disse e repito, adorei te conhecer de verdade (pq antes na correria da WTM não contou muito rs) e não vejo a hora de voltar para Blumenau e região!

  3. Márcia obrigada pelo carinho com que você e o marido nos receberam em Blumenau! Nós amamos!!! Parabéns pelo empenho em organizar um evento que foi um sucesso. Nós adoramos tudo, principalmente os amigos que fizemos durante este encontro, poiso grupo estava perfeito. Agora vc já pode começar a prepara o Blogando 2, pois queremos continuar conhecendo a região. Bjs

  4. Muitos Parabéns Márcia que excelente iniciativa! Você é fantástica e muito profissional, um exemplo mesmo! Parabens de verdade ( até eu, do outro lado oceano, fiquei com vontade de ter estado aí) ahahah

  5. Que delícia reviver todos esses momentos!!!!! Gente, deu vontade de chorar!!!! Como você disse que esse foi APENAS o primeiro, é necessário dizer que quem foi ao primeiro já tem lugar garantido no próximo, ha ha ha ha ha…
    Brincadeiras à parte, parabéns pela organização impecável e por todas a disponibilidade em nos ajudar em tudo…
    O cooler está bem… Vou mandar umas fotinhos do drama quando tive que colocá-lo no bagageiro em cima, ha ha ha ha…
    Parabéns por tudo! Um super beijo…
    Carolina

    • Ahhh quem vai chorar sou eu (de novo!!!)… Tem horas que eu me pego pensando: será que aconteceu tudo mesmo? Fi tudo num xispa de rápido. Mas valei cada minuto! E sim, os blogs precursores do Blogando sempre terão um lugar cativo! Beijooooo

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.