Amigos da Casa – Blog Itinerário de Viagem

Como nos outros meses, julho também tem convidado (a) para o Amigos da Casa! Desta vez apresento a vocês a Estela e a Gisela, do Blog Itinerário de Viagem.

As amigas e sócias no Blog, já andaram um bocado por esse mundo. Seja vistando lugares incríveis, provando a culinária ou interagindo com o moradores, e garantindo assim experiências novas e genuínas por onde passam.

Hoje quem nos escreve é a Estela, que conta como foi conhecer uma das regiões mais lindas da França. Foi literalmente uma viagem pela história, recheada de paisagens maravilhosas e principalmente, pelo que produz: champagne!!

Vai dizer que ao ler essa palavra não deu vontade de correr e fazer um brinde?!!?

Então chega junto e vamos curtir essa viagem, com direito a taças e mais taças dessa, que é uma das minhas bebidas preferidas… Santé!

Obrigada Estela, por dividir com os leitores do Casa de Doda, essa viagem espetacular 🙂

Besos


Champagne Ardenne

A famosa região “Champagne Ardenne” é uma das 26 regiões administrativas da França e, obviamente, é ultra mega conhecida por ser um território dedicado à agricultura produtora de champagne. Além da bebida maravilhosa e requintada, a região possui o maior número de vitrais antigos da Europa. São cerca de 2.000 vitrais preservados que compõem cerca de 300 edifícios, sendo os mais antigos aqueles que encontramos no coro da basílica de Saint-Rémi da cidade de Reims e da catedral da cidade Troyes. Ambas foram construídas no século XIII.

A viagem a Champagne ocorreu na sequência da nossa passagem pela região do Vallé do Loire e que é a região com a maior concentração de castelos na França. Após a overdose de castelos e antes de voltarmos à Paris, queríamos conhecer a famosa região da bebida mais famosa do mundo!

A nossa primeira parada na região Champagne Ardenne foi a cidade de Troyes. A cidade é bem pequena e mais serviu como um descanso do volante e esticar as pernas. Mas de toda forma, a cidade é bem bonita e calma.

01 Troyes
O casario em estilo medieval chama a atenção de quem visita Troyes

02 Troyes

03 TroyesAdorei conhecer a “Cathédrale de St-Pierre-et-St-Paul” na Place Saint Pierre e que possui belíssimos vitrais, alguns com predominância rosa, algo que eu nunca tinha visto antes.

06 Troyes Cathédrale de St-Pierre-et-St-Paul

Depois nos dirigimos a Reims que nada mais é do que a cidade “sede” das grandes marcas de champagnes francesas. Chegando lá é fantástico notar o aumento do número de vinícolas pela estrada!

07 Caminho para Reims
No caminho para Reims os parreirais predominam.
17 a Reims
A arquitetura de Reims é uma atração a parte!

17 b Reims

17 c Reims

18 Reims vestígios da dominação romana
Em Reims, algumas edificações ainda guardam vestígios da dominação romana.

Um ponto turístico bem importante na cidade de Reims é a “Cathédrale Notre-Dame de Reims“, uma catedral gótica construída em 1211. Para quem não sabe, antes mesmo de adquirir fama de “cidade dos champagnes”, Reims era mais conhecida como a “cidade das coroações”, ou seja, todos os reis da França até 1825, foram coroados lá.

19 Reims Cathédrale Notre-Dame de ReimsNa entrada da catedral você percebe a presença de esculturas de anjos e há uma em particular que chama a atenção por exibir um sorriso enigmático. É tão notável que apelidaram a escultura como “o anjo que ri”. Olhando para o topo, ainda na fachada, há várias esculturas dos antigos reis, conhecida como “Galeria dos Reis“.

Depois de conhecer a catedral dos reis, nada melhor do que voltar o foco no champagne! Um dos mais cobiçados no mundo é o da marca “Veuve Clicquot“. Então fomos conhecer as caves em um tour previamente agendado por email (para agendar a sua visita, envie email para visitscenter@veuve-clicquot.fr e aguarde confirmação. O pagamento é feito no local). Hoje a Veuve Clicquot é um dos champagnes mais requintados do mundo e pertence ao grupo LVMH (que é um grupo que detém outras marcas como Moët & Chandon, Dom Pérignon, Mercier, etc…)

09 EpernayNa visita foi interessante tomar conhecimento sobre a história de uma das primeiras empresárias mulher da França (e talvez uma das primeiras da Europa), a viúva Clicquot, que prosperou após assumir o controle da companhia de champagne do seu falecido marido. Inclusive foi ela quem criou e testou várias novas técnicas na produção da bebida e algumas são usadas até hoje, como, por exemplo, o armazenamento para descanso da bebida com inclinação gradual até a posição vertical, possibilitando a separação dos sedimentos do vinho, tornando-o, assim, cristalino. 100% das garrafas do champanhe são produzidos lá.

12 Veuve Clicquot mostrando se o líquido está turvo ou nãoA cave da Veuve Clicquot possui 24 km mas não se assuste, porque o tour não percorre tudo isso. Como qualquer outra cave no mundo, ela fica a uma temperatura constante de 12ºC, então leve um casaco (quando eu fui a temperatura lá fora estava mais fria!).

10 Veuve Clicquot

15 Veuve Clicquot

11 Veuve ClicquotPara quem ficou curioso quanto ao valor do passeio (que dura quase 1 hora contando com todo o tempo de espera e degustação no final), desembolsamos €35. No final você degusta o brut “top dos tops”. Eu não gosto muito de bebidas brut, mas sendo um Veuve Clicquot, eu nem liguei!

16 Veuve Clicquot degustação do champagne brut
Momento final do tour: a degustação! Simplesmente Veuve Clicquot 🙂

Há vários outros produtores na região, sendo os próximos a Reims os famosos: Ayala, Billercart-Salmon, Charles Heidsieck, Dom Ruinart, Krug, Lanson, Laurent Perrier, Nicolas Feuilante, Perrier Jouet, Pipeta-Heidsieck, Pol Roger, Taittinger, Tarlant. Perto de Troyes há a Drappier. Talvez compense agendar visita nestes outros para quem tem mais tempo na cidade.

A minha dica é: se você está de carro, dá um pulinho na cidade Épernay e encontre a loja Salvatori (11, rue Flodoard) para comprar garrafas de champagne mais baratas. Esta foi a loja com os preços mais em conta que encontramos. Como fica pertinho de Reims, ainda assim o preço da gasolina compensa.

08 Epernay
Uma das ruas tranquilas de Épernay !

Para quem gosta de natureza, pode ser interessante descobrir o Parque de Verzy que fica a 25 km de Reims. Este parque é conhecido por ter uma espécie peculiar de árvore anã chamada “Faux” ou “carvalho anão”. Ela chega a 1,20m de altura. Na foto é difícil ter noção do tamanho dela porque não dá pra se aproximar, já que os administradores do parque colocaram grades de proteção em volta de cada uma. Então, não tenho fotos com uma escala humana! 25 Parque de Verzy

24 a Parque de Verzy

24 b Parque de VerzyO passeio é bem calmo e gostoso e o trajeto na estrada está cheio de vinícolas tentadoras!

23 indo para VerzyTerminando o nosso tour pela região de Champagne Ardenne recheadas de bebidas nas malas, voltamos felizes para Paris, loucas para beber todo o champagne e reviver em sabor a experiência belíssima daquela região.

Sobre Estela

Meu nome é Estela, sou sócia fundadora do blog Itinerário de Viagem que existe desde 2012, porém o blog só virou um “.com” em 2014. Atualmente o blog conta também com minha melhor amiga e também sócia, Gisela. Para escolher um destino de viagem, geralmente sou atraída por aqueles que inclui muita história, arte e arquitetura. Sempre que eu posso, tento adicionar locais que fogem do turismo comum e, para isso, converso com os habitantes dos destinos que visito em busca de experiências inusitadas!

04 Troyes e Estela
Estela em Troyes, observando os arredores!

Vocês também encontram O Itinerário de Viagem nas redes sociais:

Facebook – Instagram – Pinterest – Google+ – YouTube


PLANEJE SUA VIAGEM

COMPRE SUA PASSAGEM AÉREA na LATAM, uma das maiores Cias. Aéreas do mundo.

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEMProcure no Booking e encontre as melhores ofertas!


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da LATAM, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s