Como nos outros meses, julho também tem convidado para o Amigos da Casa! Desta vez apresento a vocês a Estela e a Gisela, do Blog Itinerário de Viagem.
As amigas e sócias no Blog, já andaram um bocado por esse mundo. Seja vistando lugares incríveis, provando a culinária ou interagindo com o moradores, e garantindo assim experiências novas e genuínas por onde passam.
Itinerário de Viagem pela França
Hoje quem nos escreve é a Estela, que conta como foi conhecer uma das regiões mais lindas da França. Foi literalmente uma viagem pela história, recheada de paisagens maravilhosas e principalmente, pelo que produz: champagne!!
Vai dizer que ao ler essa palavra não deu vontade de correr e fazer um brinde?!!?
Então chega junto e vamos curtir essa viagem, com direito a taças e mais taças dessa, que é uma das minhas bebidas preferidas… Santé!
Obrigada Estela, por dividir com os leitores do Casa de Doda, essa viagem espetacular 🙂
Blog Itinerário de Viagem
Champagne Ardenne
A famosa região Champagne Ardenne é uma das 26 regiões administrativas da França e, obviamente, é ultra mega conhecida por ser um território dedicado à agricultura produtora de champagne. Além da bebida maravilhosa e requintada, a região possui o maior número de vitrais antigos da Europa.
São cerca de 2.000 vitrais preservados que compõem cerca de 300 edifícios, sendo os mais antigos aqueles que encontramos no coro da basílica de Saint-Rémi da cidade de Reims e da catedral da cidade Troyes. Ambas foram construídas no século XIII.
A viagem a Champagne ocorreu na sequência da nossa passagem pela região do Vallé do Loire e que é a região com a maior concentração de castelos na França. Após a overdose de castelos e antes de voltarmos à Paris, queríamos conhecer a famosa região da bebida mais famosa do mundo!
A nossa primeira parada na região Champagne Ardenne foi a cidade de Troyes. A cidade é bem pequena e mais serviu como um descanso do volante e esticar as pernas. Mas de toda forma, a cidade é bem bonita e calma.
Adorei conhecer a “Cathédrale de St-Pierre-et-St-Paul” na Place Saint Pierre e que possui belíssimos vitrais, alguns com predominância rosa, algo que eu nunca tinha visto antes.
Depois nos dirigimos a Reims que nada mais é do que a cidade “sede” das grandes marcas de champagnes francesas. Chegando lá é fantástico notar o aumento do número de vinícolas pela estrada!
Cathédrale Notre-Dame de Reims
Um ponto turístico bem importante na cidade de Reims é a “Cathédrale Notre-Dame de Reims“, uma catedral gótica construída em 1211.
Para quem não sabe, antes mesmo de adquirir fama de “cidade dos champagnes”, Reims era mais conhecida como a “cidade das coroações”, ou seja, todos os reis da França até 1825, foram coroados lá.
Na entrada da catedral você percebe a presença de esculturas de anjos e há uma em particular que chama a atenção por exibir um sorriso enigmático.
É tão notável que apelidaram a escultura como “o anjo que ri”. Olhando para o topo, ainda na fachada, há várias esculturas dos antigos reis, conhecida como “Galeria dos Reis“.
Veuve Clicquot
Depois de conhecer a catedral dos reis, nada melhor do que voltar o foco no champagne! Um dos mais cobiçados no mundo é o da marca “Veuve Clicquot“. Então fomos conhecer as caves em um tour previamente agendado por email (para agendar a sua visita, envie email para visitscenter@veuve-clicquot.fr e aguarde confirmação.
O pagamento é feito no local). Hoje a Veuve Clicquot é um dos champagnes mais requintados do mundo e pertence ao grupo LVMH (que é um grupo que detém outras marcas como Moët & Chandon, Dom Pérignon, Mercier, etc…)
Na visita foi interessante tomar conhecimento sobre a história de uma das primeiras empresárias mulher da França (e talvez uma das primeiras da Europa), a viúva Clicquot, que prosperou após assumir o controle da companhia de champagne do seu falecido marido.
Inclusive foi ela quem criou e testou várias novas técnicas na produção da bebida e algumas são usadas até hoje, como, por exemplo, o armazenamento para descanso da bebida com inclinação gradual até a posição vertical, possibilitando a separação dos sedimentos do vinho, tornando-o, assim, cristalino. 100% das garrafas do champanhe são produzidos lá.
A cave da Veuve Clicquot possui 24 km mas não se assuste, porque o tour não percorre tudo isso. Como qualquer outra cave no mundo, ela fica a uma temperatura constante de 12ºC, então leve um casaco (quando eu fui a temperatura lá fora estava mais fria!).
Para quem ficou curioso quanto ao valor do passeio (que dura quase 1 hora contando com todo o tempo de espera e degustação no final), desembolsamos €35. No final você degusta o brut “top dos tops”. Eu não gosto muito de bebidas brut, mas sendo um Veuve Clicquot, eu nem liguei!
Produtores de Champagne
Há vários outros produtores na região, sendo os próximos a Reims os famosos: Ayala, Billercart-Salmon, Charles Heidsieck, Dom Ruinart, Krug, Lanson, Laurent Perrier, Nicolas Feuilante, Perrier Jouet, Pipeta-Heidsieck, Pol Roger, Taittinger, Tarlant. Perto de Troyes há a Drappier. Talvez compense agendar visita nestes outros para quem tem mais tempo na cidade.
A minha dica é: se você está de carro, dá um pulinho na cidade Épernay e encontre a loja Salvatori (11, rue Flodoard) para comprar garrafas de champagne mais baratas. Esta foi a loja com os preços mais em conta que encontramos. Como fica pertinho de Reims, ainda assim o preço da gasolina compensa.
Para quem gosta de natureza, pode ser interessante descobrir o Parque de Verzy que fica a 25 km de Reims. Este parque é conhecido por ter uma espécie peculiar de árvore anã chamada “Faux” ou “carvalho anão”.
Ela chega a 1,20m de altura. Na foto é difícil ter noção do tamanho dela porque não dá pra se aproximar, já que os administradores do parque colocaram grades de proteção em volta de cada uma. Então, não tenho fotos com uma escala humana!
O passeio é bem calmo e gostoso e o trajeto na estrada está cheio de vinícolas tentadoras!
Terminando o nosso tour pela região de Champagne Ardenne recheadas de bebidas nas malas, voltamos felizes para Paris, loucas para beber todo o champagne e reviver em sabor a experiência belíssima daquela região.
Sobre Estela
Meu nome é Estela, sou sócia fundadora do blog Itinerário de Viagem que existe desde 2012, porém o blog só virou um “.com” em 2014. Atualmente o blog conta também com minha melhor amiga e também sócia, Gisela.
Para escolher um destino de viagem, geralmente sou atraída por aqueles que inclui muita história, arte e arquitetura. Sempre que eu posso, tento adicionar locais que fogem do turismo comum e, para isso, converso com os habitantes dos destinos que visito em busca de experiências inusitadas!
Vocês também encontram O Itinerário de Viagem nas redes sociais: Facebook – Instagram – Pinterest – YouTube
Redes Sociais
—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda
—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips
PLANEJE SUA VIAGEM
Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Doda, através dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!
+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!
+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão.
Ficou lindo o post!
Eiii Estela! Obrigada! Que bom que gostou! Um beijo