Restaurante Mariota e Vinícola Castelli Mondini, em Ascurra

0
7879

Sabe aquele domingo em que a gente não está muito a fim de cozinhar, mas quer comer uma comida caseira e gostosa? E aliado a isso, quer passear e conhecer um lugar novo?Pois aqui pertinho tem um lugar assim, que te oferece um restaurante daqueles tipo casa de vó, com uma paisagem incrível e de quebra, uma Vinícola cheia de história bem ao lado! Estou falando do Restaurante Mariota e da Vinícola Castelli Mondini, que ficam em Ascurra, cidade a cerca de 50 km de Blumenau indo pela BR 470 e que o Casa de Doda foi lá conferir!

Leia também – Vale Europeu, em Santa Catarina – post índice

Ascurra é uma pequena e simpática cidade do interior, que tem forte influência europeia, com predomínio italiano. Foi colonizada em 1876 e chamada de colônia São Paulo, o nome do ribeirão que a margeava. Mas conta a lenda que ela leva o nome de Ascurra, por desejo do Dr. Blumenau (esse era “o cara” por aqui!!!), em virtude da vitória brasileira no Monte Ascurra, no ano de 1869, durante a guerra do Paraguai.

A instalação do município  mesmo só aconteceu em 1963, mas já com muita história pra contar! Com pouco mais de 8 mil habitantes, Ascurra tem no cultivo de arroz uma das suas principais atividades econômicas e mais recentemente o turismo começou a ganhar força, através de rotas de caminhada, cicloturismo, cachoeiras, entre outros atrativos. Antes de seguirmos ao nosso destino, demos uma passadinha pelo centro, onde estão o Colégio São Paulo e a Igreja Matriz Santo Ambrósio, considerados dois pontos turísticos da cidade.

O Colégio, que teve sua construção iniciada em 1922, num primeiro momento abrigava seminaristas (aspirantes à vida salesiana, irmãos e sacerdotes) e a partir de 1º de março de 1926, inaugura o primeiro ano letivo do atual colégio, na ocasião, com apenas 45 alunos. É uma referência do ensino Salesiano na região. Em 2016 comemorou seus 90 anos com várias festividades na comunidade.

Bem ao lado do Colégio está a Igreja Matriz Santo Ambrósio que foi inaugurada em 1912 depois de conflitos entre os padres Salesianos e Franciscanos. Sua construção iniciou em 1902 e sua arquitetura é preservada desde então. A parte frontal e da torre foram feitas nas décadas de 30 e 40. A pintura interna foi feita por um artista ascurrense chamado Pedro Cechet, que tem várias obras em igrejas no Vale do Itajaí e em outras cidades do Estado.

Agora sim, vamos ao nosso destino!!! Ao entrar em Ascurra, o acesso ao Mariota é todo sinalizado com placas, que levam o visitante até a comunidade de Guaricanas, onde também está a Vinícola Mondini. O visual do interior é lindo e cheio de encantos.

O restaurante teve início em 1989, ao lado de um campinho de futebol. Ali era a casa dos donos, que aproveitavam as peladas de final de semana para fazer churrasco, polenta e alguns outros itens e assim vender aos atletas, que depois dos jogos, almoçavam debaixo das “taquareiras” que circundam a propriedade, todas à beira de um riacho de águas cristalinas!

Só que aquele almoço saboroso foi fazendo tanto sucesso, que outras pessoas vinham até ali para almoçar ou comprar para levar para casa. A solução foi começar a espalhar mesas por onde desse, para acolher tanta gente. O resultado? Casa lotada todos os domingos !!

O buffet do Mariota tem 24 tipos de pratos. Desde o churrasco, até a polenta cortada com fio de linha! Pense numa comida boa, daquelas que a gente come, repete, repete de novo e depois, sai chorando de tanto que comeu!!! Ahh e tem a mesa da sobremesa, com vários tipos de doces caseiros. Desde as compotas de frutas, torta de bolacha, sagú, até torta de sorvete, gelatina com creme etc!

Tudo isso num ambiente gostoso, charmoso de tão simples, agradável. Uma gostosura! E por um preço super bacana! Para molhar o bico eles têm vários tipos de cerveja, água, sucos e refrigerantes e garçons simpáticos que estão sempre atentos para atender os fregueses famintos!

No final dessa loucura gastronômica, enquanto ficamos na fila para o caixa, um grupo animado de seresteiros faz a festa, tocando gaita, violão e alguns instrumentos de percussão. Eita povo animado!!! Impossível não cantar junto. No dia em que estava lá, entoei “Saudosa Maloca” como se não houvesse amanhã ahahahah

Saindo do Mariota e andando alguns passos, chegamos a Vinícola Castelli Mondini. A origem da Família Mondini está em Verona, na Itália, onde nasceu Giovanni Mondini, seu patriarca. Ele chega ao Brasil com 8 anos de idade e quando adulto se estabelece em Ascurra, onde inicia o cultivo de arroz, sendo pioneiro nisso. Hoje a família está na 5° geração e se dedica a fabricação de vinhos.

Seus parreirais estão plantados ao longo de 8 hectares, mas a área total da propriedade é de 26 hectares. Atualmente a vinícola produz vinhos tintos e brancos, das uvas Bordô e Niágara, com uma produção anual de 40 mil litros. Boa parte das uvas para cultivo, vêm de Caxias do Sul, no RS. A vinícola oferece ainda amplo espaço para festas.

Legal o passeio né? Gostaram? Então venham conhecer esse interior de Santa Catarina, que me surpreende a cada passeio!


INFORMAÇÕES – SANTA CATARINA – VALE EUROPEU                                                

ASCURRA – PORTAL DE TURISMO: www.ascurra.sc.gov.br/turismo


PROGRAME SEU PASSEIO

RESTAURANTE MARIOTA – ASCURRA – SC
Rua Guaricanas, 5005. Reservas fone.: (47) 3383-0010 ou 3383-0362
Bom para: almoço aos domingos, das 11h às 15h.                                                    Crianças até 5 anos não pagam e de 6 a 10 anos, pagam meia. O restaurante pode abrir em dias de semana, se for para grupos de 25 pessoas ou mais. A sobremesa é paga a parte e custa R$ 5,00 por pessoa.

VINÍCOLA CASTELLI MONDINI
Fone.: (47) 3383-0368 ou vinhosmondini@tpa.com.br
Aberto todos os dias, das 09h às 17h.


Redes Sociais

—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda

—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips 😉


PLANEJE SUA VIAGEM

Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Dodaatravés dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!

+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!

+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão. 

+ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x no Cartão de Crédito.

Artigo anteriorBlumenau, calendário de eventos 2017
Próximo artigoRota do Cristal e Porcelana – Projeto Morador Turista
Casa de Doda
Sou a Márcia, gaúcha lá de São Leopoldo. Sou jornalista, gremista, leonina, corredora amadora, viajante e Editora do Casa de Doda! Aqui eu conto sobre os lugares por onde andei e as belezas que vi. E sobre o que eu não gostei, também!! Vem passear comigo.

1 COMENTÁRIO

  1. “Sabe aquele domingo em que a gente não está muito a fim de cozinhar, mas quer comer uma comida caseira e gostosa?” sei, são todos aqui 🙁 ahe8ae9a que lugarzinho GOSTOSO! (eu achei que fossem bambus, agora descobri que existem “taquareiras”! muito lindas!)

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.