Museu Nacional da Imigração e Colonização, em Joinville

2
7028

Desde que me mudei para Blumenau não paro de passear pelo Estado. Sempre soube que Santa Catarina era pródiga em atrativos turísticos, naturais e gastronômicos, mas morando aqui é que fui realmente vivenciar tudo isso. Dai que numa dessas andanças, lá por Joinville, fui conhecer o Museu Nacional da Imigração e Colonização.

Antes, um pouco de história! 

As terras onde hoje está situada a cidade de Joinville foram dadas como dote para o casamento de Francisca Carolina, com François Ferdinand Philiippe Louis Marie, no ano de 1843. Ela era filha de D. Pedro I. 

Por isso, em homenagem a Princesa brasileira o lugar foi denominado de Colônia Dona Francisca, passando depois a chamar-se Joinville, que era o nome da cidade francesa onde nascera François Ferdinand, o Príncipe de Joinville.

O dote da Princesa compreendia 750 Contos de Réis e mais “25 léguas quadradas na Província de Santa Catarina”. 

Conhecendo o Museu Nacional da Imigração e Colonização

O Museu Nacional da Imigração e Colonização se dedica a conservar e manter objetos, documentos e tudo o que esteja relacionado ao processo de imigração e colonização do Sul do país. 

O Museu fica em um casarão também conhecido por “Maison de Joinville”, datado de 1870, bem em frente a Rua das Palmeiras, ou Alameda Brüstlein. Foi construído para  servir de sede da administração da então Colônia Dona Francisca.

Museu Nacional da Imigração Joinville
Essa é a vista dos fundos do casarão. Ele é lindo de qualquer ângulo!
Museu Nacional da Imigração Joinville
Museu Nacional da Imigração Joinville

Sua área atual de quase 6 mil m², até o século passado contava ainda com a Alameda Brüstlein como parte integrante do jardim do casarão.

Nada mal hein?! Ter o privilégio de andar por um jardim cercado de palmeiras imperiais.

Curiosidade: Em 1867 Frederico Brüstlein, administrador da Colônia, manda buscar sementes das palmeiras existentes no Jardim Botânico do Rio de Janeiro e, em 1873, 56 mudas são plantadas dando origem à famosa Rua das Palmeiras.

Hoje completam o espaço uma Casa Enxaimel de 1905, que havia sido desmontada e seu material guardado e, em 1980 a casa foi remontada no jardim do Museu.

Nela encontramos móveis, utensílios de uso diário e objetos de uso pessoal, ferramentas, peças de vestuário, tudo isso organizado para mostrar ao visitante como era a vida dos primeiros imigrantes que chegaram por essas terras.

Me chamou a atenção o fato de terem um “banheiro” anexo a casa. Geralmente eles ficavam no fundo do terreno. A guia explica que eles trouxeram da Europa hábitos de higiene diferenciados como esse, de ter o banheiro próximo a casa e a casa de banho, onde ficavam as bacias e banheiras.

galpão dos meios de transporte, com carros de tração animal, carroções e carros fúnebres. Até 1840 as pessoas eram sepultadas em igrejas ou conventos e a classe social indicava o tipo de transporte que seria usado no dia do funeral.

Os mais abastados tinham o esquife levado em um carroção com cortinas pretas, puxado por cavalos também cobertos por mantas e penachos pretos, em sinal de luto.

Os demais eram levados direto em cima de chassis ou mesmo carregados em redes. Ah! E os enterros eram sempre feitos ao cair da noite. 🙁

Carro dos noivos! Levava os noivos e as testemunhas até o cartório e depois até a igreja. Era ornamentado com flores e fitas.

E um galpão de tecnologia, com uma moenda de cana de açúcar e exemplares de engenhos de farinha e de erva-mate, além do Auditório Dona Francisca, espaço para eventos, que fica na casa que era utilizada pelo administrador da propriedade.

Para quem quer mergulhar na história e descobrir mais sobre uma parte da colonização da Província de Santa Catarina, uma ida ao Museu é indispensável. A visitação é livre, não é feita com guias.

As meninas que ficam na entrada, anotando os dados dos visitantes dão uma introdução sobre que será visto, mas como cada cômodo tem sua descrição, o passeio se torna auto explicável e fácil de entender.

Se estiver em Joinville ou for passar pela cidade, vá ao Museu, nem que seja para fazer umas selfies com ele de fundo, pois o lugar rende boas imagens!

MUSEU NACIONAL DA IMIGRAÇÃO

Rua Rio Branco, 229 – Centro – Joinville  
Fones: (47) 3433-3736
Das 10h às 16h (terça a domingo) | Entrada gratuita.


Alameda das Palmeiras Joinville

Redes Sociais

—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda

—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips 😉


PLANEJE SUA VIAGEM

Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Dodaatravés dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!

+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!

+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão. 

+ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x no Cartão de Crédito.

Artigo anteriorWorld Travel Market 2017, o Casa de Doda foi!
Próximo artigoO Casa de Doda fez algumas mudanças
Casa de Doda
Sou a Márcia, gaúcha lá de São Leopoldo. Sou jornalista, gremista, leonina, corredora amadora, viajante e Editora do Casa de Doda! Aqui eu conto sobre os lugares por onde andei e as belezas que vi. E sobre o que eu não gostei, também!! Vem passear comigo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Nossa, q show seu blog/site! Eu amo viajar e amo história, os dois juntos não tem coisa melhor!
    Sucesso!
    Ahh sou de Joinville, e esse casarão faz a gente voltar no tempo e viajar na imaginação 😍
    O que seria da humanidade sem história.

    • Oi Suzana! Que bom que gostou, fico muito feliz! Eu sou fascinada por história e dai quando junta a oportunidade de conhecer mais a fundo um lugar, eu vou com tudo eheheh…Eu adoro Joinville. Já fiz ótimos passeios por ai! Um beijo e obrigada pela visita 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.