Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis: o distrito histórico que fica a 15 km do centro da cidade, ao norte da Ilha. Suas casas açorianas, praia de mar calmo e pôr do sol deslumbrante são alguns de seus tantos encantos.
A primeira vez que estive em Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis foi nos anos 1990. Já era um espaço diferente e charmoso dentro da capital catarinense.
Característica que seria reforçada com o passar dos anos, pois caiu nas graças de moradores e turistas que “invadem” suas ruazinhas, restaurantes e cafés. A vida em Santo Antônio de Lisboa anda devagar e só muda o ritmo em finais de semana e feriadões!
A história de Santo Antônio de Lisboa
Os primeiros moradores daquele pedaço de terra foram os índios Guaranis (ou carijós). Mas a partir do século XVIII os imigrantes açorianos começam a chegar e transformam o povoado em uma das primeiras freguesias da Ilha de Santa Catarina.
A outra Freguesia é a do Ribeirão da Ilha e eu falo dela aqui!
O povoado é elevado a Freguesia em 1750, por D. João V, Rei de Portugal, recebendo o nome de Freguesia de Nossa Senhora das Necessidades da Praia Comprida, sendo oficializado com o nome de Santo Antônio de Lisboa em 1948 pois era mais conhecido assim!!
Por ter localização geográfica privilegiada tornou-se local portuário e posto de alfândega onde chegavam navios estrangeiros para fazer comércio.
A primeira rua calçada de Santa Catarina está em Santo Antônio de Lisboa. A pavimentação foi realizada para receber a visita do Imperador D. Pedro II e sua esposa Imperatriz Thereza Cristina, em 1845. Um placa feita em azulejos portugueses conta o feito!
Atualmente a rua/calçadão, que fica na Praça Roldão da Rocha Freitas, abriga a Feira das Alfaias, uma espécie de mercado das pulgas da região, onde artistas locais expõem seus trabalhos. A feira funciona sábado das 14h às 20h e domingo das 14h às 19h.
Igreja de Nossa Senhora das Necessidades
Sempre muito religiosos os portugueses tratam de erguer, em 1750 (a data exata do início da construção é desconhecido), a Igreja de Nossa Senhora das Necessidades, uma beleza de construção em estilo barroco, que fica em um elevado no centrinho.
O terreno foi doado por Clara Manso de Avelar, filha do Sargento-mor Manuel Manso de Avelar, um dos fundadores do povoado e o responsável por governar a ilha de Santa Catarina.
Clara de Avelar era muito devota de Santo Antônio, tanto que o Santo está no topo do altar e a imagem de Nossa Senhora fica logo abaixo. Em função disso são comemorados dois padroeiros no Distrito.
Em 1755 a Igreja é elevada a Matriz Paroquial e seu primeiro Pároco foi Pe. Domingos Pereira Teles, natural da Ilha de Picos, nos Açores. Em 1975 foi tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual.
Curiosidade: sua Pia Batismal é a única esculpida em madeira, com entalhes característicos do período de transição entre o Barroco e o Rococó. Está localizada na Rua Cônego Serpa, 30 e é aberta diariamente, das 13h às 18h.
A rua Cônego Serpa reúne vários bares e restaurantes, além de casas de artesanato, como a Casa Açoriana, que também é um centro cultural, e a Sede do Clube A.R.C.E Avante (Associação Recreativa Cultural e Esportiva), fundado em 1947 e um dos pontos de encontro dos moradores.
Na Rua XV de Novembro, que fica em frente a praia, mais casarões, restaurantes e cafés. Com destaque para o Restaurante Marisqueira Sintra, especializado em comida portuguesa e frutos do mar.
Outro ponto forte que atrai muitos visitantes são as manifestações culturais e folclóricas como o Boi de Mamão, o Bloco de Carnaval Baiacú de Alguém, as Festas do Divino e do Terno de Reis, entre outros. Diversão e motivos para ir até Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis não faltam, isso eu garanto.
Sambaqui, Barra de Sambaqui e Cacupé
Não bastasse tantas coisas lindas para ver, Santo Antônio de Lisboa ainda incorpora Sambaqui, Barra de Sambaqui e Cacupé, outras praias que mais parecem vilas de pescadores.
Ali se come muito bem e quase sempre com preços mais em conta, se comparados aos restaurantes da Sede.
Casas coloniais e uma vista de tirar o fôlego? Sambaqui tem!!
Numa das vezes em que estivemos lá passeamos pelo centrinho de Santo Antônio de Lisboa e depois fomos almoçar em Sambaqui. Em um restaurante recomendado por uma amiga.
Ela disse: é super simples, mas serve frutos do mar frescos! E lá fomos nós conhecer o Restaurante Marquinhos. Ele faz o tipo BB, bom e barato ahahahah.
Só sei que comemos muito nesse dia e gora eu passo a dica para vocês 😉
O Restaurante Marquinhos fica na Rodovia Rafael da Rocha Pires, 2156 (Km 80,62) e funciona sexta, das 19h às 23h e, sábados e domingos, das 11h às 16h.
Um lugar que também vale a pena conhecer em Santo Antônio de Lisboa é o Espaço Cultural Engenho dos Andrade, casarão e engenho de 1860, preservado e aberto a visitação.
Gostaram do passeio? Já conhecem Santo Antônio de Lisboa ou Florianópolis? Conta pra mim ali nos comentários! Quero saber o que vocês acharam desse pedacinho de paraíso!
—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda
—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips
PLANEJE SUA VIAGEM
Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Doda, através dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!
+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!
+ALUGUEL DE CARRO
Pesquise na RentCars os melhores preços, em reais, para a sua locação. Sem cobrança de IOF e pagamento parcelado no Cartão.
+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão.
+INGRESSOS de atrações, passeios e transfer’s: Civitatis e TourOn.
Menina…. que lugazinho incrível! E a comida já deu água na boca, claro hehehehehe…
É muito bacaninha sim. Comida é vida!!! ahahahah Tem um restaurante que quero ir, o MayFloripa, é de comida tailandesa. No site deles mostra o cardápio e parece ser ótimo!!