A Cachaça Artesanal Dupipe é um dos lugares mais visitados no bairro de Belchior Alto, em Gaspar, Santa Catarina. Produzida de forma artesanal, atrai apreciadores de vários lugares.
Criada em 1938 por Sebastião Schmitz, a cachaçaria fabricava e engarrafava as três marcas que a fizeram conhecida: Sultão, Sol Nascente e Campeã Mundial. Fechada nos anos 1970, em 2006 ela retorna como Cachaçaria Artesanal Dupipe.
Cachaça Artesanal Dupipe
Até os anos 1970 a cachaçaria do Seu Sebastião, em Gaspar, junto com os Alambiques de Luiz Alves (eu falo sobre eles aqui), eram praticamente os únicos da região Sul. Com a chegada da cachaça paulista industrializada, que vinha com preços mais competitivos, o mercado catarinense obrigou muitos donos de alambiques e cachaçarias a suspenderem suas produções.
Infelizmente, Seu Sebastião também acabou encerrando a produção e fechando.
Os anos passaram e em 2006 seu neto, Ivo Schmitz (o Pipe), retomou a fabricação da bebida, aproveitando todo o ensinamento herdado do avô, assim como maquinário e o espaço onde tudo começou, nascia a Cachaça Artesanal Dupipe.
Em um ambiente limpo e organizado, a decoração lembra os antigos alambiques, assim como o cheiro característico da bebida que está presente por todos os lados. No dia em que visitei o lugar, quem nos recebeu foi Jaime Schmitz, o responsável técnico da cachaçaria.
Como é a fabricação
Jaime foi nos explicando as etapas da fabricação e nos contou que a matéria-prima utilizada (parte importantíssima do processo) vem das montanhas do Belchior Alto. A cana de açúcar é plantada na propriedade da família e em áreas de agricultores selecionados na região.
Após a extração do suco, limpeza e padronização, o caldo da cana passa por um processo de fermentação natural, dentro desse alambique de cobre, que tem mais de 100 anos!
A produção anual das cachaças Dupipe são de 8 a 10 mil litros, para que atinja as principais características de pureza e qualidade.
Depois de destilada ela vai descansar nos barris de carvalho importado, de ariribá e turmão, e em grandes vasilhames de vidro.
Nos barris de carvalho a bebida adquire o cheiro da madeira, já nos vidros ela preserva seus sabores naturais. Curiosidade: lá existe um barril de carvalho de 1872 e outros do início do século passado.
Para fechar a visita ande um pouco pela propriedade, um espaço verde muito bonito, com lago e alguns bancos para sentar e apreciar! Ahh na calçada em frente a porta principal uma garrafa de cachaça foi enterrada e será retirada dali quando completar 20 anos!
Endereço: Rua Bonifácio Haendchen, 7999 – Belchior Alto – Gaspar-SC. Passando a entrada da Cervejaria DasBier, um pouco mais em frente. Funciona todos os dias das 08h às 17h. Contato: cachacadupipe@yahoo.com.br
Vocês gostam de conhecer esse tipo de lugar? Cachaçarias ou alambiques? Quais vocês conhecem? Deixem ali nos comentários! 😉
PLANEJE SUA VIAGEM
ALUGUEL DE CARRO: pesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.
SEGURO DE VIAGEM: Real Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.
COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRA: Cotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis.
DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.
INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.
**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!
*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!