Considerado Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, o Parque Nacional do Iguaçu é um dos lugares mais visitados do mundo. Para que você também programe esta viagem, reunimos algumas dicas sobre as Cataratas do Iguaçu: onde fica, como visitar, onde se hospedar e muito mais!
Cataratas do Iguaçu: onde fica
Criado em 1939 o Parque Nacional do Iguaçu, é uma unidade de conservação que abrange Brasil e Argentina. Ali estão as Cataratas do Iguaçu, formadas pelas águas do Rio Iguaçu, que significa água grande em tupi-guarani (e bota grande nisso!!). A origem das Cataratas data de 150 milhões de anos, possuindo em média, 275 quedas d’água.
Parque Nacional do Iguaçu
O Parque Nacional do Iguaçu abriga o maior remanescente de floresta Atlântica da região sul do Brasil. O Parque protege uma riquíssima biodiversidade de espécies da fauna e flora brasileiras.
Algumas inclusive (e infelizmente), estão ameaçadas de extinção como a onça-pintada, o puma, o jacaré-de-papo-amarelo, o gavião-real e até a araucária, árvore símbolo do Paraná.
Unido pelo rio Iguaçu ao Parque Nacional Iguazú, na Argentina, o Parque possui mais de 600 mil hectares de áreas protegidas através de ações conjuntas entre brasileiros e argentinos.
Por tudo isso, em 1986 o Parque foi instituído como Sítio do Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO. Isso quer dizer que ele é uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo. Chique né? O título é mais que merecido e um orgulho para todos nós brasileiros.
A gestão do Parque é de responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, órgão federal responsável pelas Unidades de Conservação do Brasil. E as coisas por lá funcionam redondinhas viu? Acompanhem agora como foi nossa visita!
+RESERVE AQUI SEU HOTEL EM FOZ DO IGUAÇU
Centro de Visitantes
O Centro de Visitantes do Parque é onde tudo começa. Ali recebemos informações e instruções sobre o passeio, encontramos as bilheterias, tem posto bancário, podemos comprar passeios opcionais, tem fraldário, guarda-volumes, telefones públicos, banheiros (limpos), cafeteria, estacionamento, lojinha e uma exposição ambiental permanente.
Como estávamos em um grupo, nossos ingressos já estavam comprados, mas essa ação é tão fácil que não precisa ter uma agência envolvida. É possível comprar os ingressos pela Internet, se quiser adiantar!
Depois de comprar o ingresso, o visitante se dirige a plataforma de embarque, para pegar o ônibus que leva até o ponto no início da trilha.
É um percurso de 10 km que só podem ser feitos nesses ônibus ou em veículos autorizados. A segurança por lá é um dos pontos altos.
Cataratas do Iguaçu
Percorridos os 10 km chegamos ao início da trilha das Cataratas do Iguaçu, onde fica o famoso Hotel das Cataratas, antigo hotel da Varig, ícone cinco estrelas que agora pertence ao grupo Belmond Hotels. É belíssimo!
Logo na chegada um painel com o mapa do Parque mostra por onde devemos seguir. A trilha que nos leva ao Espaço Naipi, lugar com mirantes bem de frente para as cachoeiras é toda calçada e muito fácil de seguir.
Ao longo da caminhada pequenos paradores vão nos deixando extasiados com tanta beleza, mas o melhor ainda está por vir, claro!
Enquanto caminhávamos algumas pessoas reclamavam que a maior dificuldade da trilha é que tem escadas, subidas e descidas. O bom é que ao chegar no Espaço Naipi dois elevadores panorâmicos salvam quem já está cansado de tanto andar! Algumas pessoas inclusive, nem fazem a trilha e vão direto pelos elevadores.
Mas eu garanto que fazer a trilha vale todo o cansaço, suor, calor, mosquitos, tudo!!! Quando a gente chega até a passarela da Garganta do Diabo, uma das quedas d’água que tem mais de 80 metros de altura, é algo indescritível. Se deparar com aquela força da natureza é de emocionar. Aqui estou sendo o mais clichê possível, sem medo de ser feliz! 🙂
Há ainda o passeio da Trilha das Bananeiras, de aproximadamente 1,5 km, que pode ser feito à pé ou em veículo elétrico e onde o visitante vai admirando a natureza e observando plantas e pássaros. Já a trilha do Poço Preto, tem 9 km e pode ser percorrida a pé, de bike ou de carretinha, apreciando a fauna e flora do Parque.
Fim do Passeio
Ao fim do passeio todos nos dirigimos até o Espaço Porto Canoas, onde ficam lojas e o restaurante com vista para as Cataratas para pegarmos o ônibus de volta até a entrada.
Bem ao lado do espaço fica uma pequena praça dedica a Santos Dumont, o nosso célebre aviador, que era encantando por toda aquela exuberância da natureza e foi um dos entusiastas da criação do parque. Eu nem imagino por que ele gostava tanto eheheh
E vocês, já tiveram oportunidade de conhecer as Cataratas do Iguaçu? O que acharam? Ainda não conhecem? Gente, não deixem passar. Sério!
É um dos lugares mais incríveis que já visitei, assim que puder quero voltar e daí fico fazendo propaganda para todo mundo! 😉
Para uma informação mais correta sobe os ingressos, consulte o site do Parque Nacional do Iguaçu. Ele funciona todos os dias das 09h às 17h – inclusive feriados.
Além das famosas Cataratas do Iguaçu, outros passeios são oferecidos no parque.
A Carol Miranda do blog Vamos Por Ai fez o voo de helicóptero, que sobrevoa todo o parque.
Já a Aline do Vem Que Te Conto fez o passeio de barco Macuco Safari – que leva a turma até embaixo de algumas cachoeiras.
Redes Sociais
—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda
—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips
PLANEJE SUA VIAGEM
Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Doda, através dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!
+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!
+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão.
Márcia, conhecer as Cataratas do Iguaçu é tudo de bom, né? Nós também adoramos!!! Seu post ficou dez! Obrigada por citar o Vamos Por Aí, o voo de helicoptero é bom demais!
Oi Carol! Foz do Iguaçu é um lugar que marca a gente! Na próxima vez que eu for lá, se “juntar” coragem, quero fazer esse voo também! Beijos
Amo tanto esse lugar que uma vez é pouco para visitar, ha ha ha. Aguardando ansiosamente a minha quinta oportunidade de ficar pertinho dessa maravilha!
Parabéns pelo post.
Um super beijo.
Carolina
Eu estou tomando coragem para participar da corrida lá. Quero muito voltar lá. Não tem como não se apaixonar por aquilo tudo! Beijoo