O Mercado Adolpho Lisboa é um dos mais importantes exemplares da arquitetura Art Nouveau ainda existente em Manaus e um dos exemplares mundiais da arquitetura em ferro, seguindo as características do antigo mercado francês Les Halles, que ficava em Paris.
Sua construção teve início em 1880 e ficou a cargo da firma Bakus & Brisbin de Belém do Pará, os pavilhões de ferro, pela firma escocesa Walter MacFarlane e no Pavilhão Central as colunas de ferro, que foram importadas de Liverpool, da empresa Francis Morton Engineers.
+Leia mais sobre os atrativos de Manaus
+Reserve seu hotel em Manaus
Sobre o portão principal, está gravado o nome Adolpho Lisboa que na época da construção da fachada era prefeito da cidade de Manaus. Sua inauguração aconteceu em 1883, porém sua fachada está datada de 1906 e os trabalhos de pintura foram realizados por Filintho Santoro.
Depois de um período de abandono, nos anos 2000 passou por uma profunda revitalização, voltando a ser aberto ao público em 2013, no seu aniversário de 130 anos.
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Mercado Adolpho Lisboa é a herança de uma das épocas mais ricas do Amazonas, quando lá viviam os barões da borracha.
Encontramos de tudo no mercadão! Desde peixes, frutas regionais, muito artesanato e restaurantes que vendem peixes e lanches, como a tapioca com queijo coalho e tucumã, deliciosa iguaria da região.
Tudo isso está dividido em diferentes pavilhões, como o Pavilhão da Carne, o Pavilhão do Peixe, Pavilhão Frontal (antigo Pavilhão das Tartarugas) e Pavilhão Central. A entrada no Mercado Adolpho Lisboa pode ser feita tanto pela Rua dos Barés quanto pela Avenida Manaus Moderna, rua que dá acesso ao porto fluvial e oferece uma bela vista do Rio Negro, que fica tomado por barcos coloridos.
Uma das curiosidades do Mercado Adolpho Lisboa é a Lei da “Hora da Creolina“, instituída em 1903 pela autoridade municipal. Em horários pré determinados, ao soar o sino, era obrigatório fazer a limpeza e desinfecção do lugar, já que se comercializavam carnes e peixes crus, e isso podia causar doenças graves, caso não fosse cuidado.
Nos anos 1990 um novo mercadão foi construído, a uns 300 metros de distância, é a Feira Municipal da Manaus Moderna, que vende praticamente os mesmos produtos, mas com um espaço maior e, dizem alguns, mais barato que no Mercado Adolpho Lisboa! Ao lado dele fica também a Feira da Banana.
E ai, estão curtindo essas dicas de passeios em Manaus? Espero que sim. Mas para isso eu gostaria de ver os comentários de vocês! Me contem o que acharam ou me deem dicas de passeios! 😉
MERCADO ADOLPHO LISBOA |ONDE FICA
Endereço: Acesso pela rua dos Barés e Manaus Moderna, no Centro. Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 6h às 18h. Domingos e feriados, das 6h às 12h.
Redes Sociais
—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda
—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips
PLANEJE SUA VIAGEM
Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Doda, através dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!
+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!
+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão.
Muito boa a matéria! Deu vontade de conhecer já já este mercado!!
Oi Adriana, obrigada! Quando for a Manaus tem que incluir na lista! Bjs
Adorei a Hora da Creolina ha ha ha ha!!! Não sabia dessa história!
Super beijo,
Carolina
Boa né! Eu tinha visto num livro e dai fui até o Mercado para saber mais! ahahahah