Caminhar pelo centro histórico da capital do Amazonas é um convite ao deslumbramento com seus prédios, muitos ainda bem conservados. E um deles, a Catedral Metropolitana de Manaus, além de ser o maior templo católico da cidade, ainda nos oferece uma viagem no tempo, com o seu Museu da Catedral.
+Leia mais sobre os atrativos de Manaus
+Reserve aqui seu hotel em Manaus
Catedral Metropolitana de Manaus
Conhecida como a “Igreja da Matriz”, sua localização foi por muitos anos considerada estratégica, pois se encontra em uma pequena elevação que propiciava avistar os barcos e navios que chegavam ao porto da cidade.
A atual construção foi erguida sobre os restos da antiga Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. Ela foi a primeira igreja de Manaus, construída no ano de 1695 por religiosos carmelitas que chegaram quando a cidade ainda era a aldeia de São José de Rio Negro.
No início do Século 18 a igrejinha de barro e palha foi demolida e um novo templo construído, mas logo destruído por um incêndio em 1850. Em 1858 a pedra fundamental da Igreja como vemos hoje foi lançada, e sua construção levou 20 anos para ser finalizada.
Em estilo neoclássico, é a primeira grande obra arquitetônica erguida na cidade. O campanário da Catedral Metropolitana de Manaus possui seis sinos, trazidos de Portugal e instalados ali no ano de 1875.
O altar mor foi esculpido em mármore, pelo artista francês Joseph Gaune, em 1874. O piso da Catedral é todo revestido em ladrilhos de pedra que imitam mármore e foram trazidos da Europa.
Depois de muitas dificuldade até sua completa conclusão, finalmente em 1878 a Catedral Metropolitana de Manaus é benta e inaugurada!
Museu da Catedral
Em uma sala ao lado da Catedral encontramos o Museu da Catedral. Com um acervo modesto, mas rico de cultura e história, nele o que mais chama a atenção são os itens utilizados na missa campal, celebrada pelo então Papa João Paulo II, durante a sua visita a Manaus em 1980.
O Museu também mostra antigas estruturas da Catedral, descobertas em escavações feitas por arqueólogos, durante a última reforma.
Paramentos e batinas utilizadas ao longos dos anos pelos Bispos de Manaus, imagens sacras, Bíblias e a réplica de uma carta, encontrada dentro de uma garrafa, durante a restauração da igreja.
Estima-se que foi escrita por volta de 1870, por um dos operários que trabalhou na construção da atual Catedral. A carta original está sob a guarda do Departamento de Patrimônio Histórico da SEC – Secretaria Estadual de Cultura.
E ai? Gostaram de mais essa dica de Manaus? Gostam de conhecer Igrejas durante as viagens? Eu adoro! Por isso sempre compartilho com vocês! 🙂
Praça Oswaldo Cruz, s/nº, Centro – Manaus. Contato: (92) 3234-7821. Funciona todos os dias. Os horários das Missas podem ser verificados pelo Site: www.catedralnsconceicao.org
Redes Sociais
—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda
—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips
PLANEJE SUA VIAGEM
Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Doda, através dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!
+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!
+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão.
Ahhh que lindo Márcia! Quando fui, ela estava toda fechada, cheia de tapumes de obras. Foi ótimo poder ver como é a praça no entorno.
Parabéns pelo post.
Um super beijo!
Ahhh que pena. Quando voltar lá um dia, faça uma visita. Antigamente tinha até o carro usado pelo Papa, no museu, mas agora não sei onde colocaram!
Olá Marcia! Nossa, eu fiquei maravilhado com o interior da Catedral de Manaus. Adorei também a resenha histórica que compartilhou com agente sobre a construção dessa igreja. Fiquei com muita vontade de tirar uma fotinho dentro da igreja. Muito obrigado mesmo!
Olá! Que bom ler esse comentário. A Igreja é linda mesmo. E espero que tu logo possas conhecer pessoalmente. Obrigada pela visita. Um abraço, Márcia
Valeu Marcia pelo seu tempo!