Encontro Rota Sul, uma visão geral do evento

10
3598
Encontro Rota Sul

Como vocês devem ter acompanhado pelas redes sociais do Casa de Doda, participei do 1° Encontro Rota Sul, encontro de blogueiros de viagem, que aconteceu de 02 a 05 de novembro, na região Sul de Santa Catarina.

As cidades visitadas nesses quatro dias foram Criciúma, Nova Veneza, Bom Jardim da Serra e Orleans. Nesse post eu vou dar uma visão geral do evento! Eu e mais 11 blogs tivemos dias intensos, mas muito bem aproveitados e nem a chuva, em um dos dias do evento, atrapalhou a programação!

Organização do Encontro

As organizadoras do Encontro: Michela e Ester Nunes, do Mapa na Mão e a Angela Castanhel, do Viajando em 3,2,1 foram incansáveis e mandaram muito bem em tudo! Nem preciso dizer que foi ótimo, que eu adorei e que já quero participar de outros encontros!

Mas agora chega de conversê e vamos ao que interessa?! Veja os blogs convidados e conheça os blogueiros responsáveis. Abaixo o link de cada blog para vocês visitarem e comprovarem o quanto essa galera é bacana! E não estou aqui fazendo média, o grupo que se formou foi muito bom mesmo. 🙂

PARTICIPANTES DO 1° ENCONTRO ROTA SUL

  • Viajei Bonito, por Gisele Rocha
  • Bagagem de Memórias, por Patrícia Takehama
  • Vivi na Viagem, por Viviane Carneiro
  • D&D Mundo Afora, por Daniela Almeida
  • Viajando Sem Medo, por Rafaella Machado
  • Rota Terrestre, por Sabrina Rosa
  • Vem Que Te Conto, por Aline Dias
  • Tire a Bunda do Sofá, por Beneth Torquato
  • Dicas e Roteiros de Viagens, por Carol May
  • E eu !!! Casa de Doda

Como fomos de carro e o encontro seria em um feriadão, eu e marido nos antecipamos e chegamos um dia antes.

Na verdade chegamos em Criciúma por volta de 01h da manhã do dia 02! Mas foi ótimo, por que pegar a BR 470 e depois a BR 101, em feriados prolongados é praticamente uma tortura 🙁


Dia 02/11 – Nova Veneza

Fomos dormir já quase 02 horas e acordamos um pouco tarde, umas 08h30. O Hotel parceiro do encontro, que recebeu todos os blogueiros para hospedagem, foi o ibis Criciúma. 

Aqui eu conto como foi nossa experiência no ibis! Depois de um café reforçado fomos até a casa da Michela para entregar alguns brindes que eu levei de Blumenau, para incluir na mochila que seria entregue a todos.

Foi muito bom conhece-la pessoalmente! A Michela é muito querida, de sorriso fácil e passa uma tranquilidade que acalma! Adorei!

Encontro Rota Sul

Assim que todos chegaram e se instalaram, nos reunimos em frente ao Ibis e partimos rumo a Nova Veneza. A cidade de colonização italiana é uma graça. Um de seus pontos turísticos é a Praça Humberto Bortoluzzi, onde fica a Via Gastronômica e o Restaurante Veneza, que nos esperava para um típico almoço italiano.

Recepção mais que especial

Fomos muito bem recebidos pela Secretária de Turismo, Sra. Susan Bortoluzzi, que nos contou um pouco da história da cidade onde ela nasceu e que sente muito orgulho. E não é pra menos! Nova Veneza é aconchegante, organizada, limpa.

Traz em cada um de seus moradores aquele olhar brilhante, de quem gosta de onde mora, de quem sente orgulho de suas raízes e tradições. Vejam o que fazer em Nova Veneza.

Encontro Rota Sul, Nova Veneza
Encontro Rota Sul
Turma reunida, ouvindo do Gabriel, que faz parte do grupo de Turismo da cidade, sobre a rica história de Nova Veneza.

Depois de um almoço lauto e saboroso, embalado pelas músicas do Grupo Eco di Venezia, começamos nossa jornada de passeios, que incluiu uma bela foto na gôndola veneziana, original destaque-se, enviada como presente da cidade de Veneza, na Itália. É a única peça original da América Latina. Existem outras 4 espalhadas pelo mundo, em diferentes continentes e países!

Encontro Rota Sul
Nova Veneza, Praça Humberto Bortoluzzi Gôndola

Conhecemos o Museu do ImigranteIgreja Matriz de São Marcos. As Casas de Pedra, importante conjunto arquitetônico, construído em 1891 por Luigi Bratti, um dos fundadores da cidade. No ano de 2011 foram tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional.

Nova Veneza, Museu do Imigrante
Encontro Rota Sul, Nova Veneza
Encontro Rota Sul, casas de pedra
Conhecendo a história de Nova Veneza, no Encontro Rota Sul.

Barragem do Rio São Bento

Fomos até a Barragem do Rio São Bento, responsável pelo abastecimento da cidade e boa parte da região. O local onde a barragem foi construída era um bairro, que ficou submerso, restando apenas a torre da antiga igreja fora da água.

Em um fim de tarde, rende lindas fotos! Conhecemos o Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, que este ano completou 50 anos e ainda a Vinícola Borgo, em uma área mais rural e com paisagens lindas.

Encontro Rota Sul
Encontro Rota Sul, Vinícola Borgo

Para o nosso jantar, o Restaurante Bodega do Zeca nos aguardava com uma costela fogo de chão e buffet de massas e saladas (gente, devo ter engordado alguns quilos nesse encontro!!).

Antes do jantar apreciamos a apresentação do Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro Nova Veneza e tivemos um bate papo super descontraído com a blogueira de gastronomia, Rúbia Ramos. Leia mais sobre Nova Veneza, a capital da gastronomia Italiana!

Encontro Rota Sul, Bodega do Zeca

Mas calma, ainda tinha mais! Quando menos esperávamos, a Susan, Secretária de Turismo, adentra o restaurante com nada mais nada menos, do que a Corte do Carnevale de Venezia! Gente, que coisa mais linda. O Carnevale acontece sempre no mês de junho e lota a cidade.

Encontro Rota Sul
Dia 03/11 – Serra do Rio do Rastro

No segundo dia de Encontro Rota Sul nosso destino foi a Serra do Rio do Rastro, com suas curvas sinuosas e uma beleza natural de tirar o fôlego, em Bom Jardim da Serra. Já conhecia a cidade, mas ainda não havia subido a serra.

Cascata da Barrinha

E voltar a um lugar sempre pode trazer surpresas, como rever a Cascata da Barrinha ou a visita ao Cânion da Ronda, que fica ao lado do Parque Eólico. Almoçamos no Restaurante Tropeiro, que tem uma vista linda das coxilhas.

Quando chegamos um costela fogo de chão estava sendo assada, devagarinho, suculenta!!! Foi minha segunda vez no Tropeiro e confesso que desta vez ele estava bem melhor.

Encontro Rota Sul
Turma toda do Encontro Rota Sul no Cânion da Ronda, em Bom Jardim da Serra. Foto: Beneth Torquato

À tarde, na nossa volta para Criciúma, a Confeitaria Bolo de Mãe, da Dona Rosângela e da Karol Carvalho, nos esperava para um café da tarde daqueles de cair o queixo. Nada melhor que terminar o dia assim, com tantas delícias!


Dia 04/11 – Orleans e Criciúma

No terceiro dia de andanças fomos para Orleans, que fica a 40 km de Criciúma. Saímos cedo, pois nos esperavam no RealNob Hotel para o café da manhã (gente, vocês não tem ideia de como e quanto comemos neste encontro.

E tudo delicioso, saboroso. Só de lembrar tá dando fome!!). Para nossa surpresa, o Prefeito de Orleans, o Sr. Jorge Koch, nos dar as boas vindas. Achei super gentil isso. Nesse dia nosso guia pela cidade foi o Leomar Brugnara, Secretário de Cultura e Turismo. Depois do café, fomos conhecer os Paredões do Zé Diabo.

O artesão esculpiu em rocha, direto nas pedras. É muito lindo. Saindo dali fomos direto para o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel. O espaço refaz os passos dos imigrantes, mostrando, através de casas, ferramentas, objetos, roda d´água, como era o dia a dia das famílias. Uma pena que bem na hora caiu uma chuvarada. Eu acabei não fazendo todo o circuito. Mas já disse que volto em breve! Pois a proposta é interessante e muito legal.

Depois do Museu ao Ar Livre nossa parada seria a Cervejaria Lohn Bier. Onde fomos recebidos pelo Richard, Sommelier da casa, para uma visita guiada e um almoço regado a muita cerveja gostosa, claro! Ainda bem que ninguém estava dirigindo!

Encontro Rota Sul

Depois de apreciarmos tantas cervejas boas e um almoço super gostoso, hora de pegar a estrada para mais um passeio. Desta vez a uma Mina de Carvão, a Mina de Visitação Octavio Fontana, em Criciúma. Saindo da Mina, fomos ao Museu Augusto Casagrande. O Casarão foi a residência de um dos fundadores da cidade.

Encerramos nosso terceiro dia em um jantar, oferecido pelo Interclass Hotel e com um bate papo, desta vez com o Beneth, do Blog Tire a Bunda do Sofá, que nos contou um pouco de como é sua rotina com o blog. Foi muito legal, pois todos puderam falar sobre suas expectativas e objetivos, como blogueiros de viagem!

Interclass Hotel Criciúma
Interclass Hotel

Dia 05/11 – Criciúma

E chegamos ao nosso último dia de encontro! Pra nossa tristeza, claro! Depois de nos encontramos no café da manhã e fazermos nosso check out, saímos para uma última volta por Criciúma, para conhecermos duas praças super importantes para a história e desenvolvimento da cidade, a Praça Nereu Ramos, onde vimos como é o capim “cresciuma”, que deu origem ao nome da cidade e a Catedral de São José. E a Praça do Congresso.

Além do Parque das Nações, espaço inaugurado em 2011, com o objetivo de ser um ponto e lazer da comunidade. O Parque foi construído em volta do que antes era a Estação Ferroviária de Criciúma. A estação e a antiga Maria Fumaça foram preservadas.

Praça Nereu Ramos homenagem aos mineiros de Criciúma
Praça Nereu Ramos capim cresciuma
Praça do Congresso em Criciúma
Parque das Nações Criciúma

Olha a galera toda reunida ai, na Estação do Trem!!! A partir daqui algumas pessoas já tinham que ir para o aeroporto, e as despedidas começaram.

O grupo que ainda ficou, foi para o Shopping Nações, para o almoço no Ristorante e Forneria Famiglia Angelotti, especializado em comida italiana, com uma estação de massas daquelas que a gente quer ficar ali o dia todo eheheh

Ristorante e Forneria Famiglia Angelotti
Delícias do Famiglia Angelotti, no Encontro Rota Sul.

Nada mal encerrar nosso encontro assim, com mesa farta e deliciosa! Obrigada mais uma vez Michela, Ester e Angela. Obrigada aos demais participantes pois a integração dessa turma também ajudou para que tudo fosse perfeito.


NOSSOS PARCEIROS


Encontro Rota Sul, parceiros

Cervejaria Lohn Bier | LATAM | Hotel Ibis Criciúma | Restaurante Bodega do Zeca | Restaurante Veneza | Engenharia Castanhel | Supplay Informática e Suplementos | Effort Digital | Minha Trip 92,5 FM | Inspira Personalizados |Real Nob Hotel | Churrascaria Tropeiro | Prefeitura de Nova Veneza | Prefeitura de Orleans | Fundação Cultural de Criciúma | Multicópias | Damyller | Interclass Hotel | Bolo de Mãe | Feelclean Lenços Umedecidos | Viagema | Gate 05 | Tribo da Serra Eco | Famiglia Angelotti | PAX | Omnes Cosméticos

Olha que kit maravilhoso que ganhamos de presente! Uma mochila recheada de lindezas, fora os presentinhos que fomos ganhando ao longo dos quatro dias, pois sempre tinha uma surpresinha nos aguardando! Muito obrigada! 😉

Encontro Rota Sul, brindes

Este foi meu segundo encontro este ano. O primeiro foi o Blogando no Vale Europeu, que eu organizei em agosto. É só clicar no link pra saber tudo o que aconteceu por lá também!

E ai? Curtiram? Então aguardem por que ainda vai ter mais informação sobre esse evento. Fiquem de olho!

Ponte Anita Garibaldi
Voltando pra casa! BR 101 tranquila, na Ponte de Laguna!

Encontro Rota Sul
Artigo anteriorPomerode Museu Casa do Imigrante
Próximo artigoMagia de Natal, o Natal encantado de Blumenau
Casa de Doda
Sou a Márcia, gaúcha lá de São Leopoldo. Sou jornalista, gremista, leonina, corredora amadora, viajante e Editora do Casa de Doda! Aqui eu conto sobre os lugares por onde andei e as belezas que vi. E sobre o que eu não gostei, também!! Vem passear comigo.

10 COMENTÁRIOS

    • Eii Michela! Que bom que gostou. Ficamos tão encantados pela região que logo voltaremos. Cássio já está programando de levar os parentes que virão de Manaus em dezembro. O Rota Sul fez história. Que venham mais edições com mais sucesso ainda. Beijos

    • Oi Gisele! Estava pensando isso outro dia. Que passamos dias intensos, cheios de conteúdo legal, lugares lindos para ver e conhecer, e uma galera boa demais! E que venham muitos outros encontros! Beijos

    • Eu adorei conhecer vocês. Alguns eu já conhecia e tive a oportunidade de rever. Esses encontros são ótimos. Ajudam a reforçar o nosso trabalho. Beijos

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.