Hoje vou deixar dicas do que fazer em Itajaí, cidade de colonização Açoriana, Alemã e Italiana, que fica na região centro-norte de Santa Catarina e é banhada pelo Oceano Atlântico e pela margem esquerda do Rio Itajaí-Açu.
Essa mistura de etnias lhe rendeu uma história de muito trabalho, ótima comida e um povo acolhedor! Além disso tem forte tradição portuária. É lá que está um dos portos mais importantes do Brasil.
RESERVE SEU HOTEL EM ITAJAÍ
Antes, um pouquinho de história
Itajaí foi fundada em 1860 e seu nome vem do Tupi. Como significados diferentes foram encontrados até hoje ainda não se tem uma definição oficial! Alguns dizem que significa “Rio das Taiás”, outros que pode ser “água do senhor da pedra”.
Enquanto os estudiosos pesquisam sobre isso, nós vamos nos encantando pela cidade e seus atrativos. Que são muitos, eu garanto!
Itajaí faz divisa com as cidades de Balneário Camboriú, Camboriú, Brusque, Gaspar, Ilhota e Navegantes. É sede do maior porto pesqueiro do país e da maior universidade privada do estado de Santa Catarina, a Univali. Bom, agora vamos passear!
O que fazer em Itajaí
Mercado Público – Centro de Cultura Popular
Comece seu tour pelo Mercado Público da cidade ou Mercado Velho. Inaugurado em 1917, era o centro de comércio de secos e molhados, de peixes e o ponto de encontro dos comerciantes da cidade.
Para as festas de seu centenário, em 2017, passou por uma revitalização, mas sempre mantendo os ares de sua época! O espaço é pequeno, se comparado a outros Mercados históricos, mas muito charmosinho, com restaurantes e lojas de artesanato!
No espaço contíguo fica o Mercado do Peixe, que vendo peixes e frutos do mar fresquinhos. Uma coisa legal é que o visitante compra seu peixe nas bancas e leva para os restaurantes que eles preparam.
Aproveito e deixo uma dica! Na parte do Mercado do Peixe fica o Box 30 – Restaurante e Lanchonete. Menu simples, mas cheio de delícias do mar a preço justo. Olha ai essa fritada de peixe, camarões e lulas! Acompanhada de uma cervejinha bem gelada… Yumi !
Endereço: Av. Ministro Victor Konder – Praça Félix Busso Asseburg, s/nº – Centro. Funciona das 07h às 18h.
Centro Histórico
Nossa segunda parada é no Pier Turístico de Itajaí e Terminal de Cruzeiros – Guilherme Asseburg. É ali que imensos transatlânticos atracam no verão, trazendo turistas de todas as nacionalidades para conhecerem a cidade e a região.
Inaugurado em 2001, desde então já atracaram por lá mais de 40 navios de turismo. É o único terminal exclusivo para transatlânticos do Brasil e também o único na região Sul a possuir completa infra-estrutura alfandegária.
Endereço: Rua: Av. Prefeito Paulo Bauer, 755. Em frente a Praça Vidal Ramos.
Igreja da Imaculada Conceição
Em frente ao Píer Turístico, na Praça Vidal Ramos, encontramos a Igreja da Imaculada Conceição. É considerada a edificação mais antiga de Itajaí. A primeira igreja, de 1823, era de pau a pique. A atual construção é uma ampliação da antiga matriz, que foi edificada em pedras e tijolos, a partir de 1834. Nela podem ser apreciados belos exemplares de arte sacra, além de painéis e pinturas do artista local Dide Brandão.
Casario Centenário
Ao andar pelo Centro Histórico preste atenção aos casarões bem conservados que ainda existem. Muitos deles hoje abrigam espaços culturais. Eles dão um charme a mais ao passeio!
Destaque para o Hotel Rota do Mar. Inaugurado em 1897, seu nome era Hotel Brasil e teve grande importância durante a segunda guerra, pois todos iam até lá para saber as notícias da Europa. Já pertenceu a várias famílias importantes da cidade.
Igreja Matriz Santíssimo Sacramento
Sua pedra fundamental foi lançada em 1940 mas sua inauguração só aconteceu em 1955. Construída nos estilos romântico e gótico, seu interior é uma joia, com afrescos dos artistas italianos Emílio Sessa e Aldo Locateli. Entre eles o belíssimo painel do teto, que representa a Imaculada Conceição da Virgem Maria.
Outra obra que chama a atenção é a estátua de Moisés que desce do Sinai, obra do escultor Teichmann colocada sobre o púlpito. Na construção da igreja foram utilizados 700 mil tijolos e seus vitrais retratam passagens da Bíblia!
Palácio Marcos Konder – Museu Histórico de Itajaí
O imponente casarão de 93 anos abriga desde 1982 o Museu Histórico de Itajaí, mas sua primeira função foi como prédio público, onde ficavam a Prefeitura e a Câmara Municipal. Seu acervo conta com mais de 2 mil peças, organizadas por seções e que contam a história da cidade. Sua arquitetura em art-nouveau, encanta quem passa pela praça e não resiste a fazer fotos!
Endereço: Rua Hercílio Luz – 681 – Centro. Funciona de terça a sexta, das 13h às 19h. Sábado, das 10h às 15h.
Morro da Cruz
Para quem gosta de mirantes, o Morro da Cruz, que fica no Bairro Fazenda, oferece uma linda vista do encontro do Rio Itajaí-Açú com o mar. Se der sorte vocês podem ver a entrada de navios cargueiros ou cruzeiros turísticos, além da vista panorâmica da cidade.
Praias
Molhes da Barra, Farol e Praia da Atalaia
Os Molhes da Barra e o Farol ficam na Praia da Atalaia e são um dos principais pontos turísticos da cidade. É pelos molhes que entram e saem os navios que chegam ao Porto de Itajaí. É ali que acontece o encontro do Rio Itajaí-Açu com o mar. O local também é bom para a prática da pesca de arremesso.
No entorno fica um espaço de estacionamento e tem muitas barraquinhas que vendem caldo de cana, pastel e milho cozido. Total cara de praia!
Como chegar: Siga pela Av. Dep. Francisco Evaristo Canziani, seguindo a rota das praias.
Cabeçudas – Bico do Papagaio
Saindo da Praia da Atalaia em direção à Praia de Cabeçudas, nos deparamos com uma formação rochosa que lembra a figura de um Bico de Papagaio. No verão o movimento entre as praias é muito intenso, principalmente por que suas águas não são tão frias.
E ai, gostaram das dicas? Eu falei que era um roteiro de um dia, mas claro que vocês podem esticar! Afinal, a cidade têm belas praias e conta com bons restaurantes e bares. Então é possível que queiram ficar mais, por isso o roteiro de um dia serve como base para o que vier depois!
Além dos lugares que eu citei, ainda tem:
- Praia do Jeremias
- Praia da Solidão
- Visita a Biblioteca Pública Municipal, que fica na Antiga sede da Fábrica de tecidos Renaux
- Parque Natural da Atalaia, que oferece trilhas para caminhada
- Salto e parapente do Pico do Atalaia, essa pra quem curte aventura
- Centreventos Itajaí, onde acontecem os principais festivais e eventos, como a Marejada e a Volvo Ocean Race
Bom, acho que agora eu listei tudo! Mas como eu digo, é preciso ir ao lugar, para ver com os próprios olhos, tirar as suas conclusões e depois me contar aqui se gostou ou não!
Vocês já conhecem Itajaí? Qual a dica boa que para o Casa de Doda? Deixa nos comentários. 😉
Redes Sociais
—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda
—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips
PLANEJE SUA VIAGEM
Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Doda, através dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!
+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!
+ALUGUEL DE CARRO
Pesquise na RentCars os melhores preços, em reais, para a sua locação. Sem cobrança de IOF e pagamento parcelado no Cartão.
+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão.
+INGRESSOS de atrações, passeios e transfer’s: Civitatis e TourOn.
Adorei as dicas!!! Além de tudo, ilustradas e com a localização…gratidão!
Oi Wania! Que ótimo! Fico feliz em saber que ajudei. Aproveite e curta muito o passeio em Itajaí. Bjs, Márcia