Museu Casa Eduardo Ribeiro é um espaço que guarda boa parte da vida e obra do maranhense Eduardo Ribeiro, que foi para o Amazonas revolucionar a forma de administrar.
Aliás é praticamente impossível caminhar pelo Centro Histórico de Manaus e não se deparar com inúmeras referências ao político Eduardo Ribeiro, considerado o grande incentivador e executor das obras que transformariam a cidade em uma metrópole, uma Paris dos Trópicos!
Embora tenha governado o Amazonas por pouco tempo, de 1892 até 1896, foi o suficiente para realizar grandes feitos, reconhecidos até hoje.
Um pouco de história
Sem dúvida o casarão onde viveu o ex-Governador Eduardo Ribeiro é um belo exemplar entre os vários palacetes edificados em Manaus no período áureo da borracha, que foi de 1880 a 1914.
Ele está situado no centro histórico da cidade numa área muito valorizada, especialmente pelo seu entorno que conta com o Teatro Amazonas, Palácio da Justiça e o Largo de São Sebastião.
Museu Casa Eduardo Ribeiro
Espaço restaurado
O amplo sobrado conta com três andares e passou por uma profunda restauração entre os anos de 2007 e 2009.
Seus ambientes foram todos reconstituídos com objetos e peças de mobiliário pertencentes ao jornalista, militar e político Eduardo Gonçalves Ribeiro, considerado um visionário por muitos.
A residência pertenceu depois a Família do engenheiro Bretislau de Castro, que ali viveu de 1907 a 1961 quando então foi vendida para a União Federal e passou a sediar serviços públicos de saúde.
Academia Amazonense de Medicina
Por isso ali está instalada a sede da Academia Amazonense de Medicina, fundada em 1980, na qual podem ser encontradas informações sobre a história da medicina no Amazonas.
Inaugurado em março de 2010, o Museu Casa Eduardo Ribeiro, buscou recuperar a história do maranhense que viria transformar a capital amazonense, a colocando no roll das grandes metrópoles do século 19, junto com outras importantes cidade brasileiras.
Museu Casa Eduardo Ribeiro
Acervo
Seu acervo possui uma exposição permanente de mobiliário de época e objetos de uso pessoal que procuram recriar o modo de vida do final do século 19 e início do século 20.
A fim de preservar ainda mais a história, as salas e aposentos têm o nome de fatos e personagens considerados relevantes na vida do ex-governador.
A saber, foi ele o grande incentivador da construção do Teatro Amazonas, a Ponte de Ferro, o Reservatório do Mocó, só para citar alguns dos prédios históricos da cidade.
Visitantes
De acordo com o guia que nos recebeu para a visita, o Museu recebe mais de 10 mil pessoas por ano, de turistas a estudantes interessados pela História do Amazonas e pela história do ex-Governador.
ONDE FICA O MUSEU CASA EDUARDO RIBEIRO
Redes Sociais
—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda
—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips
PLANEJE SUA VIAGEM
Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Doda, através dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!
+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!
+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão.
Imagino quanta história não guarda esse local! Quando fui a Manaus, não deu tempo de visitar. Foi bom poder conhecê-lo através do seu post! Obrigada…
Mas uma coisa… Fiquei impressionada com o modelo da cama… Acho que seria um pouco apertado dormir assim!!!
Um super beijo,
Carolina
Quando tiveres oportunidade vá visitar! Simmm nesses locais históricos sempre olho o tamanho das camas. As pessoas eram pequenas antigamente né?! Beijo