A cidade de Gaspar fica na região do Vale Europeu de Santa Catarina e atrai muitos visitantes durante o verão, que vêm em busca de sua Rota das Águas.
Seus primeiros habitantes foram os índios Xoclengues e Caigangues. Mas sua colonização se deu por alemães, italianos e açorianos. Além de seus parques aquáticos, tem forte turismo rural, cervejas e cachaças artesanais, e é procurada por quem gosta de praticar esportes radicais como parapente, jeep cross e motocross.
Ah! E é sede do Festival Brasileiro de Aeromodelismo, o Fesbraer, considerado um dos maiores do mundo nesse segmento.
A influência da cultura de seus fundadores está em cada canto da cidade, principalmente em suas construções e na comida típica.
Gaspar, um pouco de história
Inicialmente os moradores de Gaspar eram os povos indígenas, mas a partir de 1835 começam a chegar os primeiros imigrantes de origem alemã que passam a influenciar a cultura gasparense e a impulsionar o seu desenvolvimento econômico.
A partir de 1875 chegam os imigrantes italianos que vêm para o Brasil se estabelecendo fortemente na região Sul. Sua chegada em Gaspar contribui ainda mais para a formação cultural da cidade.
Nessa época praticamente toda a região do Vale Europeu era de Blumenau que, em 1880, ao ser elevada à categoria de cidade, transforma Gaspar em um de seus Distritos.
Em março de 1934, Gaspar se torna município e muito dessa conquista se deve ao trabalho incansável de seus moradores.
Mas por que a cidade se chama Gaspar?
Gaspar recebeu esse nome em homenagem ao líder federalista: Gaspar Silveira Martins (será que era meu parente?!?). Os federalistas (também chamados maragatos) pretendiam “libertar o Rio Grande do Sul da tirania de Júlio de Castilhos”, então presidente do Estado.
Os federalistas foram derrotados e Gaspar Martins exilou-se em sua fazenda Rincón Pereyra, no Uruguai, onde faleceu, em 1901.
Os principais roteiros de Gaspar
Para quem quer visitar Gaspar, ela oferece dois roteiros: a Rota das Águas, pelos bairros Cananéia e Belchior Alto, onde se pode desfrutar de pelo menos 7 parques aquáticos, cervejaria, pesque pagues e alambiques!
E o Roteiro Vila d’Itália, que segue pelo bairro do Gasparinho, uma área mais rural, com pousadinhas agradáveis e restaurantes que servem uma das iguarias da região: a truta.
A seguir veja uma lista com os lugares que eu conheço e indico!
Gaspar: como chegar
Para quem quer chegar de carro, vindo de São Paulo ou Rio de Janeiro, por exemplo, segue pela BR 116, depois pega a BR 101 sentido Santa Catarina. Após passar por Itajaí, pegue a saída para a BR 470 seguindo as placas sentido Ilhota e Gaspar/SC.
Mas se você vem de avião, o aeroporto mais próximo é de Navegantes e de lá você pode alugar um carro ou mesmo pegar ônibus até a cidade.
O que fazer em Gaspar
Conhecer o centrinho e visitar a Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo.
A primeira capelinha foi erguida em 1850. Em 1861 é fundada a Paróquia de São Pedro Apóstolo e finalmente, na década de 1950 é erguida a Igreja como vemos hoje.
Suas torres possuem 45 metros de altura e um relógio de oito faces. A imagem de São Pedro que fica entre as torres, tem 3 metros e pesa mais de uma tonelada.
Em junho acontece a famosa festa dedicada ao Santo Padroeiro, com quermesse e shows musicais.
1° Igreja Adventista do Brasil
Em Gaspar fica a primeira Igreja Adventista do Sétimo Dia. Foi a primeira Congregação Adventista estabelecida no Brasil. Fundada em 1895, sua sede fica no bairro do Gaspar Alto.
Anexo a Igreja fica um pequeno museu histórico, com itens e documentos pertencentes às famílias pioneiras.
Endereço: Rua Guilherme Belz, s/n° – Gaspar Alto.
Cervejaria Das Bier
Pense em um lugar com muito verde, com lagos (onde se pode pescar o próprio peixe), que produz uma das melhores cervejas do Vale Europeu e, que nem sempre pega WiFi! Essa é a cervejaria Das Bier. Um dos meus lugares preferidos em Gaspar.
Endereço: Rua Bonifácio Haendchen, 5311 – Belchior Alto. Telefone: (47) 3397-8600 E-mail: contato@dasbier.com.br
Cachaça Artesanal do Dupipe
A Cachaça Artesanal Dupipe é um dos lugares mais visitados no bairro de Belchior Alto, em Gaspar, Santa Catarina. Produzida de forma artesanal, atrai apreciadores de vários lugares.
Endereço: Rua Bonifácio Haendchen, 7999 – Belchior Alto. Passando a entrada da Cervejaria DasBier, um pouco mais em frente. Funciona todos os dias das 08h às 17h. Contato: cachacadupipe@yahoo.com.br
Parque Aquático Cascata Carolina
O Parque Aquático Cascata Carolina é um balneário todo animado para onde o pessoal aqui do Vale “corre” quando o verão chega, por que é quentura viu?!
A infra estrutura deles é muito boa com restaurante, bar, piscinas, além de uma pousadinha. Eu gosto muito!
Morro da Cruz ou Morro do Parapente
Do morro se tem uma magnífica vista da cidade e do Rio Itajaí Açu. Quando o tempo está aberto, se vê até o litoral. Anualmente são realizados eventos de parapente, que reúnem apreciadores do esporte vindos de vários lugares do Brasil.
Fazzenda Park Hotel
Sua área de 2 milhões m² é cercada por vegetação nativa da região do Vale do Itajaí. Costuma-se dizer que se hospedar no Hotel é viver a experiência de ouvir o canto dos pássaros, respirar o ar puro e passar momentos agradáveis valorizando o encanto das pequenas coisas.
O hotel oferece um sem número de atividades como trilhas ecológicas, passeios a cavalo, pescaria, pedalinhos, banhos de piscinas, cancha de bocha, arvorismo, entre outras.
Além da hospedagem tradicional com café da manhã, eles também oferecem o sistema de Day Use onde é possível passar o dia curtindo as maravilhas de lá.
Outros lugares para conhecer em Gaspar
Alambique do Nono – cachaça artesanal produzida pela
Parque Aquático Cascanéia – é o maior parque aquático de Santa Catarina, com mais de 100.000 m² em meio a uma exuberante área verde. Conta com ampla infra estrutura e pousada.
Morro da Cruz – com 290 m de altura, foi considerada a melhor rampa para voos livres do estado de Santa Catarina.
Clube de Modelismo Asas do Vale – E lá que acontece o Fesbraer, Festival Brasileiro de Aeromodelismo, considerado o terceiro maior do mundo, perdendo apenas para os que acontecem nos EUA e Japão. Endereço: Rod. Gov. Jorge Lacerda, 4.100 – Poço Grande. Fone: (47) 3332-1564
Truticultura Bertoldi – localizado em uma imensa área verde, o restaurante especializado em servir truta, oferece variações de pratos a base do peixe, que é muito consumido na região.
E ai? Gostaram? Que acham de vir pra cá, conhecer o Vale Europeu e todas as cidades que o tornam um dos principais roteiros turísticos de Santa Catarina?
Redes Sociais
—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda
—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips
PLANEJE SUA VIAGEM
Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Doda, através dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!
+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!
+ALUGUEL DE CARRO
Pesquise na RentCars os melhores preços, em reais, para a sua locação. Sem cobrança de IOF e pagamento parcelado no Cartão.
+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão.
+INGRESSOS de atrações, passeios e transfer’s: Civitatis e TourOn.
Marciaaaaa. Estava vendo o que tinha perto de Blumenau para poder visitar e cogitei Gaspar. Achei ótimo saber a origem do nome da cidade (Já tinha me perguntado o porquê, mas não fui procurar. Você me poupou um tempo, heheheh). Adorei a igreja matriz e, principalmente, o Parque Aquático Cascata Carolina (por que será?). Mas vou pular o parque aquático nesta visita porque esse frio não vai me permitir isso não hahahahhaha. Parabéns pelo post!
Um super beijo,
Carolina
Gaspar é fofinha! E o Cascata Carolina é ótimo. Em Março tem a ULtra Trail Rota das Águas, de 5 a 55 km, que a largada/chegada é lá. Dai na inscrição já está incluído o ingresso do parque. Depois da corrida a gente fica nas piscinas! Já corri lá e é Top!!! Bota na agenda eheheheh bjsss
Essa região é linda mesmo! Adorei o post…
Oi Rafael! Linda né? Eu gosto muito. Obrigada pela visita e comentário. Abraço