Fabricar e beber cervejas é uma arte, uma filosofia. Quem ai gosta de uma cervejinha? Eu eu eu !!! Difícil quem não goste, né? Mesmo que seja apenas um golinho. E quando elas são muitas, artesanais e cheias de estilo? Daí sim fica impossível resistir. E quando várias delas estão juntas, num mesmo lugar? Ahh não enrola, escreve logo esse post !!!! Ok!! 🙁 🙂
Não sei se vocês ouviram falar, mas a semana passada foi agitada por aqui. Blumenau estava cheia de acontecimentos. Um deles foi a 9° Edição do Festival Brasileiro da Cerveja, que aconteceu de 8 a 11 de março. Considerado o maior encontro cervejeiro do país, reúne mais de 700 rótulos, para a alegria dos fãs da bebida. E esta edição não fez feio, foram mais de 120 cervejarias, milhares de litros vendidos e, quase 40 mil visitantes nos quatro dias de evento. Eu era um deles, aliás !!!
Dentro da programação do Festival, acontece o Concurso Brasileiro de Cervejas, que elege as melhores cervejas artesanais do Brasil. São diversas marcas disputando a atenção e o paladar do júri formado em grande maioria, por especialistas internacionais. Este ano 51 cervejas catarinenses foram premiadas contra 27 do ano anterior. Um sucesso!
Ainda na programação do Festival, acontece a Feira Brasileira da Cerveja, que este ano teve sua 2° Edição e tem o objetivo de aproximar indústria e produtor, com a exposição de máquinas, equipamentos e insumos, e assim propiciar bons negócios. E para aqueles que tinham interesse de saber mais sobre como produzir uma boa cerveja, quais os rumos do setor, entre outros temas, palestras também estavam disponíveis.
E paralelo a tudo isso, acontecia em Brasília o evento mais esperado! Blumenau era oficialmente transformada na Capital da Cerveja. Muita coisa né? Mas calma que já explico!
Como vocês sabem, a cidade sedia a Oktoberfest, que já está indo para o sua 34° Edição, a Sommerfest (a mini oktober de verão!), o Festival Brasileiro da Cerveja, citado acima! Além de ter várias das melhores cervejarias artesanais do país e, a primeira Faculdade de Cerveja da América Latina – a Escola Superior de Cerveja e Malte, ainda tem o Museu da Cerveja. Todos esses atributos já lhe credenciavam para que fosse reconhecida como a Capital da Cerveja, claro! Mas faltava ser oficial.
Pois bem, agora não falta mais! No dia 09 de março, na presença do prefeito de Blumenau, da Realeza da Oktoberfest e demais autoridades, o Presidente da República sancionou em Brasília, a Lei 13.418/2017, que finalmente oficializa a cidade como a Capital Nacional da Cerveja, atendendo assim, a um clamor popular aqui da região.
E não tinha época melhor para que isso acontecesse, do que agora, durante esses eventos todos, o que só deu mais incentivo para as comemorações. Afinal, esse título ajuda a fomentar ainda mais o setor, que tem por aqui o Vale da Cerveja, além de reforçar o turismo da região, alavancando o comércio, hotelaria, alimentação. Todos ganham, principalmente o turista que pode vir para cá degustar uma bela cerveja artesanal e ainda curtir outros tantos atrativos.
E ai, gostou da novidade? Então agende-se e bora pra Blumenau! Ein Prosit!
*Imagens das logos Fonte: Site do Festival Brasileiro da Cerveja
PLANEJE SUA VIAGEM
Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Doda, através dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!
+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!
+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão.
+ALUGUEL DE CARRO: pesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x no Cartão de Crédito.
[…] Blumenau agora, é a Capital Nacional da Cerveja – Saiba mais sobre essa honraria e leia sobre o Festival Brasileiro da Cerveja. […]