Alguém aqui ainda não conhece Florianópolis, a capital catarinense? Ou Floripa, como é carinhosamente chamada por moradores e turistas?
Acredito que poucos não a conheçam e para esses eu deixo a dica, quando tiverem oportunidade, visitem a Ilha da Magia!
São mais de 100 praias distribuídas entre as ilhas e o continente, além de muitas outras atrações como seu Patrimônio Histórico, a gastronomia deliciosa, os cantinhos açorianos: Santo Antônio de Lisboa e Freguesia do Ribeirão da Ilha, e muito mais.
E para deixa-los curiosos, aqui vai uma lista com 10 coisas para você fazer em Florianópolis!
Florianópolis, 10 coisas para fazer
1 – Centro Histórico
O Centro histórico de Florianópolis é o ponto de partida para nosso roteiro “Top10”! Ali estão os mais belos prédios históricos, áreas de lazer, além de restaurantes que valem a visita. O bom de tudo é que podemos conhecer tudo fazendo uma caminhada. Como não é muito extenso, em uma manhã ou tarde se consegue visitar tudo. Aproveite para fazer lindas fotos!
2 – Ponte Hercílio Luz e Fortalezas
Considerada a ponte pênsil mais antiga do mundo, a Ponte Hercílio Luz foi inaugurada em 13 de maio de 1926. É o mais famoso cartão postal de Santa Catarina. Difícil passar por ela e não parar para fazer uma foto. Eu mesma tenho várias, de vários ângulo!
Em sua base fica o Forte de Sant’anna do Desterro, uma das fortalezas que mantinham a segurança da Vila de Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis.
Além dela o Forte de Santo Antônio de Ratones, Fortaleza de Nossa Senhora de Conceição Araçatuba, Fortaleza de São José de Ponta Grossa, Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, Forte de Santa Bárbara da Vila, Forte Marechal Moura de Naufragado e Bateria de São Caetano da Ponta Grossa.
Todos tombados pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil.
3 – Mirante do Morro da Cruz
O Morro da Cruz, também conhecido como Maciço do Morro da Cruz, é uma formação rochosa localizada na parte insular da cidade e se estende por quase 5 km no sentido das Baías Norte e Sul.
No seu pico, a 285 m de altura, estão o Mirante do Morro da Cruz, de onde se tem uma das melhores vistas panorâmicas dos bairros centrais de Florianópolis e da região continental.
Dali é possível avistar a Ponte Hercílio Luz, a Ilha de Ratones, e as Praias de Sambaqui, Cacupé e Daniela.
4 – Santo Antônio de Lisboa
Com uma das vias gastronômicas mais famosas da cidade, o distrito histórico de Santo Antônio de Lisboa é ótimo para passear, comprar artesanato, caminhar por seu calçadão e beber um choppinho assistindo ao por do sol, que por aquelas bandas é belíssimo!
5 – Jurerê Internacional
Considerada uma das praias mais badaladas do Brasil, Jurerê Internacional reúne os ricos e famosos! Tem restaurantes estrelados, casas noturnas onde tocam os melhores DJ’s, gente bonita e descontraída circulando pelos paradores ou pelas lojas de grife do Jurerê Open Shopping.
6 – Lagoa da Conceição
A Lagoa da Conceição é outro ponto da cidade muito visitado. Eu adoro parar nos restaurantes de lá para comer sequência de camarão e também admirar as peças feitas de renda de bilro, uma técnica de tecelagem trazida pelos açorianos.
A Lagoa é muito procurada por praticantes de sandboard, parapente, kitesurf, entre outros esportes radicais.
7 – Ilha do Campeche
Suas águas verdinhas e tranquilas são um dos motivos para fazer qualquer um visitar o Campeche. Além disso sua natureza quase intocada nos faz entender como é importante preservar esses pequenos paraísos.
8 – Lagoa do Peri
O Parque Municipal da Lagoa do Peri é uma reserva biológica. É a maior lagoa de água doce da costa catarinense, são 5 km² de extensão. Serve como berçário de animais típicos, como a Lontra e o Macaco-prego. É o lugar perfeito para um piquenique em família ou para quem quer curtir a natureza sossegado!
9- Costa da Lagoa
A Costa da Lagoa é um bairro de Florianópolis que fica na Lagoa da Conceição. Para chegar até lá só indo de barco ou fazendo uma trilha, pois não estrada para carros ou ônibus.
A ida de barco já e uma atração a parte, além dela a natureza exuberante e as ótimas opções de restaurantes, fazem todos que ficarem encantados com o lugar.
10 – Freguesia do Ribeirão da Ilha
Sou apaixonada pelo Ribeirão da Ilha, outro bairro açoriano de Florianópolis. Suas casas coloniais coloridas, sua calmaria, mesmo tão perto do centro da capital, seus restaurantes especializados em ostras. Tudo isso é a receita perfeita para um dia agradável caminhando por esse pedacinho da Ilha.
E ai, curtiram as dicas? Vocês que já conhecem Floripa, me digam o que acham? Não é que dá vontade de voltar sempre? 🙂
Redes Sociais
—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda
—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips
PLANEJE SUA VIAGEM
Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Doda, através dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!
+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!
+ALUGUEL DE CARRO
Pesquise na RentCars os melhores preços, em reais, para a sua locação. Sem cobrança de IOF e pagamento parcelado no Cartão.
+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão.