Hoje minha andança é por São Francisco do Sul, aqui em Santa Catarina, onde fui visitar o Museu Nacional do Mar – Embarcações Brasileiras.
Não sei se contei para vocês que adoro visitar museus? Por isso sempre que viajo ou saio para passear, já vou procurando se aquele destino tem algum museu, para eu ir até lá fazer uma visita!
Criado em 1991 com o objetivo de valorizar o patrimônio naval brasileiro, o Museu Nacional do Mar reúne exemplares de embarcações de todo país.
O lugar nos mostra a riqueza da nossa história naval contada através de 91 embarcações em tamanho natural e de várias salas temáticas, divididas por regiões, com mais de 200 peças de artesanato, acessórios e redes.
É um lugar muito interessante.
Está instalado em 10 mil m², onde ficavam os antigos galpões da Empresa Nacional de Navegação Hoepke, que foram totalmente restaurados para receber o acervo vindo de várias partes do Brasil.
A empresa, fundada em 1895 pelo alemão Carl Hoepke, tinha a intenção de fomentar as atividades portuárias na cidade como o comércio de madeira e erva-mate.
Sua construção é um salto na mudança de arquitetura de São Francisco o Sul, que deixa de construir casas coloniais e passa às construções em estilo eclético europeu.
+RESERVE SEU HOTEL EM SÃO FRANCISCO DO SUL
Entre suas salas temáticas merece destaque a dedicada ao velejador Amyr Klink. Ali é possível conhecer a réplica de seu veleiro Paraty, com o qual fez a travessia do Atlântico Sul a remo.
Amyr Klink é apoiador benemérito do Museu desde sua fundação.
Sala Amazônia
Além dela a Sala Amazônia, que reproduz um ambiente ribeirinho, a sala das canoas, jangadas e das baleeiras, onde uma maquete mostra como era a caça às baleias (que eu sempre acho triste demais…), entre outras embarcações, todas em exposição.
O Museu Nacional do Mar é tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural – IPHAN, por sua inestimável contribuição a preservação da história e memória naval brasileira, e oferece uma biblioteca com mais de 2.500 obras relacionadas ao tema, disponíveis para consulta.
E ai, curtiram? Também gostam de visitar museus? Então deixem um recadinho nos comentários! Me contem qual o museu mais legal que já visitaram até hoje!
Funcionamento do Museu Nacional do Mar
Terça a sexta, das 09h às 17h30. Sábado, domingo e feriado: das 10h às 17h30. Ingressos: R$ 5,00. Meia-entrada: R$ 2,00. Crianças até 7 anos e adultos maiores de 60 anos: entrada gratuita. Endereço: Rua Manoel Lourenço de Andrade, 133 – Centro.
Redes Sociais
—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda
—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips
PLANEJE SUA VIAGEM
Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Doda, através dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!
+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!
+ALUGUEL DE CARRO
Pesquise na RentCars os melhores preços, em reais, para a sua locação. Sem cobrança de IOF e pagamento parcelado no Cartão.
+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão.
+INGRESSOS de atrações, passeios e transfer’s: Civitatis e TourOn.
[…] mais sobre o Museu do Mar com a Márcia do blog Casa de […]