Museu WEG de Ciência e Tecnologia, em Jaraguá do Sul, um espaço para contar a história de uma das maiores indústrias da América Latina.
Criado em setembro de 2003, o Museu WEG tem por objetivo contar a história da empresa WEG, da cidade onde ela nasceu, Jaraguá do Sul, falar sobre ciência e tecnologia, reunindo assim em um só lugar um espaço para emoção, reflexão e cidadania.
+Encontre seu hotel em Jaraguá do Sul
WEG – Um breve relato
Em abril de 1961 três amigos se reuniam para amadurecer a ideia da criação de uma empresa de motores elétricos. Alguns meses se passaram e em setembro do mesmo ano Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus fundam a WEG (para quem não sabia, as letras do nome da empresa são as inicias de cada fundador!).
Eles não imaginavam que 57 anos depois a empresa que nasceu de um sonho, se tornaria uma das mais importantes empresas de tecnologia e energia elétrica do mundo, com parques fabris em 11 países, filiais comerciais em 28 países e com mais de 30 mil colaboradores.
Todos os fundadores já são falecidos, cabendo a um Conselho de Administração a gestão da empresa.
O Museu
Ocupando o espaço onde foi a primeira sede das indústrias WEG, o Museu WEG foi uma forma de homenagear a empresa e todos aqueles que trabalharam (e continuam trabalhando) para que ela se tornasse o que é. Sua inauguração aconteceu no aniversário de 42 anos da empresa, em setembro de 2003.
O acervo de 1700 itens com maquinário, documentos e ferramentas, está dividido entre 11 salas temáticas, que falam sobre as descobertas e invenções que contribuíram para o desenvolvimento da revolução eletrônica.
Ao chegar, o primeiro contato do visitante é com a Sala de Imersão, onde palavras chaves da exposição se interligam com os nomos Werner, Eggon e Geraldo!
A medida que vamos adentrando as salas, o Museu vai convidando o visitante a interagir através de diversos recursos de som e imagem. É tudo muito didático, possibilitando compreender como os fenômenos eletromagnéticos funcionam e a forma como a sociedade se apropria deles.
Para garantir que essa interação aconteça de forma efetiva, tecnologias como telas touch screen, áudios, vídeos e projeção mapeada estão a disposição.
Uma maquete da cidade de Jaraguá do Sul também faz parte da exposição. Em um painel escolhemos qual área queremos conhecer e imediatamente ela é iluminada e um áudio conta qual a importância daquela parte da cidade. Fiquei um tempão “brincando” ali!
No saguão a caminhonete Austin 1950, de fabricação inglesa, que pertenceu ao Sr. Werner Voigt está exposta. Até hoje o documento de licenciamento é renovado! Logo atrás do carro a bicicleta usada para fazer pequenas entregas.
Em quase 15 anos de história o Museu WEG já recebeu mais de 130 mil visitantes, entre estudantes, estudiosos e cientistas. Uma gama de profissionais ou apenas curiosos, sobre como a WEG se tornou essa grande empresa e como evoluiu ao longo desses anos.
Eles encontram essa reposta nas palavras de cada um dos homens que acreditaram que suas ideias poderiam dar certo e foram em frente:
Ponto Bacana: Em 2013, por ocasião do seu 10° aniversário, o Museu Weg foi reformado e parte de seu acervo foi renovado, com isso os termos de acessibilidade também foram modificados, tornando o museu um dos cinco com mais acessibilidade do Brasil. Ele está equipado com elevador, piso tátil, maquete tátil, motor em resina para montar e desmontar e acesso para cadeirantes.
MUSEU WEG – Endereço: Av. Getúlio Vargas, 667 – Centro – Jaraguá do Sul. Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h. Entrada gratuita.
E ai? Gostaram? Já deu pra notar que eu adoro visitar museus né? Gosto mesmo, pois são espaços cheios de histórias, cultura e de muito ensinamento, por que não? E vocês, também curtem esse tipo de passeio? Me contem tudo!! 😉
PLANEJE SUA VIAGEM
ALUGUEL DE CARRO: pesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.
SEGURO DE VIAGEM: Real Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.
COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRA: Cotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis.
DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.
INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.
**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!
*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!