Orleans, em Santa Catarina, é uma cidadezinha simpática, com pouco mais de 22 mil habitantes, que fica na região Sul do estado. Mas não se engane, ela é pequena, mas sua história e cultura são muito ricas.
Tanto que integra os Roteiros Nacionais de Imigração do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Saiba mais da História de Orleans
Sua história começa quando o Imperador D. Pedro II dá de presente à sua filha, a Princesa Isabel, as terras onde hoje fica Orleans, por ocasião do casamento dela com Luís Felipe Maria Fernando Gastão de Orleans (ufaaa!), o Conde d’Eu, em outubro de 1864.
Por isso, anos mais tarde quando o Conde esteve na região, antiga Colônia do Grão-Pará, para a inauguração da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina (batizada em homenagem a Imperatriz do Brasil), entendeu que ali seria o lugar ideal para a sede da Colônia.
Disse ele – “Aqui nascerá a parte meridional da sede Colônia Grão-Pará e terá o nome de Orleans, em homenagem à minha família na França” e assim foi!
A saber, bem ao lado da estátua em homenagem ao Conde D’Eu fica a replica da primeira Igreja Matriz da cidade. Uma gracinha!
Mas o que fazer em Orleans?
Como falei Orleans é pequena mas oferece atrativos culturais, naturais e gastronômicos. Por isso vamos começar nosso passeio pelo Museu ao Ar Livre, um espaço muito peculiar, pois recria uma vila, com casas e costumes da época dos fundadores. Achei interessante demais percorrer suas trilhas.
Museu ao Ar Livre Princesa Isabel
Idealizado pelo Padre João Leonir Dall’Alba, foi inaugurado em 1980. É o primeiro nesse estilo na América Latina e ocupa uma área de, aproximadamente, 20 mil metros quadrados.
Assim como o nome diz, o Museu fica ao ar livre e conta a história dos imigrantes italianos que povoaram a região. São 15 construções típicas. É possível visitar a Casa do Colono, com seus cômodos, móveis, roupas e utensílios.
Estrebaria, olaria, engenho, galpão das ferramentas, capela, entre outros espaços que retratam como viviam os primeiros moradores de Orleans.
Onde fica: Rua Padre João Leonir Dall’Alba, s/n – Murialdo. Funciona: de terça a sexta, das 09h às 12h horas e das 13h30 às 18h. Sábado, domingo e feriados, das 09h às 18h. Ingressos: R$ 6. Grupos escolares, estudantes, professores, crianças entre 7 e 12 anos e idosos acima de 60 pagam meia. Menores de 6 anos, entrada grátis. Contato: +55 48 3466-0011
Casa de Pedra
A Casa de Pedra foi inaugurada em 2001 e faz parte do complexo do Museu ao Ar Livre. Ela abriga alguns espaços culturais, como o Museu da Imigração Conde D’Eu, o Centro de Documentação Histórica Plínio Benício (CEDOHI), a Reserva Técnica, a Biblioteca Histórica Etienne Stawiarski e o Laboratório de Conservação e Restauração.
Museu da Imigração Conde D’Eu
O Museu foi iniciado nos anos 1970 em outro espaço, onde o Pe. João Dall’Alba colecionava ferramentas de trabalho, imagens e objetos sacros, móveis, indumentárias, minérios, entre outros itens que fazem parte do seu acervo.
Hoje o Museu da Imigração Conde D’Eu funciona dentro da Casa de Pedra. Ficou fechado por alguns anos e foi reaberto para visitas em 2002 quando da abertura da Casa de Pedra.
Paredão do Zé Diabo
Esculpido pelo artista plástico, José Fernandes, o Zé Diabo, os paredões estão localizados no acesso a Orleans, às margens do Rio Tubarão, na passagem da estrada de ferro.
O escultor, que morreu em 2017, ficou famoso por esculpir as cenas bíblicas no bloco rochoso. Trabalho que durou anos, sendo feito com muita paciência e dedicação.
Onde fica: Rua Padre João Leonir Dall’Alba, s/n – Murialdo. Funciona: todos os dias
Cervejaria Lohn Bier
Aqui um fato curioso! A Cervejaria Lohn Bier fica, na verdade, em Lauro Müller, na divisa com Orleans, por isso acabou se tornando uma atração da cidade. Gostei dessa integração, pois os dois municípios saem ganhando!
Inaugurada em 2014, a cervejaria familiar foi ganhando fama e prêmios e hoje está entre as melhores cervejarias do Brasil. No início as cervejas tinham muito a ver com os clássicos das Escolas Alemã e Inglesa. Porém, com o tempo, a Lohn Bier foi buscando sua identidade, com cervejas feitas de ingredientes locais.
Capacidade de Produção
Só para ilustrar, a capacidade de produção da Lohn Bier é de mais de 300 mil litros da bebida por mês, são aproximadamente 1220 garrafas por hora. A Cervejaria tem em seu portfólio 25 tipos de cervejas. E todas ótimas, eu garanto!
Além de Pub, bar e loja com produtos, a Lohn Bier oferece visitação guiada pela fábrica. Com direito a degustação no final! Vai perder essa?!
Onde fica: Rodovia SC 390 – km 432 – KM 107 – Lauro Müller/Orleans. Funcionamento: Pub: de quarta à sexta, das 19h à meia-noite. Sábado, das 09h à meia-noite. Domingo, das 10h às 19h. Loja e bar no balcão: diariamente – a partir das 08h. Visitas: Sábados às 16h e domingos às 10h30, apenas com agendamento prévio. Contato: +55 48 3466-0489
Igreja Matriz
A Igreja Matriz dedicada a Santa Otília foi inaugurada em 1962. Ela foi erguida no mesmo local da primeira capela da cidade, que havia sido construída em 1886 pelo comendador francês Joaquim Caetano Pinto Júnior.
Em frente a Igreja, no entroncamento das principais ruas da cidade, fica o Obelisco em homenagem aos povos fundadores de Orleans: Portugueses, Italianos, Alemães e Poloneses.
Endereço: Rua Aristiliano Ramos, 75. Funciona: todos os dias. Contato: +55 48 3466-0185
Parque Estadual da Serra Furada
O Parque é uma Unidade de conservação brasileira de proteção à natureza, e está localizado dentro da área das cidades de Orleans e Grão Pará.
Foi criado em 1980, tem uma área de 1330 hectares e sua principal atração é a Pedra Furada, uma fenda arenítica com cerca de 45 metros de altura e 8 metros de largura.
Conforme falam o parque é apropriado para pesquisas sobre a biodiversidade, por isso é comum ver muitos estudantes e pesquisadores por lá. Estudos feitos no local indicaram a presença de várias espécies de aves, mamíferos, anfíbios, répteis e até peixes. Funciona: todos os dias. Entrada gratuita.
Antes de mais nada, minha sugestão de hospedagem em Orleans é o Real Nob Hotel, nota 8,6 no Booking. Confortável e ótimo atendimento. São 59 apartamentos, divididos em quatro categorias. Todos com ar condicionado split, TV a cabo, minibar, escrivaninha e uma sacadinha para a vista da região.
O café da manhã no hotel é do tipo colonial, com pães, bolos, frios, ovos mexidos, cereais, café, suco, chá, leite e outras opções. Depois desse cafezão é só ir fazer o roteiro turístico da cidade.
O hotel possui ainda restaurante, servindo almoço e jantar, academia, salão de jogos e oferece estacionamento e Wi-Fi gratuitos.
Então? Curtiram a dica? Mais um cidade para a lista de municípios catarinenses visitados. Eu me surpreendi positivamente nesse passeio. Alguém já teve a oportunidade de visitar Orleans? Deixa nos comentários o que achou!
—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips
PLANEJE SUA VIAGEM
Reservando sua viagem com os parceiros doCasa de Doda, através dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!
+SEGURO DE VIAGEM Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão.
Gente, quanta história nesse lugar! Estou encantada e quero conhecer. Eu amo as histórias do Império, principalmente, após D. Pedro II.
Parabéns pelo post! Ficou realmente muito bom e, como viu, dá vontade de fazer as malas e partir para Orleans agora!
Um super beijo,
Carolina
Gente, quanta história nesse lugar! Estou encantada e quero conhecer. Eu amo as histórias do Império, principalmente, após D. Pedro II.
Parabéns pelo post! Ficou realmente muito bom e, como viu, dá vontade de fazer as malas e partir para Orleans agora!
Um super beijo,
Carolina
Orleans é uma gracinha! Eu também me surpreendi positivamente quando visitei. Venha que tenho certeza que vais curtir também! Beijoss