Construída para ligar a orla de Balneário Camboriú ao bairro da Barra, a Passarela da Barra virou ponto turístico da cidade, atraindo muitos turistas encantados pela vista que o espaço proporciona.
Inaugurada em setembro de 2016, a Passarela da Barra era uma reivindicação antiga dos moradores, pois possibilita o acesso entre o antigo bairro da Barra – local onde nasceu a cidade – e a orla de Balneário Camboriú.
Passarela da Barra
A construção possui uma estrutura enorme: são 190 metros de uma ponta a outra e 114 metros de vão livre, o que equivale a um prédio de 22 andares. É bem grande mesmo!
O visual lá de cima é lindo e podemos apreciar a modernidade dos iates ancorados nas marinas, os imensos prédios e a agitação dos turistas na orla da Barra Sul, em comparação com a calma, tranquila e bucólica comunidade da Barra.
A Passarela da Barra fica aberta todos os dias, até a meia noite e passar ali é gratuito. Escadas e elevadores dão acesso ao vão coberto. Os elevadores são amplos e acessíveis para cadeirantes.
Como espaço democrático, quem estiver com sua “magrela” ou skate, pode passar por ali, desde que empurrando (no caso da bike) e não utilizando!
Para os amigos pets também está liberada a passagem. Mas com alguns cuidados como levá-los na guia e para os médios e grandes, o uso da focinheira.
Tem até quem aproveite o espaço movimentado para meditar, como o moço que encontrei ou apenas fazer aquela selfie, como eu!
Seu Maneca da Passagem
A Passarela da Barra foi batizada com o nome de Manoel Firmino Rocha, o Seu Maneca da Passagem, primeiro balseiro do rio Camboriú. Começou a trabalhar na travessia por volta de 1950, depois de adquirir de dona Lavinha, uma pequena balsa.
Como na época ainda não existia a BR 101 e a movimentação se fazia por vicinais, seu Maneca teve papel importante pois fazia o transporte das pessoas entre a Barra e o Pontal. Com o tempo ele trocou de balsa e passou a transportar até caminhões de pequeno porte.
Mais tarde, mesmo com o advento da BR 101 seu Maneca ainda continuou levando pessoas com uma balsa a remo, entrando definitivamente para a história da cidade.
Boa parte dos paralelepípedos extraídos no bairro da Barra e usados para fazer o calçamento das principais ruas de Balneário Camboriú, foram transportados por ele!
Construções Centenárias da Comunidade da Barra
O legal é que a Passarela da Barra acabou por dar visibilidade a locais históricos da Barra, que antes passavam despercebidos pela maioria dos que passavam ali, em direção a praia de Laranjeiras, por exemplo!
Com certeza muita gente não notava que ali fica uma centenária capelinha em estilo colonial, a Igreja de Santo Amaro, ou mesmo a Casa Linhares, local que guarda a memória da comunidade e tem exposições permanentes contando a história da região.
Igreja de Santo Amaro do Bairro da Barra
Tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado foi edificada em 1810, com pedra bruta, barro, areia e casca de berbigão e suas telhas foram moldadas nas coxas dos escravos, como era o costume da época.
Em estilo colonial português, é a primeira igreja da cidade e exibe em seu interior as imagens dos santos padroeiros, Santo Amaro e Nossa Senhora do Bom Sucesso, que foram doadas pela Família Real Portuguesa no século XIX.
Conta a história que o sino da freguesia, que ficava na torre da igreja, teria rachado de tanto ser tocado no dia da abolição da escravatura.
Casa Linhares
Também tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual, a Casa Linhares retrata fragmentos da história de Balneário Camboriú e da comunidade da Barra. Ela foi construída na década de 1950, por Ademar Rebelo Linhares e Néia Bastos.
Na obra foram utilizados tijolos maciços e janelas em estilo colonial. Na casa viviam o casal e seus onze filhos. No andar térreo funcionava um pequeno armazém, considerado um dos primeiros comércios do bairro.
Desde 2004 a Casa Linhares funciona para atividades da Fundação Cultural de Balneário Camboriú.
E ai gente, gostaram? Eu fiquei encantada com a capelinha e a Casa. Fui até lá para ver a modernidade da Passarela da Barra e me deparei com duas construções cheias de história.
Acho que eu poderia (ou deveria?) complementar o título dizendo que: Passarela da Barra, conectando passado e presente em Balneário Camboriú! O que acham?!? 😉
Redes Sociais
—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda
—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips
PLANEJE SUA VIAGEM
Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Doda, através dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!
+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!
+ALUGUEL DE CARRO
Pesquise na RentCars os melhores preços, em reais, para a sua locação. Sem cobrança de IOF e pagamento parcelado no Cartão.
+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão.
+INGRESSOS de atrações, passeios e transfer’s: Civitatis e TourOn.
Genteeeeeeee, que passarela bacana!
Não conheço BC, mas quando for, quero passar poe ela.
Super bj,
Carolina
Vá que vai curtir, dai do outro lado caminha um pedacinho e já está no bondinho do parque Unipraias! vale a pena. Beijooo
[…] Passarela da Barra […]