Se tem uma coisa que adoro é o mar! Gosto dele e tudo que tem a ver com ele! Dai que outro dia fui a Floripa e aproveitei para visitar o Projeto Tamar que fica na Barra da Lagoa. Pense numa pessoa feliz!
Sem engana quem acha que o Projeto Tamar é apenas para crianças. Nada disso! O trabalho deles para proteger as tartarugas marinhas é importantíssimo, super didático e abrange todas as idades.
+Encontre seu hotel em Floripa!
+Leia também sobre o Museu Oceanográfico de Piçarras
Projeto Tamar, o que é?
Criado em 1980, o Projeto hoje é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha, servindo inclusive de modelo para outros países. Seu nome é a combinação das sílabas iniciais das palavras Tartaruga Marinha.
O principal trabalho do Tamar é fazer pesquisa, conservação e o manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas existentes no Brasil por que, infelizmente, todas estão ameaçadas de extinção. 🙁
Nos cerca de 1.100 km de praias, dos nove estados brasileiros abrangidos pelo projeto, encontram-se 26 localidades de áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso desses animais. Que bichos maravilhosos! Por isso entendo os olhares curiosos e admirados das crianças. Eu mesma fico assim eheheh
O Tamar em Floripa
Em Florianópolis o Projeto Tamar foi inaugurado em 2005, na praia da Barra da Lagoa, localizada na costa leste da ilha. Fica cerca de 25 km do centro da cidade. Ali fica também o Museu Tamar, com espaço de visitação, educação ambiental e sustentabilidade. Mais de 20 mil pessoas passam pelo Tamar de Floripa todos os anos.
No dia em que estive lá uma turma para a visita guiada tinha acabado de se formar e eu me juntei a eles, claro! A visita dura em torno de uma hora. Primeiro assistimos a um vídeo falando sobre a preservação das tartarugas. Em seguida nossa guia explica como as tartarugas “viajam” milhares de quilômetros para voltarem ao lugar onde nasceram para então desovar e como acontece a desova.
Mostrou também a parte ruim e perigosa, que é das tartarugas sofrerem com o lixo dos oceanos, com a pesca predatória, com redes de arrastão e outras inúmeras situações que maltratam e matam tartarugas.
Depois dessa aula fomos então para a melhor parte, ver de perto as donas da casa! Detalhe: todas as tartarugas que estão no Museu foram resgatadas e não têm condições de viver em seu habitat. Por serem mais “frágeis” elas não conseguiriam sobreviver. Então são mantidas ali e assim ajudam no trabalho de conscientização.
Eu já tive a oportunidade de visitar o Projeto Tamar na Bahia, na Praia do Forte, em Sergipe, no Oceanário de Aracaju e em Vitória, no Espírito Santo. Em todos o trabalho é desenvolvido com a marca de qualidade de quem luta pela preservação desse animal belíssimo.
O legal é que por todo o espaço tem onde fazer fotos bem bacanas e temáticas!!! Eu e a criançada aproveitamos! O circuíto finaliza dentro da lojinha do Tamar, que está cheia de lembrancinhas bacanas como tartarugas de pelúcia, cadernos, camisetas, imãs de geladeira, entre outros mimos! Toda a renda da bilheteria e da loja é revertida para a manutenção do projeto.
Ah aos sábados e domingos pela manhã, acontece o “banho na tartaruga”. De fora da piscina, com um esfregão, a criançada pode ajudar a esfregar o casco das tartarugas. Já quero fazer isso também!
Informações e Ingressos
Endereço: R. Prof. Ademir Francisco, 100 – Barra da Lagoa – Contato (48) 3236-2015.
Funcionamento: Todos os dias das 09h30 às 17h30. Nos meses de Dezembro a Fevereiro das 10h às 19h.
Valores: R$ 15,00 a inteira. Estudantes, crianças de até 12 anos e pessoas acima de 60 anos pagam meia R$ 7,50. Crianças com até 1,20 metro não pagam! Para grupos o ideal é ligar e agendar a visita. (Valores de abril/2018).
PLANEJE SUA VIAGEM
ALUGUEL DE CARRO: pesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.
SEGURO DE VIAGEM: Real Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.
COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRA: Cotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis.
DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.
INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.
**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!
*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!