Quem já veio a Blumenau com certeza andou pela Rua XV de Novembro! Costumo dizer que sua criação se confunde com a existência da cidade. Ela é um importante centro comercial e também principal roteiro do Centro Histórico.
A História da Rua XV de Novembro
Aberta pelos colonizadores, que em sua maioria se estabeleceram naquele trecho com suas famílias, o primeiro nome da Rua XV de Novembro foi Wurststrasse (rua da linguiça em alemão) por que seu traçado fino e cheio de curvas lembrava a iguaria!
Ela começava no Ribeirão Garcia, perto do primeiro paço municipal de Blumenau e se estendia até o início do Ribeirão da Velha, marcando assim o eixo central da cidade. Foi ali que o comércio se concentrou, expandindo-se depois para as cercanias.
Antes de receber o nome atual em 1890, por ocasião da Proclamação da República, ainda foi chamada de Rua do Comércio.
Nos 1.590 metros de extensão da “Quinze”, seu apelido carinhoso, encontramos de tudo. Lojas, agências bancárias, cafés, bares. Praticamente todos os prédios apresentam alguma característica germânica, destacando-se o estilo enxaimel.
É na Rua XV de Novembro que acontecem os famosos desfiles da Oktoberfest e a Stammtisch, festas alemãs muito populares na cidade. Já deu pra entender que essa rua é a queridinha da galera, né?!
Em 1902 seu traçado foi modificado e no final dos anos 1990 passou por mais uma modificação e revitalização, onde suas calçadas foram alargadas, as pedras de calçamento foram trocadas por lajotas coloridas e mais de 30 imóveis foram tombados pelo Patrimônio Histórico Estadual.
Desses imóveis, alguns tiveram suas formas rebatidas no chão da rua, como se fossem “sombras”.
Aos domingos a XV fica interditada para os carros e vira uma enorme rua do lazer. É ótimo para dar aquela caminhada matinal, andar de bicicleta ou tomar um café na calçada.
Para quem estiver visitando a cidade é legal por que pode andar despreocupado, fazer fotos dos prédios, apreciar a história acontecendo bem ali.
Ahh e no segundo domingo do mês, acontecem feiras de artesanato em geral, onde pode-se comprar aquela lembrancinha bacana ou provar alguma comidinha típica.
Agora que vocês já conhecem um pouco mais sobre essa rua famosa, quando vierem para Blumenau, saiam andando por ela, curtindo cada cantinho, observando a arquitetura, se encantando com seu colorido e sua história centenária. Eu recomendo 😉
Só para constar, eu não fiz “propaganda” para nenhum estabelecimento. Os que aparecem nas fotos foram clicados de propósito para que vocês vejam como são as construções! 😉
Redes Sociais
—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda
—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips
PLANEJE SUA VIAGEM
Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Doda, através dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!
+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!
+ALUGUEL DE CARRO
Pesquise na RentCars os melhores preços, em reais, para a sua locação. Sem cobrança de IOF e pagamento parcelado no Cartão.
+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão.