Conheça a Vila Itoupava. Distrito de Blumenau criado em 1943, que traz em seus costumes e cultura, as origens alemãs de seus moradores.
Hoje vou contar um pouquinho sobre a Vila Itoupava. Esse Distrito, que fica a 25 km de Blumenau, foi criado em 1943 através da Lei Estadual 941.
Seus moradores, em sua maioria descendentes de alemães (algumas famílias vieram ainda na época do Dr. Blumenau), preservam suas origens, seus costumes e cultura.
+RESERVE SEU HOTEL EM BLUMENAU
Vila Itoupava
Considerado o pedaço mais alemão da cidade, ali todos falam o idioma de seus antepassados e até os postes são pintados com as cores da bandeira da Alemanha (isso sempre gera debates, aliás!)! 🙂
As casas mantêm o estilo enxaimel com jardins e gramados bem cuidados. Existe até uma Rota Enxaimel, com algumas casas tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional – IPHAN.
Para completar o pacote, paisagens bucólicas de interior e vaquinhas pastando lá no alto do morro (que sempre me lembram as embalagens do Chocolate Milka, não me perguntem por que!) sempre me deixam encantada.
Duas vezes por ano acontecem caminhadas por essa rota, que tem mais ou menos 10 km, justamente para que as pessoas possam contemplar a natureza e se integrar um pouco com cultura alemã.
O legal é que cada casa recebeu uma plaquinha com seu nome e ano de construção, para quem passar ali conhecer um pouco mais.
A região agora vem ganhando espaço com o agroturismo, que vem sendo explorado com sucesso. Não faltam degustações de comidas típicas como bolos, cucas, melados e geleias. Toda vez que vou para aquelas bandas eu me acabo de comer!
Restaurante Abendbrothaus
Falando em iguarias da culinária alemã, na Vila Itoupava fica um restaurante típico, que serve um marreco dos deuses. O Abendbrothaus! Ele funciona somente aos domingos para o almoço, mas nem pense em chegar lá de boas, pois é preciso fazer reserva.
Uma por que o restaurante não é muito grande e sempre lota, outra por que o proprietário só deixa entrar se tiver reserva! O restaurante, que pertence a família Jensen, também é tombado como patrimônio cultural do município.
Endereço: Rua Henrique Conrad, 1194. Funciona aos domingos, das 11h30 às 15h30. Fone: (47) 3378-1157
Cervejaria Feldmann
Outro ponto turístico na Vila Itoupava é a primeira cervejaria de Blumenau, a Cervejaria Feldmann. Sua fundação data de 1898, e suas atividades funcionaram nesse prédio histórico até o ano de 1978. Hoje ele abriga o Centro Cultural da Vila Itoupava.
Gostaram? Espero que sim. Dai na próxima vez em que vierem aqui para a região, façam uma esticadinha até a Vila Itoupava. É um passeio bacana, diferente e que vocês irão curtir! 😉
+Leia também sobre o Centro Histórico de Blumenau
Redes Sociais
—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda
—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips
PLANEJE SUA VIAGEM
Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Doda, através dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!
+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!
+ALUGUEL DE CARRO
Pesquise na RentCars os melhores preços, em reais, para a sua locação. Sem cobrança de IOF e pagamento parcelado no Cartão.
+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão.
+INGRESSOS de atrações, passeios e transfer’s: Civitatis e TourOn.
No roteiro do próximo “Blogando no Vale Europeu”??? rs
ahahaha com certeza! Mesmo que não tenha o Blogando, eu te espero pra irmos lá. Que acha? 😉
Mais uma sugestão para o Blogando… Ha ha ha…
Super beijo
Carolina
Ahhhh eu queria ter ido com vocês lá, mas tive que optar entre ele e Pomerode. Mas também vale pra irmos lá em julho, depois da corrida!! 😉