O charme da Vinícola Luiz Argenta, nos Altos Montes da Serra gaúcha

Adoro vinho, acho que é uma bebida que vai bem com tudo e combina com todas as estações do ano. Não sou das mais entendedoras, mas leio muito sobre o assunto e sempre que possível estou visitando vinícolas. Já havia lido bastante sobre a Luiz Argenta, que fica na Serra Gaúcha, e estava bem curiosa em conhecê-la. Em 2014 fizemos o tour pelo Vale dos Vinhedos, passando por Bento Gonçalves, Farroupilha, Carlos Barbosa, Garibaldi… mas não conseguimos ir às Vinícolas nas cidades de Flores da Cunha e Nova Pádua.

Desta vez, como teríamos um tempinho depois de um compromisso em Porto Alegre (pra não fazer mistério, eu conto. Fomos para o show (zaço!!!) do Guns N’ Roses, que de tão bom, valeria um post só pra ele!!), resolvemos subir a Serra para uma visita. O que foi uma ótima ideia!

Os vinhedos e vinícola Luiz Argenta estão localizados na pequena cidade de Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, a cerca de 150 km de distância de Porto Alegre. Esta região possui o selo de Indicação Geográfica Altos Montes, pois possui as áreas de uso vitícola mais altas da Serra Gaúcha, com montes que chegam a 885 metros de altura.

flores-da-cunha-portico

Em 1999, os irmãos Deunir e Itacir, filhos do sr. Luiz Argenta, adquirem uma propriedade na região e começam a desenvolver um moderno projeto para produção de uvas e vinhos. Em homenagem ao patriarca, surge então a Luiz Argenta Vinhos Finos, um empreendimento que reúne a tradição de um dos melhores terroirs do Brasil com as mais modernas técnicas de elaboração de vinhos finos do mundo.

Ao chegar em Flores da Cunha é só seguir pela Av. Nereu Ramos, a principal via da cidade, para chegar a vinícola. Já na entrada a vista impressiona. A propriedade, com quase 60 hectares, tem uma paisagem encantadora. Não é a toa que foi considerada uma das vinícolas mais bonitas do mundo pela Revista Adega. E ali, bem no centro do vinhedo, ergue-se, imponente, o belíssimo prédio de linhas modernas, onde estão a vinícola, a loja e o charmoso Clô Restaurante. Toda a estrutura da Luiz Argenta, com um projeto moderno e inovador, ficou pronta em 2009. Já o Restaurante foi inaugurado no início de 2016 e homenageia a matriarca da família, Dona Clorinda Argenta.

vinivola-luiz-argenta-2

O Clô é todo rodeado por enormes janelas com vista para o vinhedo, o que deixa o espaço ainda mais agradável. Daqueles onde a gente quer ficar conversando, apreciando um bom vinho, sem pressa. Oferece espaço kids, o que achei perfeito, já que estávamos com a Gabi (filha da minha sobrinha)! E ela também aprovou, pois ficou boa parte do tempo brincando nele.

O restaurante funciona de terça a domingo para o almoço, com cardápio e valores diferenciados. Durante a semana oferece: Couvert + Salada + Prato Principal + Sobremesa, mas sem opções de escolha, pois nesses dias o menu  é sugestão do Chef. No dia em que almoçamos lá, o prato principal era espaguete ao molho vermelho, com file de frango empanado e parmesão crispi! Que estava delicioso, diga-se de passagem!!

Aos finais de semana a sequência do cardápio é: Couvert + Salada + Entrada + Prato principal + Sobremesa, e é possível escolher entre algumas opções. Um dos pratos, inclusive, é vegano. No prato principal as opções de Carré de Cordeiro e Bisteca T-bone são os mais pedidos. Os preços também mudam! Confesso que ficamos um pouco frustrados eu e marido, pois não sabíamos dessa diferença de cardápio, mas nada que tenha tirado o brilho do almoço. Só ficamos com gostinho de quero mais!

Para harmonizar, claro, os vinhos, espumantes e suco de uva da casa. Nós optamos pelo espumante LA Jovem, moscatel. Minha cunhada foi de suco de uva. E a Gabi também! Ahh para os pequenos há o prato kids, com filet mignon, espaguete na manteiga e legumes. Nossa sobremesa nesse dia foi um semifredo com caramelo e crocante de amendoim. Nos finais de semana, é possível escolher entre quatro opções, incluindo essa.

Antes de irmos embora, passamos pela loja, que fica no térreo do prédio e onde há um lounge, para quem quiser degustar dos rótulos disponíveis. Alguns até, estavam com valores em promoção. Ali ficamos sabendo um pouco mais sobre a produção dos vinhos. Que a vinícola foi projetada para elaboração de vinhos de alta qualidade. Por isso eles investem pesado em pesquisa e tecnologia. Os vinhedos foram replantados a partir de mudas vindas da Europa e que atualmente são 16 tipos diferentes de uvas que compõem os vinhedos, entre elas o Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, Chardonnay, entre outras. Aproveitamos para fazer a foto clássica na varanda!!! Eu, Gabi e minha cunhada!

Uma curiosidade, as garrafas que envasam os vinhos e espumantes tem um design exclusivo. Foram criadas por um designer italiano o que transforma o simples ato de beber um bom vinho em algo ainda mais charmoso. Além disso as garrafas seguem o conceito de sustentabilidade da vinícola, pois podem ser reutilizadas como objeto de decoração ou o que mais a sua imaginação quiser! Eu achei todas lindas e de muito bom gosto.

Estas foram as nossas escolhas para levar para casa: Espumante Brut, Vinho branco Riesling e o suco de uva Clô. Todos ótimos. Notaram que os rótulos mostram alguns sinais como: ponto, ponto e vírgula, ponto de exclamação invertido, estrela? Pois é a forma de conceituar cada produto. Nos rótulos com a estrela, por exemplo, a definição que aparece é “A estrela branca na constelação de espumantes da Luiz Argenta. Seu sabor é uma mistura cintilante de brilho e glamour”. Achei isso muito criativo!

A Luiz Argenta oferece vários tipo de visitas, para quem quer ter uma experiência diferenciada com o mundo do vinho. Tour e degustação, degustação e tour com piquenique. Todos acompanhados pelo Sommelier da vinícola. Desta vez nós não fizemos a visita, pois nosso tempo era meio curto, por isso ficamos apenas no restaurante, onde eu já havia feito reserva. Ahh e se você está pensando em casar, já imaginou fazer a festa de casamento no meio do vinhedo? Pois eles oferecem esse serviço. Conforme nos contou o garçom, o espaços da vinícola e do restaurante têm sido muito procurados para casamentos ao ar livre. Fui pesquisar a respeito e achei fotos lindíssimas na internet. Mais um ponto para o enoturismo!

vinicola-luiz-argenta-9
As cerimônias de casamento acontecem em uma estrutura montada debaixo dos pinheiros e a recepção no casarão ao fundo ou, no restaurante, que tem um espaço amplo para eventos. Nada mal hein?!!

E ai, ficou curioso!? Com vontade de conhecer? Com certeza não irá se arrepender. Dica de quem foi e se apaixonou pelo lugar, mesmo não tendo visto tudo! Por isso quero voltar em breve, para fazer o tour e curtir um pouco mais.

Ahh uma dica de compras!! Na estrada indo para a Vinícola, na RS 122, Km 80, passamos pela fábrica da Brinox, aquela marca legal de utensílios para casa. Pois notei que tinha uma”loja de fábrica” e na volta demos uma paradinha lá! Conversando com a atendente, ela nos contou que a loja era nova, não tinha nem 6 meses. Confesso que fiquei meio frustrada, pois os preços não eram assim, tãooo bons, mas olhando bem, dá pra achar algo legal e com precinho camarada! Bom, fica a dica!

Espero que tenham gostado!

Besos

LEIA TAMBÉM  – Vale dos Vinhedos ou, bora beber “uns bom” vinho!


PROGRAME SEU PASSEIO

VINÍCOLA LUIZ ARGENTA – Flores da Cunha – RS
AV. 25 de Julho, 700
Fone.: (54) 3292-4477
Visitação ou degustação, de terça a domingo, com agendamento prévio. 

CLÔ RESTAURANTE
Reservas fone.: (54) 3292-4477 ou contao@clorestaurante.com.br 
Bom para: almoço, de terça a domingo.


SERRA GAÚCHA – INFORMAÇÕES

. Flores da Cunha
Prefeitura: http://www.floresdacunha.rs.com.br 

. Nova Pádua
Prefeitura: http://www.novapadua.rs.com.br

APROMONTES – A vinícola Luiz Argenta é uma das onze empresas vinícolas que fazem parte da APROMONTES, Associação dos Produtores dos Vinhos dos Altos Montes. A associação, fundada em 23 de janeiro de 2002, foi contemplada com o registro de Indicação de Procedência (IP) Altos Montes. A Rota dos Vinhos dos Altos Montes oferece cultura, conhecimento e lazer para os turistas que desejarem conhecer Flores da Cunha e Nova Pádua.


PLANEJE SUA VIAGEM

COMPRE SUA PASSAGEM AÉREA na LATAM, uma das maiores Cias. Aéreas do mundo.

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRA: Cotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou escolha pela StarWoodHotels, os melhores resorts do mundo.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da LATAM, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com e StarWoodHotels e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

23 comentários em “O charme da Vinícola Luiz Argenta, nos Altos Montes da Serra gaúcha

    1. Caren, vai !! Por que é muito bom!! Na volta aí dá dá pra parar na loja de fábrica dá brinox e fazer umas comprinhas!!! Lembrando disso, acho que vou atualizar o post com essa dica também!!!! Bjs

      Curtir

    1. Flávia, quando tiver um tempinho, vá!! É muito lindo. E tem outros atrativos na região, como uns restaurantes italianos que já pesquisei. Assim que der eu vou de novo !!!! Bj

      Curtir

    1. Fernanda, vá!! Eu descobri ela por acaso e foi dando aquela curiosidade. E foi uma grata surpresa! Ainda quero voltar pra experimentar o menu completo de final de semana!!! 😉😊😘

      Curtir

  1. Tem razão em relação ao design das garrafas de espumantes, são realmente bonitas e charmosas, a vinícula toda na verdade, parece ser um ótimo passeio. Mas confesso que o Show (zaço) do Guns me deixou mais curioso e com ”inveja”rs rs
    Show, parabéns!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Essa foi nossa 3° tentativa de assistir o Guns. Rock in Rio 2011, o cara atrasou, em BH, em 2013, o Axl não tava lá essas coisas. Mas dessa vez, foi perfeito. Bah foi demais. Daqueles shows pra ficar na história!!!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s