Vale dos Vinhedos ou, “bora beber uns bom vinho?!”

O Vale dos Vinhedos, lado italiano da serra gaúcha, está concentrado, grande parte, na cidade de Bento Gonçalves que fica a 120 km de Porto Alegre e cerca de 110 km de Gramado. Suas atrações são inúmeras. Vinícolas, pousadas, restaurantes e rotas turísticas alternativas para passeios. Está entre os 10 destinos de enoturismo do mundo e não é pra menos. Tudo é lindo e aconchegante, ainda mais no inverno, que foi quando eu e marido estivemos por lá. Foram cinco dias intensos, de muitas andanças pelos vários caminhos turísticos e degustações nas vinícolas. E mesmo assim, não conseguimos ver tudo, o que é bom, pois fica aquela vontade de voltar sempre! Se você estiver pensando em fazer esse passeio, vai adorar, mas vá preparado para comer e beber muuuuitoooo. E fique, pelo menos, três dias por lá. É a minha dica!!!

bento-goncalves-pipa-1
Tradicional pórtico de entrada de Bento Gonçalves, em forma de pipa de vinho.

Chegamos tarde à cidade e antes de irmos para o hotel, paramos no caminho para um almoço, nada básico, diga-se! Nossa escolha foi o Restaurante Del Fillipi, na Rodovia RS 470 km 221. Gente, pensem num almoço divino, maravilhoso e muito, muito farto (olha o que eu falei antes, sobre comer muito!!). O restaurante é uma típica galeteria italiana, oferece a la carte e rodízio de massas. E fomos de rodízio! Foram 10 tipos de massas, 4 tipos de carnes, além de outras delicias servidas na mesa. Dos deuses!

Depois desse desatino gastronômico fomos para o hotel, deixar nossas coisas, para continuarmos nosso passeio. Ficamos hospedados no Farina Park Hotel (localizado na RS 453, Km 106, entre Farroupilha e Bento Gonçalves). Maravilhoso é o que define o lugar!! No início fiquei preocupada por ele ficar em uma rodovia e um pouco distante do centro das duas cidades, mas a oferta da hospedagem estava tão em conta que resolvi arriscar, e como havíamos alugado carro, o deslocamento foi tranquilo. Foi uma ótima escolha. O café da manhã é incrível, do tipo café colonial (hummm!). O atendimento é muito bom, o que para mim sempre conta pontos.

Com o frio que pegamos, o negócio foi ficar em frente a lareira para aquecer!

Ah! Outra dica, hospedando-se no Hotel, reserve pelo menos uma noite para jantar em seu restaurante, o Arte in Tavola, comidinha estrelada, sem ser cara; uma adega cheia de ótimos rótulos da região e de outras nacionalidades, e uma sobremesa divina. Aii só de lembrar me deu saudades! Para quem não está no hotel, também é possível jantar lá, só é preciso fazer reserva com certa antecedência.

Art in Tavola, ambiente charmosinho e aconchegante. Provamos o vinho, Faces, da Vinícola Lídio Carraro. Uma safra especial em homenagem a Copa do Mundo 2014. Minha sobremesa: massa filo com recheio de damasco, acompanhada de sorbet de phisalys. Delícia!!
O Vale dos Vinhedos abrange as cidades de Farroupilha, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Garibaldi, Monte Belo do Sul e Santa Tereza. São 24 vinícolas. Mas existe o outro lado, os Vinhedos dos Altos Montes, onde estão as cidades de Flores da Cunha e Nova Pádua. Toda essa região representa o legado histórico, cultural e gastronômico deixado pelos imigrantes italianos que chegaram por aquelas terras em 1875. Em cada uma delas vocês vão encontrar vinícolas, das mais famosas, até as mais familiares, daquelas que só indo até lá, para beber o melhor dos seus vinhos. Meu marido, particularmente, gosta dessas, pois diz que é ali que se encontram “relíquias para aguçar o paladar”.

Nós visitamos a Casa Valduga, Salton, Miolo, Chandon, Cave de Pedra, Cavas do Vale, Lídio Carraro e mais algumas que foram aparecendo ao longo do caminho!!!

 A arquitetura é inspirada em castelos italianos. Na entrada da Salton, um afresco no teto mostra a cena de uma colheita.
vinicola-salton-4
Vinhedo. Olhando assim, pensamos que ele secou e não produz mais nada. Pelo contrário! Ele está apenas se preparando para a próxima produção e colheita, que acontece de janeiro a março. A famosa vindima!
vinicola-salton-3
Esquema do processo de produção dos espumantes. É o mesmo utilizado na França e totalmente artesanal. As garrafas vão sendo viradas uma a uma, a mão, e vão ficando nestas posições até estarem prontas para comercializar.

vinicola-miolo-1

Antigas barricas da Miolo, onde os vinhos ficavam, durante a produção e maturação. Hoje o processo é todo mecanizado, mas as barricas ficaram para contar um pouco da história.
vinicola-miolo-3
Sala de degustação e cursos de enologia, na Vinícola Miolo. O enólogo é um baiano muito divertido.
spa-do-vinho-bento-goncalves
Spa do Vinho – Hotel Boutique. Fica em frente a Vinícola Miolo. Atrai turistas de todo mudo. Virou point para casamentos elegantes. Lindíssimo!

Vila Valduga. Além de Vinícola, eles têm três pousadas e restaurantes. Um delícia de lugar. Na época da colheita, os visitantes podem visitar os parreirais. Para ir até o topo da colina, são levados nessas jardineiras!

chandon-garibaldi
Em Garibaldi, considerada a capital Brasileira do Espumante, estão a Chandon, Peterlongo, Aurora e Cooperativa Garibaldi. E vocês sabiam? a Peterlongo é a única vinícola, no mundo, autorizada a utilizar o nome Champagne como na França. 
Cave de Pedra, um castelo encantando, com direito a passagens secretas e muita história sobre vinhos e espumantes. Foi reconhecida como uma das primeiras Vinícolas Boutique do Brasil. Além da visita com degustação, na época da colheita tem pacotes especiais, que incluem almoços à sombra dos parreirais. 

Nós dois, fazendo pose em cada vinícola! E nossas escolhas: Salton Septimum, Miolo Lote 43, Adaga Cave de Pedra, e Lucindo, Cavas do Vale, entre outros que trouxemos para casa!

E para que o passeio pudesse ser apreciado sem moderação, no primeiro dia fiz o pacote Especial Vinícolas, da Giordani Turismo, com duração de mais ou menos cinco horas, o que realmente faz a diferença, já que em cada vinícola o passeio para conhecer a produção dos vinhos e espumantes sempre acaba com degustações (que são um pouco mais do que dois dedinhos)!!!!

No resto da semana andamos por conta e risco, desbravando cada canto eheheheh

Em breve, eu conto mais desse passeio, mostrando os Caminhos de Pedra, com mais dicas e fotos!

LEIA TAMBÉM:

O charme da Vinícola Luiz Argenta, nos Altos Montes da Sera Gaúcha

Besos

——————————————————–
PROGRAME SEU PASSEIO:

RESTAURANTE DEL FILIPPI – Bento Gonçalves – RS
Rodovia RS 470 km 221 (quase em frente a estrada do Vale dos Vinhedos)
Fone.: (54) 3463 8065
Bom para: almoço
• Preço médio: R$ 60 por pessoa 
(inclui sobremesa)

FARINA PARK HOTEL – Farroupilha – RS
Rodovia RST 453 km 106 (quase divisa com Bento Gonçalves)
Fone/Fax.: (54) 3458 7033

RESTAURANTE ART IN TAVOLA – Farroupilha – RS
Rodovia RST 453 km 106 (anexo ao hotel)
Fone.: (54) 3458 7033
Bom para: jantar a partir das 19h30

GIORDANI TURISMO – Bento Gonçalves – RS
Fone.: (54) 3455 2788


SERRA GAÚCHA – INFORMAÇÕES

. Bento Gonçalves  
Pipa Pórtico: www.turismobento.com.br 

. Garibaldi, a Capital do Espumante – Central de Informações: www.turismogaribaldi.com.br  

. Farroupilha – Informações Turísticas


PLANEJE SUA VIAGEM

COMPRE SUA PASSAGEM AÉREA na LATAM, uma das maiores Cias. Aéreas do mundo.

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRA: Cotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas!


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado da LATAM, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

 

3 comentários em “Vale dos Vinhedos ou, “bora beber uns bom vinho?!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s