Bom Jardim da Serra, na Serra Catarinense

É começar o friozinho que vai dando aquela vontade de passear pela serra, beber um vinho, comer algo bem gostoso (que provavelmente nos fará ganhar alguns quilinhos, mas e dai, né?!!!), apreciar lindas paisagens e por ai vai!!

Pois convido vocês a passearem comigo pela cidade de Bom Jardim da Serra, tida como a porta de entrada da Serra Catarinense. Estivemos lá no feriado de carnaval deste ano (2017). Estava calor, claro, mas o passeio manteve seu charme. Apreciar tantas belezas naturais é algo que deixa o coração mais leve. Não sei se vocês lembram, mas eu contei que ficamos em Lages e que marido sofreu em cólicas por causa da distância que tivemos de percorrer (ihihihihih) !!! Mas já adianto, Bom Jardim tem estrutura hoteleira muito boa, com vários hotéis e pousadas bem legais, deem uma pesquisada aqui para vocês verem. Eu que quis ficar em Lages, para conhecer!!

Mas bora falar do que interessa?!!

Dizem que a cidade, que hoje possui perto de cinco mil habitantes, surgiu por volta de 1870, quando o gaúcho Manoel Pinto Ribeiro por ali aportou com sua família. Para adentrarem àquelas terras, seus colonizadores precisaram abrir trilhas pela mata, o que foi dando forma ao que hoje todos conhecem como a Serra do Rio do Rastro, uma beleza de estrada que “ziguezagueia” os beiradões e pode deixar tontos até os mais fortes e intrépidos!!! Muitos a chamam também, de Capital das Águas, pois em suas cercanias existem 35 cachoeiras, 9 cânions e 14 rios.

Na chegada em Bom Jardim, paramos no Centro de Informações Turísticas, para pegar mapas e etc. Um bom viajante sempre tem em mãos mapas, GPS e outros que tais! A moça que nos atendeu não parecia muito familiarizada com a área, mas foi de uma simpatia e gentileza que amenizou o resto!

Dali seguimos em frente, mais uns 5 km e chegamos ao Mirante da Serra do Rio do Rastro. Mas para nossa (alegria??!!) surpresa, o tempo estava fechado e uma baita neblina cobria tudo. Oh céus! E agora? Ficamos por ali esperando um pouco, eu fiz algumas fotos e nada do querido tempo abrir. Nesse dia desistimos, mas dissemos que voltaríamos no dia seguinte. 😦

serra-do-rio-do-rastro-15
Essa era nossa vista, na primeira tentativa de admirar a Serra do Rio do Rastro !!
serra-do-rio-do-rastro-21
Mas não fomos só nós que saímos frustrados de lá. Olha a quantidade de pessoas que também queria admirar a Serra.

Como somos osso duro de roer, no dia seguinte lá estávamos nós. Foi até bom, pois assim fomos parando pelo caminho e nos embasbacando com tanta coisa linda para ver. Como a Cascata da Barrinha, uma queda d´água que fica bem ao lado do Pórtico de Entrada de Bom Jardim, para quem chega pela Serra. Por ali ficam algumas churrascarias e o pessoal meio que acampa pelo entorno. Vi muitas famílias fazendo churrasco e aproveitando o dia. Só espero que tenham recolhido o lixo ao sair…

cascata-da-barrinha-bom-jardim-sc-12
Olha a lindeza desse lugar! E ainda tinha um corajoso ali, aproveitando para tomar um banho, lavando a alma, literalmente!!! Eu tentei fazer a foto sem ele, mas como não consegui, foi com o moço refestelado mesmo!!
cascata-da-barrinha-bom-jardim-sc-1
Pelo menos nessa eu consegui que o moço refestelado ficasse escondido!!!

Ali na Cascata, conversando com algumas pessoas que tinham vindo do Mirante, elas nos diziam que o tempo estava fechado de novo. O coração apertou mas pensei. Ah! Se não conseguirmos ver nada, é por que temos de voltar em outra época. Nisso marido propôs que fossemos almoçar, pois já passava do meio dia. O sol, que tinha começado o dia tímido, agora já estava forte e faceiro, tanto que fiquei toda bronzeada (é mais bonito do que dizer que fiquei queimada e ardida!!!).

Almoçamos na Churrascaria Tropeiro. Um lugar amplo e com uma vista maravilhosa da coxilha. Ele fica na beira da estrada e cerca de 6 km antes do Mirante. A comida caseira é boa, o buffet estava sempre em reposição. Mas achei R$ 50,00 por pessoa caro, pois o espeto corrido passou umas duas vezes pela nossa mesa, isso depois de pedirmos muito, e das tantas carnes oferecidas só chegaram a nós, duas delas. Lógico que ninguém passou fome, mas acho que poderia ter sido melhor. Como era feriado, estava lotada, talvez a intensidade de movimento tenha deixado o pessoal meio atucanado. Quem sabe numa próxima ida para lá eu pare e dê uma nova chance ao lugar? Se algum de vocês já foi e gostou, conta aqui. É sempre bom ouvir uma segunda opinião! (Esse meu sorriso na foto parece o do Coringa, interpretado pelo Jack Nicholson 🙂 !!!).

churrascaria-tropeiro-1

Uma coisa que adorei foi esse doguinho!! O apelidei de Soneca pois ele se deitou na porta de entrada do restaurante e nem te ligo para quem passava por cima dele!!! Minha amiga Maria Cristina, do 1Viagem, 2Visões, teria adorado o peludo ai!!

churrascaria-tropeiro-3
Da varanda da Churrascaria se tem a vista da coxilha.

Devidamente almoçados, subimos mais uma vez para o Mirante. Ao chegarmos lá, adivinhem? Sim, estava fechado! Pelo menos foi o que achamos. Tanto que nos dirigimos ao café que tem lá, o Mensageiro da Montanha, para fazer um tempinho. Quando chegamos na porta a dona pergunta “vocês já viram a estrada”? Eu digo que não, pois está fechada. No que ela responde: – Capaz, corre lá que acabou de abrir. Vão logo, depois vocês tomam café!!! Gente, saímos correndo feito crianças ahahahah e ao chegarmos no alambrado (lotado, claro), nos deparamos com essas imagens aqui:

serra-do-rio-do-rastro-24

serra-do-rio-do-rastro-1

serra-do-rio-do-rastro-10

A Serra do Rio do Rastro é uma conformação de paredões que está aproximadamente a 1.500 metros de altitude, e a 50 km do mar. Dos seus 35 km de extensão, 12 km são de concreto armado e à noite fica iluminado, dando mais segurança a quem trafega por ali. Suas curvas sinuosíssimas, devem ser vencidas com muita calma e cautela, por que ninguém é doidinho de sair correndo por ali né?!! Ela começa no município de Lauro Muller e vai até Bom Jardim da Serra, onde fica o Mirante de Observação. Pode ser acessada a partir da SC 438, em Tubarão ou pela SC 114, para quem vem de Blumenau, por exemplo.

serra-do-rio-do-rastro-12

serra-do-rio-do-rastro-14
Lembranças de quem passa pelo Mirante. Os que quiserem podem deixar sua marca no mural.
serra-do-rio-do-rastro-3
Turma do Mirante no agito!!! Esses Quatis são aloprados! Mas não é culpa deles e sim de quem os alimenta, mesmo tendo um aviso beeeeem grande, dizendo para não dar comida aos animais…
serra-do-rio-do-rastro-19
Eu não dei comida, mas entendo por que o povo não resiste. Olha a cara dele fazendo pose pra foto!!!

Vista devidamente admirada, agora vamos ao café! Foi só um expressinho preto sem açúcar, como eu gosto. mas deu pra ver que o Mensageiro da Montanha oferece almoço, café e ainda tem uma lojinha de souvenirs. Onde eu comprei mais um imã de geladeira, claro!!

mensageiro-da-montanha-5

mensageiro-da-montanha-1
E ai, gostaram? Então aproveitem que a temporada de inverno na Serra Catarinense já começou. 🙂

Besos 

Diquinha >>> O Parque Eólico, que fica a alguns metros de distância do Mirante. Ele é uma estação experimental de energia eólica, similar a que existe no Rio Grande do Sul, em Osório. Suas torres com três pás enormes e 50 metros de altura, produzem a energia que ilumina a estrada da Serra do Rio do Rastro. Conversando com duas moças muito bacanas que foram visitar o Parque, elas me disseram que estar ali transmite uma paz enorme, além da vista para o cânion que é maravilhosa. Na minha próxima visita esse lugar já está na lista!

Mas oh, eu não fui, mas a Ângela Castanhel, do Viajando em 3,2,1… foi e tem um post super bacana contando tudo sobre o Parque (é só clicar que vai direto para lá!)!

Quer marcar esse post no Pinterest? É só pinar uma das fotos abaixo, que já estão prontinhas para isso!! 🙂


MENSAGEIRO DA MONTANHA-CAFÉ|Rodovia SC 390, Km 403 – Mirante da Serra do Rio do Rastro. Fone: (49) 99112-9858. Funcionamento: todos os dias, das 09h30 às 18h30.

CHURRASCARIA TROPEIRO|Rodovia SC 390, Km 123. Fone: (49) 3232-0090. Funcionamento: todos os dias, das 11h às 15h. E o café, a partir das 16h.


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRA: Cotação Câmbio Turismo.  Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas!


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado do Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio e Booking.com e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

6 comentários em “Bom Jardim da Serra, na Serra Catarinense

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s