Nova Trento é uma típica cidade de colonização italiana, que fica a 80 km de Florianópolis e a 66 km de Blumenau, fazendo parte do Vale Europeu de Santa Catarina.
Conhecida por ser a cidade onde viveu Santa Paulina, a primeira Santa brasileira, hoje está inscrita no roteiro religioso nacional.
Nova Trento, um pouco de história
Com mais de 125 anos de fundação, a população de Nova Trento é de quase 14 mil habitantes, que se dedicam aos afazeres da vida rural, como a criação de gado e os vinhedos, e também ao comércio.
Seus imigrantes vieram da região trentina do Tirol, se estabelecendo na cidade e formando uma colônia que mantêm forte suas raízes até hoje.
Produtos coloniais como vinhos, suco de uva, queijos, linguiças, salames, licores e cachaças, são uma dessas marcas, pois são produzidos artesanalmente.
Um bom exemplo é a Cantina Italiana, onde se come a verdadeira comida da Nona!
O idioma Trentino
Outro ponto é o idioma, pois boa parte dos neo-trentinos ou novo-trentinos, falam o italiano, assim como uma espécie de dialeto, onde o italiano tradicional aparece contraído nas frases!
Nessa parte eu pedi ajuda a um amigo, que é neo-trentino da gema, o João Cláudio Armelini da Silva, que me explicou com exemplos, como funciona essa paradinha do idioma!
Exemplo: – Vamos à igreja às seis horas da manhã? – Não, não. É muito cedo.
Italiano oficial: – Andiamo in chiesa alle sei del mattino? – No, no. È troppo presto.
Dialeto neo-trentino: – Demo a chiesa al sei della mattina? – No, no. Lè pù bonora.
Aqui o “andiamo” vira “demo” e o “più” vira “pù”. Sendo que algumas palavras nem existem no italiano oficial, como o “bonora”, que seria “buonna ora” ou seja, a “boa hora” em português, que quer dizer “cedo”, “de manhã cedo”, conforme me explicou o João, a quem agradeço muito pela contribuição!
**Curiosidade: eles eram tiroleses de língua italiana, pois até 1918, na 1° Guerra Mundial, pertenceram ao Império Austro-Húngaro, quando então foram incorporados a Itália.
Turismo na Cidade
O turismo em Nova Trento embora tímido, vêm se desenvolvendo bastante, principalmente depois da canonização de Madre Paulina em 2002, agora Santa Paulina, que colocou a cidade no roteiro religioso nacional.
Mas a cidade oferece outros atrativos, como sua natureza exuberante, por isso também é procurada por quem gosta de ecoturismo, turismo rural ou mesmo para quem quer apenas se deliciar com iguarias italianas em suas várias cantinas!
O que visitar em Nova Trento
Morro da Cruz
O morro que fica distante cerca de 5,5 km do centro de Nova Trento, está a 530 metros de altitude e de lá se tem uma vista panorâmica da cidade. Lá está o Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro.
Na subida até o topo se avistam 14 capitéis ou pequenas capelinhas, que simbolizam a Via Sacra vivida por Jesus Cristo.
Em 1899 um cruzeiro foi colocado ali pelo padre Jesuíta Luiz Maria Rossi. A ideia do padre era colocar cruzeiros em todos os morro da cidade, celebrando assim a passagem do novo século.
No interior do Santuário, construído com a ajuda de fieis e pessoas da comunidade, estão várias relíquias religiosas centenárias, como a imagem de Nossa Senhora do Bom Socorro, vinda de Rouem na Lombardia Francesa, doada pela Condessa Clermont de Tonnerre, em 1906.
A imagem de 2,20 m, pesa 700 kg e foi toda feita em bronze e foi instalada no Santuário em 1912. Os outros cruzeiros foram colocados no Monte Barão de Charlach, com 1.148 m, Monte Lima, com 1.090 m e Monte Bela Vista, com 850 m.
Museu da Cultura Italiana e Mercado de Pulgas
O Museu da Cultura Italiana em Nova Trento é a reprodução de uma pequena vila, onde o visitante vai percorrendo o caminho e passando pela casa do colono, Capela, engenho, cocheira, roda d’água, lago com peixes e uma trilha com identificação da flora da Mata Atlântica.
Mais de 5 mil peças fazem parte do acervo que procura preservar a memória dos primeiros imigrantes que chegaram àquelas terras. Anexo ao Museu um Mercado de Pulgas vende de tudo um pouco. Desde aparelhos telefônicos antigos, até peças vintage.
Endereço: Estrada Geral Morro da Cruz, s/n. Contato (48) 3267-0028. Funciona de terça a domingo, das 08h às 17h. Entrada R$ 10 (inteira) R$ 5 (meia).
Vinícolas
Com sua região montanhosa, propícia para o cultivo de vinhedos, Nova Trento possui alguns preservados desde a colonização, com vinhos produzidos ainda de forma artesanal, em barricas de madeira.
A cidade possui cerca de dez vinícolas, que produzem e comercializam vinhos e suco de uva de alta qualidade, entrando assim no circuito de enoturismo de Santa Catarina.
No mês de janeiro, sempre no segundo final de semana do mês é tradição acontecer a Festa da Uva. O evento, realizado na propriedade da Família Tridapalli, é uma comemoração pela colheita da fruta. Uma espécie de Vindima.
Santuário de Santa Paulina
O ano era 1875, quando muitos imigrantes italianos chegavam ao Brasil esperançosos de encontrarem uma vida melhor. Nessa leva chega a Nova Trento a família de Amábile Lucia Visintainer.
A menina cresce e aos 25 anos deixa a família, convencida de sua vocação religiosa. Tanto que cria a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, adotando o nome de Irmã Paulina.
Em 1903 muda-se para São Paulo e funda várias casas de assistência. Permanece na capital paulista até sua morte, em 1942, por decorrência de complicações causadas pela diabetes. Em 1966 seu primeiro milagre é confirmado pelo Vaticano, iniciando ai a trajetória para sua canonização, que ocorreria em maio de 2002.
O Santuário de Santa Paulina compreende um complexo religioso, com a Capela de Nossa Senhora de Lourdes, onde a jovem Amábile ia fazer suas orações.
Réplicas do casebre onde Madre Paulina tratou uma mulher cancerosa e do engenho onde ela trabalhou na adolescência. A Casa das Graças, onde fieis deixam lembranças e presentes, por graças alcançadas. Um Mirante, de onde se pode ter uma vista panorâmica do Santuário.
Outro local do complexo muito visitado é o Cenário Vida Mecanizada de Santa Paulina, que mostra, de forma lúdica, do nascimento até sua morte. Sua vida e tudo o que ela fazia para ajudar ao próximo. É uma graça!
Todos os meses mais de 70 mil pessoas passam pelo Santuário, em seu complexo religioso. Mas esse número pode até triplicar no mês de julho, quando acontece a festa em homenagem a Santa.
Nesta época é comum ver centenas de romeiros rezando junto à fonte de água do Santuário e em todas os monumentos erguidos para Santa Paulina.
Além de tudo isso, ainda tem estacionamentos, restaurantes e lanchonetes, tudo para garantir um mínimo de conforto aos romeiros que chegam a Nova Trento.
E ai? Gostaram do passeio? Espero que sim e venham visitar Nova Trento, e conhecer as belezas que ela tem a oferecer aos seus visitantes!
Prefeitura Municipal de Nova Trento – Fone (48) 3267-3200 http://www.novatrento.sc.gov.br
Secretaria Municipal de Turismo – Fone (48) 3267-3237
Santuário Santa Paulina – Fone: (48) 3267 3030. Funcionamento: diariamente das 07h às 18h. Mais informações acesse: http://www.santuariosantapaulina.org.br
Redes Sociais
—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda
—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips
PLANEJE SUA VIAGEM
Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Doda, através dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!
+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!
+ALUGUEL DE CARRO
Pesquise na RentCars os melhores preços, em reais, para a sua locação. Sem cobrança de IOF e pagamento parcelado no Cartão.
+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão.
+INGRESSOS de atrações, passeios e transfer’s: Civitatis e TourOn.
Olá Márcia. Muito boa essa postagem sobre a cidade onde morei por 18 anos e onde vou quinzenalmente visitar toda a minha família. Muita fidelidade nas informações. Parabéns! 🙂
Eiii João! Que bom ler isso! Nova Trento é um encanto, com muita coisa linda pra ver e acho que muitas pessoas ainda não conhecem, por isso é preciso divulgar. Muito obrigada pelo comentário! 🙂
Ola Márcia. Sou a Juliana, da Argentina, mas faz quatro anos moro junto com meu marido no norte de Florianopolis
Como voce, sou jornalista. A gente gosta muito de Nova Trento e temos vontade de morar la
Seria legal a gente se encontrar e bater papo sobre a profissão, ne?😘
Oi Juliana,
Que bom receber tua mensagem! Eu adoro essa região aqui do Vale Europeu e Nova Trento é uma cidade super simpática. Gostei da ideia de nos encontrarmos para bater um papo e tomar um café! Vamos combinar, que acha? Beijos
boa tarde, estarei saindo de Campina Grande -Pb, junto com minha familia para conhecer a região e o santuário. Ansioso para desfrutar as belezas naturais desse nosso país e em especial esta parte de SC, já que minha esposa tanto cobrava desde nossas visitas a Gramado.
Oi Anaildo, boa tarde
Que legal vocês virem de Campina Grande. Ainda não conheço, mas está na minha lista.
E que satisfação saber que tu leu sobre Nova Trento aqui no blog. ☺️
Tenho certeza que vocês irão gostar. E o santuário de Santa Paulina é lindo. É um lugar para visitar que traz paz e reflexão.
Aproveitem para conhecer Blumenau e Pomerode, que estão bem próximas e também tem muitos recantos bonitos para conhecer.
Um abraço e ótimo passeio para vocês,
Márcia