O que fazer em Nova Trento, terra de Santa Paulina

6
12318
Pórtico de Nova Trento

Nova Trento é uma típica cidade de colonização italiana, que fica a 80 km de Florianópolis e a 66 km de Blumenau, fazendo parte do Vale Europeu de Santa Catarina.

Conhecida por ser a cidade onde viveu Santa Paulina, a primeira Santa brasileira, hoje está inscrita no roteiro religioso nacional.

Igreja Matriz de São Virgílio, Nova Trento
Igreja Matriz de São Virgílio.

Nova Trento, um pouco de história

Com mais de 125 anos de fundação, a população de Nova Trento é de quase 14 mil habitantes, que se dedicam aos afazeres da vida rural, como a criação de gado e os vinhedos, e também ao comércio.

Seus imigrantes vieram da região trentina do Tirol, se estabelecendo na cidade e formando uma colônia que mantêm forte suas raízes até hoje.

Produtos coloniais como vinhos, suco de uva, queijos, linguiças, salames, licores e cachaças, são uma dessas marcas, pois são produzidos artesanalmente.

Um bom exemplo é a Cantina Italiana, onde se come a verdadeira comida da Nona!

Armazém da Família Bastiani, com seus salames e queijos da colônia
Armazém da Família Bastiani, com seus salames e queijos da colônia.

O idioma Trentino

Outro ponto é o idioma, pois boa parte dos neo-trentinos ou novo-trentinos, falam o italiano, assim como uma espécie de dialeto, onde o italiano tradicional aparece contraído nas frases!

Nessa parte eu pedi ajuda a um amigo, que é neo-trentino da gema, o João Cláudio Armelini da Silva, que me explicou com exemplos, como funciona essa paradinha do idioma!

Exemplo: – Vamos à igreja às seis horas da manhã? – Não, não. É muito cedo.

Italiano oficial: – Andiamo in chiesa alle sei del mattino? – No, no. È troppo presto.

Dialeto neo-trentino: – Demo a chiesa al sei della mattina? – No, no. Lè pù bonora.

Aqui o “andiamo” vira “demo” e o “più” vira “pù”. Sendo que algumas palavras nem existem no italiano oficial, como o “bonora”, que seria “buonna ora” ou seja, a “boa hora” em português, que quer dizer “cedo”, “de manhã cedo”, conforme me explicou o João, a quem agradeço muito pela contribuição!

**Curiosidade: eles eram tiroleses de língua italiana, pois até 1918, na 1° Guerra Mundial, pertenceram ao Império Austro-Húngaro, quando então foram incorporados a Itália.

Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro

Turismo na Cidade

O turismo em Nova Trento embora tímido, vêm se desenvolvendo bastante, principalmente depois da canonização de Madre Paulina em 2002, agora Santa Paulina, que colocou a cidade no roteiro religioso nacional.

Mas a cidade oferece outros atrativos, como sua natureza exuberante, por isso também é procurada por quem gosta de ecoturismo, turismo rural ou mesmo para quem quer apenas se deliciar com iguarias italianas em suas várias cantinas!

Os vinhedos de Nova Trento
A paisagem rural de Nova Trento é linda!

O que visitar em Nova Trento

Morro da Cruz

O morro que fica distante cerca de 5,5 km do centro de Nova Trento, está a 530 metros de altitude e de lá se tem uma vista panorâmica da cidade. Lá está o Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro.

Na subida até o topo se avistam 14 capitéis ou pequenas capelinhas, que simbolizam a Via Sacra vivida por Jesus Cristo. 

Em 1899 um cruzeiro foi colocado ali pelo padre Jesuíta Luiz Maria Rossi. A ideia do padre era colocar cruzeiros em todos os morro da cidade, celebrando assim a passagem do novo século.

No interior do Santuário, construído com a ajuda de fieis e pessoas da comunidade, estão várias relíquias religiosas centenárias, como a imagem de Nossa Senhora do Bom Socorro, vinda de Rouem na Lombardia Francesa, doada pela Condessa Clermont de Tonnerre, em 1906.

A imagem de 2,20 m, pesa 700 kg e foi toda feita em bronze e foi instalada no Santuário em 1912. Os outros cruzeiros foram colocados no Monte Barão de Charlach, com 1.148 m, Monte Lima, com 1.090 m e Monte Bela Vista, com 850 m.

Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro
Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro, em Nova Trento
Interior do Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro
Museu da Cultura Italiana e Mercado de Pulgas

O Museu da Cultura Italiana em Nova Trento é a reprodução de uma pequena vila, onde o visitante vai percorrendo o caminho e passando pela casa do colono, Capela, engenho, cocheira, roda d’água, lago com peixes e uma trilha com identificação da flora da Mata Atlântica.

Mais de 5 mil peças fazem parte do acervo que procura preservar a memória dos primeiros imigrantes que chegaram àquelas terras. Anexo ao Museu um Mercado de Pulgas vende de tudo um pouco. Desde aparelhos telefônicos antigos, até peças vintage. 

Endereço: Estrada Geral Morro da Cruz, s/n. Contato (48) 3267-0028. Funciona de terça a domingo, das 08h às 17h. Entrada R$ 10 (inteira) R$ 5 (meia).

Fachada do Museu da Cultura Italiana
Os variados itens do Mercado de Pulgas
Vinícolas

Com sua região montanhosa, propícia para o cultivo de vinhedos, Nova Trento possui alguns preservados desde a colonização, com vinhos produzidos ainda de forma artesanal, em barricas de madeira.

A cidade possui cerca de dez vinícolas, que produzem e comercializam vinhos e suco de uva de alta qualidade, entrando assim no circuito de enoturismo de Santa Catarina.

No mês de janeiro, sempre no segundo final de semana do mês é tradição acontecer a Festa da Uva. O evento, realizado na propriedade da Família Tridapalli, é uma comemoração pela colheita da fruta. Uma espécie de Vindima.

Entrada da Vinícola Castel na estrada de acesso a Nova Trento
Santuário de Santa Paulina

O ano era 1875, quando muitos imigrantes italianos chegavam ao Brasil esperançosos de encontrarem uma vida melhor. Nessa leva chega a Nova Trento a família de Amábile Lucia Visintainer.

A menina cresce e aos 25 anos deixa a família, convencida de sua vocação religiosa. Tanto que cria a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, adotando o nome de Irmã Paulina

Santuário de Santa Paulina

Em 1903 muda-se para São Paulo e funda várias casas de assistência. Permanece na capital paulista até sua morte, em 1942, por decorrência de complicações causadas pela diabetes. Em 1966 seu primeiro milagre é confirmado pelo Vaticano, iniciando ai a trajetória para sua canonização, que ocorreria em maio de 2002.

Santuário de Santa Paulina durante missa dominical.

O Santuário de Santa Paulina compreende um complexo religioso, com a Capela de Nossa Senhora de Lourdes, onde a jovem Amábile ia fazer suas orações.

Réplicas do casebre onde Madre Paulina tratou uma mulher cancerosa e do engenho onde ela trabalhou na adolescência. A Casa das Graças, onde fieis deixam lembranças e presentes, por graças alcançadas. Um Mirante, de onde se pode ter uma vista panorâmica do Santuário.

Ladeira da penitência e agradecimentos de por graças alcançadas!
Mirante do Santuário de Santa Paulina
No topo da colina do Mirante, uma imagem de Santa Paulina abençoa os fieis.

Outro local do complexo muito visitado é o Cenário Vida Mecanizada de Santa Paulina, que mostra, de forma lúdica, do nascimento até sua morte. Sua vida e tudo o que ela fazia para ajudar ao próximo. É uma graça!

Nova Trento, Santuário de Madre Paulina

Todos os meses mais de 70 mil pessoas passam pelo Santuário, em seu complexo religioso. Mas esse número pode até triplicar no mês de julho, quando acontece a festa em homenagem a Santa.

Nesta época é comum ver centenas de romeiros rezando junto à fonte de água do Santuário e em todas os monumentos erguidos para Santa Paulina.

Além de tudo isso, ainda tem estacionamentos, restaurantes e lanchonetes, tudo para garantir um mínimo de conforto aos romeiros que chegam a Nova Trento.

E ai? Gostaram do passeio? Espero que sim e venham visitar Nova Trento, e conhecer as belezas que ela tem a oferecer aos seus visitantes!

Vista do Morro da Cruz, em Nova Trento
Do Morro da Cruz em dias claros é possível avistar o litoral.

Prefeitura Municipal de Nova Trento – Fone (48) 3267-3200 http://www.novatrento.sc.gov.br

Secretaria Municipal de Turismo – Fone (48) 3267-3237

Santuário Santa Paulina – Fone: (48) 3267 3030. Funcionamento: diariamente das 07h às 18h. Mais informações acesse: http://www.santuariosantapaulina.org.br

Ponto de apoio ao turista em Nova Trento

Nova Trento

Redes Sociais

—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda

—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips 😉


PLANEJE SUA VIAGEM

Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Doda, através dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!

+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!

+ALUGUEL DE CARRO
Pesquise na RentCars os melhores preços, em reais, para a sua locação. Sem cobrança de IOF e pagamento parcelado no Cartão.

+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão.  

+INGRESSOS de atrações, passeios e transfer’s: Civitatis e TourOn.

Artigo anteriorCatedral da Sé, patrimônio histórico de São Paulo
Próximo artigoBalneário Camboriú, um passeio pelo Parque Unipraias
Casa de Doda
Sou a Márcia, gaúcha lá de São Leopoldo. Sou jornalista, gremista, leonina, corredora amadora, viajante e Editora do Casa de Doda! Aqui eu conto sobre os lugares por onde andei e as belezas que vi. E sobre o que eu não gostei, também!! Vem passear comigo.

6 COMENTÁRIOS

  1. Olá Márcia. Muito boa essa postagem sobre a cidade onde morei por 18 anos e onde vou quinzenalmente visitar toda a minha família. Muita fidelidade nas informações. Parabéns! 🙂

    • Eiii João! Que bom ler isso! Nova Trento é um encanto, com muita coisa linda pra ver e acho que muitas pessoas ainda não conhecem, por isso é preciso divulgar. Muito obrigada pelo comentário! 🙂

  2. Ola Márcia. Sou a Juliana, da Argentina, mas faz quatro anos moro junto com meu marido no norte de Florianopolis
    Como voce, sou jornalista. A gente gosta muito de Nova Trento e temos vontade de morar la
    Seria legal a gente se encontrar e bater papo sobre a profissão, ne?😘

    • Oi Juliana,

      Que bom receber tua mensagem! Eu adoro essa região aqui do Vale Europeu e Nova Trento é uma cidade super simpática. Gostei da ideia de nos encontrarmos para bater um papo e tomar um café! Vamos combinar, que acha? Beijos

  3. boa tarde, estarei saindo de Campina Grande -Pb, junto com minha familia para conhecer a região e o santuário. Ansioso para desfrutar as belezas naturais desse nosso país e em especial esta parte de SC, já que minha esposa tanto cobrava desde nossas visitas a Gramado.

    • Oi Anaildo, boa tarde

      Que legal vocês virem de Campina Grande. Ainda não conheço, mas está na minha lista.
      E que satisfação saber que tu leu sobre Nova Trento aqui no blog. ☺️

      Tenho certeza que vocês irão gostar. E o santuário de Santa Paulina é lindo. É um lugar para visitar que traz paz e reflexão.
      Aproveitem para conhecer Blumenau e Pomerode, que estão bem próximas e também tem muitos recantos bonitos para conhecer.
      Um abraço e ótimo passeio para vocês,

      Márcia

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.