É começar o friozinho que vai dando aquela vontade de passear pela serra, lá pelas bandas de Bom Jardim da Serra, beber um vinho, comer algo bem gostoso (que provavelmente nos fará ganhar alguns quilinhos, mas e dai, né?!!!), apreciar lindas paisagens e por ai vai!!
Pois convido vocês a passearem comigo pela cidade de Bom Jardim da Serra, tida como a porta de entrada da Serra Catarinense. Estivemos lá no feriado de carnaval deste ano (2017). Estava calor, claro, mas o passeio manteve seu charme. Apreciar tantas belezas naturais é algo que deixa o coração mais leve.
Não sei se vocês lembram, mas eu contei que ficamos em Lages e que marido sofreu em cólicas por causa da distância que tivemos de percorrer (ihihihihih)! Mas já adianto, Bom Jardim da Serra tem estrutura hoteleira muito boa, com vários hotéis e pousadas bem legais, deem uma pesquisada aqui para vocês verem. Eu que quis ficar em Lages, para conhecer!!
Mas bora falar do que interessa?!!
Bom Jardim da Serra
Dizem que a cidade, que hoje possui perto de cinco mil habitantes, surgiu por volta de 1870, quando o gaúcho Manoel Pinto Ribeiro por ali aportou com sua família. Para adentrarem àquelas terras, seus colonizadores precisaram abrir trilhas pela mata, o que foi dando forma ao que hoje todos conhecem como a Serra do Rio do Rastro, uma beleza de estrada que “ziguezagueia” os beiradões e pode deixar tontos até os mais fortes e intrépidos!!! Muitos a chamam também, de Capital das Águas, pois em suas cercanias existem 35 cachoeiras, 9 cânions e 14 rios.
Na chegada em Bom Jardim, paramos no Centro de Informações Turísticas, para pegar mapas e etc. Um bom viajante sempre tem em mãos mapas, GPS e outros que tais! A moça que nos atendeu não parecia muito familiarizada com a área, mas foi de uma simpatia e gentileza que amenizou o resto!
Dali seguimos em frente, mais uns 5 km e chegamos ao Mirante da Serra do Rio do Rastro. Mas para nossa (alegria??!!) surpresa, o tempo estava fechado e uma baita neblina cobria tudo.
Oh céus! E agora? Ficamos por ali esperando um pouco, eu fiz algumas fotos e nada do querido tempo abrir. Nesse dia desistimos, mas dissemos que voltaríamos no dia seguinte. 🙁
Como somos osso duro de roer, no dia seguinte lá estávamos nós. Foi até bom, pois assim fomos parando pelo caminho e nos embasbacando com tanta coisa linda para ver. Como a Cascata da Barrinha, uma queda d´água que fica bem ao lado do Pórtico de Entrada de Bom Jardim da Serra, para quem chega pela Serra.
Por ali ficam algumas churrascarias e o pessoal meio que acampa pelo entorno. Vi muitas famílias fazendo churrasco e aproveitando o dia. Só espero que tenham recolhido o lixo ao sair…
Ali na Cascata, conversando com algumas pessoas que tinham vindo do Mirante, elas nos diziam que o tempo estava fechado de novo. O coração apertou mas pensei. Ah! Se não conseguirmos ver nada, é por que temos de voltar em outra época.
Nisso marido propôs que fossemos almoçar, pois já passava do meio dia. O sol, que tinha começado o dia tímido, agora já estava forte e faceiro, tanto que fiquei toda bronzeada (é mais bonito do que dizer que fiquei queimada e ardida!!!).
Almoçamos na Churrascaria Tropeiro. Um lugar amplo e com uma vista maravilhosa da coxilha. Ele fica na beira da estrada e cerca de 6 km antes do Mirante. A comida caseira é boa, o buffet estava sempre em reposição. Mas achei meio caro, pois o espeto corrido passou umas duas vezes pela nossa mesa, isso depois de pedirmos muito, e das tantas carnes oferecidas só chegaram a nós, duas delas.
Lógico que ninguém passou fome, mas acho que poderia ter sido melhor. Como era feriado, estava lotada, talvez a intensidade de movimento tenha deixado o pessoal meio atucanado. Quem sabe numa próxima ida para lá eu pare e dê uma nova chance ao lugar? Se algum de vocês já foi e gostou, conta aqui. É sempre bom ouvir uma segunda opinião! (Esse meu sorriso na foto parece o do Coringa, interpretado pelo Jack Nicholson 🙂
Devidamente almoçados, subimos mais uma vez para o Mirante. Ao chegarmos lá, adivinhem? Sim, estava fechado! Pelo menos foi o que achamos. Tanto que nos dirigimos ao café que tem lá, o Mensageiro da Montanha, para fazer um tempinho.
Quando chegamos na porta a dona pergunta “vocês já viram a estrada”? Eu digo que não, pois está fechada. No que ela responde: – Capaz, corre lá que acabou de abrir. Vão logo, depois vocês tomam café!!! Gente, saímos correndo feito crianças ahahahah e ao chegarmos no alambrado (lotado, claro), nos deparamos com essas imagens aqui:
A Serra do Rio do Rastro é uma conformação de paredões que está aproximadamente a 1.500 metros de altitude, e a 50 km do mar. Dos seus 35 km de extensão, 12 km são de concreto armado e à noite fica iluminado, dando mais segurança a quem trafega por ali.
Suas curvas sinuosíssimas, devem ser vencidas com muita calma e cautela, por que ninguém é doidinho de sair correndo por ali né?!! Ela começa no município de Lauro Muller e vai até Bom Jardim da Serra, onde fica o Mirante de Observação. Pode ser acessada a partir da SC 438, em Tubarão ou pela SC 114, para quem vem de Blumenau, por exemplo.
Vista devidamente admirada, agora vamos ao café! Foi só um expressinho preto sem açúcar, como eu gosto. mas deu pra ver que o Mensageiro da Montanha oferece almoço, café e ainda tem uma lojinha de souvenirs. Onde eu comprei mais um imã de geladeira, claro!!
E ai, gostaram? Pensam em visitar a região? Ou já conhecem? Me contem. Deixem nos comentários!
Diquinha >>> O Parque Eólico, que fica a alguns metros de distância do Mirante. Ele é uma estação experimental de energia eólica, similar a que existe no Rio Grande do Sul, em Osório. Suas torres com três pás enormes e 50 metros de altura, produzem a energia que ilumina a estrada da Serra do Rio do Rastro. Conversando com duas moças muito bacanas que foram visitar o Parque, elas me disseram que estar ali transmite uma paz enorme, além da vista para o cânion que é maravilhosa.
MENSAGEIRO DA MONTANHA-CAFÉ|Rodovia SC 390, Km 403 – Mirante da Serra do Rio do Rastro. Fone: (49) 99112-9858. Funcionamento: todos os dias, das 09h30 às 18h30.
CHURRASCARIA TROPEIRO|Rodovia SC 390, Km 123. Fone: (49) 3232-0090. Funcionamento: todos os dias, das 11h às 15h. E o café, a partir das 16h.
Redes Sociais
—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda
—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips
PLANEJE SUA VIAGEM
Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Doda, através dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!
+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!
+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão.
Mandou bem nas dicas!! Nossa serra catarinense é linda
E com o teu post super hiper pra complementar, ficou melhor ainda 😉😘
Amei, amei, amei, amei, amei, né. Por que? Porque esta serra é minha segunda casa. Amo demais!!
Ai que lindo!!! E e amei essa Serra !! Doida para ir lá agora essa semana, que está frio abaixo de zero uiiiii!!Beijos
Que coisa mais LINDA (o cenário da estrada no meio do mato e o QUATI)! Quero!!!
Eu sabia que tu ia gostar!! Lembrei dos Quatis do Corcovado 😍😘