Nem preciso dizer que sou apaixonada por Porto Alegre 🙂 A capital dos gaúchos e minha terra querida, tem muitos encantos, histórias, lugares pitorescos e tradicionais. Para matar a saudade hoje vou falar de um lugar que é Patrimônio Histórico e Cultural, e um dos meus preferidos na cidade, o Mercado Público de Porto Alegre.
O Mercado Público de Porto Alegre e sua história
Inaugurado em Outubro de 1869 com o objetivo de abrigar o comércio de abastecimento da cidade. Como ficava às margens do Rio Guaíba e das Docas do Porto, ficava na rota de chegada de barcos e navios carregados.
Tornou-se referência entre os gaúchos que lotam seus corredores para comprar frutas, hortaliças, temperos, peixes e a erva mate, que não pode faltar na despensa de um gaudério!
Seu primeiro prédio tinha apenas um piso, mas uma ampliação no início dos anos 1900 incluiu o segundo pavimento.
Acreditam que mais de 150 mil pessoas passam por ele todos os dias?! Tem até letra de música em sua homenagem, de autoria do cantor e compositor, Neto Fagundes.
Em 1979, do alto de seus 110 anos, foi tombado como Patrimônio Histórico e Bem Cultural de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul.
Na década de 1990 passou por uma profunda restauração, que trouxe mais qualidade a estrutura, mais conforto aos milhares de usuários e que recuperou um pouco da arquitetura original do prédio, que era estilo neoclássico.
Hoje seu estilo é eclético! Aproveitando as obras a administração da época ampliou o número de estabelecimentos comerciais, que hoje são em torno de 100, contando bancas e restaurantes.
Entre os restaurantes mais tradicionais do Mercado Público de Porto Alegre está a Banca 40, especialista em sorvetes caseiros.
Aos 90 anos, a Banca 40 está mais jovem do que nunca e atraindo muitos visitantes, além dos frequentadores fiéis, como eu!!
Outro restaurante tradicionalíssimo é o Bar Chopp Gambrinus, que funciona no Mercado desde 1889.
Em seu cardápio os pratos com frutos do mar são os mais pedidos. Oferece uma carta de vinhos sensacional e tem uma das cervejas mais geladas da cidade.
A história do Mercado não é só de alegrias (infelizmente), mas pode se dizer que é de muitas vitórias. Ele sobreviveu a grande enchente de 1941 e a quatro incêndios, o mais recente em julho de 2013, que atingiu cerca de 70% do prédio.
Lembro que na época fiquei (assim como todo o RS) em choque pela notícia. Desde então vem recebendo obras de recuperação e como bom farrapo está se reerguendo!
O Mercado Público também é considerado um espaço para manifestações culturais de todas as vertentes. Shows, apresentações, desfiles, tudo acontece por lá!
Onde fica o Mercado e como chegar?
O Mercado Público é um logradouro, com CEP próprio (90020-070)! E é super fácil chegar até ele! Fica no centro histórico, entre a Av. Júlio de Castilhos, Av. Borges de Medeiros, Largo Glênio Peres e Praça Pereira Parobé, tudo bem ao lado da Prefeitura de Porto Alegre! Para quem vier de Trem, o Trensurb, é só descer (ou apear), na Estação Mercado.
Funcionamento
Segunda a sexta, das 7h30 às 19h30. Sábados das 7:30 às 18:30. Portões: de segunda a sexta, os da avenida Júlio de Castilhos e da Praça Parobé fecham às 19h30. Os da avenida Borges de Medeiros e do Largo Glênio Peres ficam abertos até a meia noite para acesso aos restaurantes. No sábado, todos fecham às 18h30. Os restaurantes não funcionam no sábado à noite.
Com viagem marcada para Porto Alegre ou mesmo para o Rio Grande do Sul? Incluam no roteiro uma visitinha ao Mercado Público, tenho certeza que irão gostar! 😉 Já conhecem? Então deixem nos comentários o que acharam!
Redes Sociais
—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda
—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips
PLANEJE SUA VIAGEM
Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Doda, através dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!
+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!
+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão.