Ouro Preto, o que fazer nesta cidade do interior de Minas Gerais que é uma das mais antigas do Brasil e considerada hoje Patrimônio Histórico Cultural pela UNESCO.
Com um conjunto arquitetônico impressionante, Ouro Preto foi tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1980. Suas ladeiras com ruas bem conservadas, muitas com calçamento original de pedras pé de moleque, suas janelas coloridas e sua história riquíssima, encantam turistas do mundo todo.
A história no interior de Minas Gerais
Visitar Ouro Preto é entrar em um livro de história, uma espécie de viagem no tempo que nos faz percorrer o Brasil colonial. Com mais de 300 anos, a cidade que se tornou conhecida por fazer parte da trilha da corrida do ouro pelo interior de Minas Gerais, hoje nos oferece dezenas de pontos turísticos para serem visitados.
Por isso, às vezes, viagens de final de semana acabam sendo pouco tempo para ver tudo. Eu estive lá por três vezes e em todas sempre penso que poderia ter ficado mais. Resultado, eu acabo voltando!!!!
Andar por suas ladeiras é de encher os olhos. Como adoro história me organizo para sempre poder visitar algum museu ou Igreja, pois esses locais são quase sempre muito bons para contextualizar os acontecimentos do lugar visitado.
Ouro Preto: o que fazer
E em Outro Preto não poderia ser diferente, principalmente por que a cidade tem um sem número de Igrejas que são mais que templos religiosos e museus que guardam sua história setecentista. Por isso pare para conhecer a arquitetura além das fachadas, já que é no interior que estão alguns dos maiores tesouros da cidade.
Nomes como os de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e de seu pai, Manuel Francisco Lisboa, além de Manuel da Costa Ataíde, o Mestre Ataíde e Francisco Xavier de Brito, são responsáveis por muitas das obras em estilo barroco que encontramos nos prédios e nas esculturas que ficam no interior deles.
Mas atenção! Durante seu planejamento para visitar a cidade, dê uma olhada nos sites oficiais das Igrejas e Museus, para ter uma confirmação sobre seus horários de funcionamento, até por que, em alguns casos, elas podem estar fechadas para obras. Ah e muitas cobram ingressos para visita então já é bom ir sabendo o valor!
Pelo que pesquisei, atualmente o valor médio para visitação é de R$ 10 por pessoa, sendo que quase todos oferecem meia entrada para estudantes e pessoas a partir de 60 anos. E outra coisa, os registros fotográficos NÃO são permitidos em muitos locais (infelizmente para nós, felizmente para as obras de arte expostas). Mas não se preocupe, mesmo sem fotos vocês terão sempre as melhores lembranças!
Museu da Inconfidência
Além das Igrejas, um dos lugares que merece sua atenção é o Museu da Inconfidência, antigo prédio da Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica. Ele guarda documentos e objetos sobre a Inconfidência Mineira, revolta deflagrada por Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, junto com seus companheiros, contra a Coroa Portuguesa. Iniciava ali o movimento pela Independência Brasileira, de Portugal, que viria a ser concretizar 30 anos depois.
No museu, em um memorial, estão os restos mortais dos inconfidentes, repatriados do exílio. Depois de presos e indiciados, muitos foram degredados para a África e os réus do clero foram enviados para Lisboa. Tiradentes foi o único a ser sentenciado a morte na forca. Após sua execução foi decapitado, sendo sua cabeça exposta na principal praça da cidade, hoje chamada Praça Tiradentes.
Ouro Preto e suas vistas espetaculares
Uma dúvida sempre surge ao planejarmos uma viagem a Ouro Preto: o que fazer além de visitar as igrejas e apreciar sua arquitetura? Pois para terminar nosso passeio, mais uma dica! Aproveite os mirantes e as paisagens através das janelas! Aproveite também a vista das igrejas por onde passar, pois a partir delas se pode ver as outras, proporcionando novos ângulos. Tudo adornado por uma linda cadeia de montanhas. Ouro Preto é uma cidade muito fotogênica!
Lojas de pedras e a Feira de Pedra Sabão
Para quem curte lembrancinhas de viagem e produtos típicos dos lugares, em Ouro Preto é bom dar uma passada pelas lojas da Rua Direita e na Rua Claudio Manoel. Outro lugar ótimo é a Feira do Largo de Coimbra, que fica em frente a Igreja de São Francisco de Assis e tem grande variedade de artigos feitos em pedra sabão. Dê uma passadinha também nas lojas de metais e pedras preciosas ao redor da Praça Tiradentes.
Outros pontos de visitação em Ouro Preto
Museu do Oratório
Museu de Arte Sacra
Museu de Aleijadinho
Visita guiada pelas Minas de extração de pedras e minérios
Gostaram? Já conhecem Ouro Preto ou alguma outra cidade histórica do interior de Minas Gerais? Deixem nos comentários então, gostaria de saber o que acharam! 😉
Informações
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar
Pça. Monsenhor Castilho Barbosa, 17, Ouro Preto – MG
Terça a domingo, de 09h às 10h45 e de 12h às 16h45.
Igreja de São Francisco de Assis
Largo de Coimbra, Ouro Preto – MG
Terça a Domingo, de 08h30 às 12h e de 13h30 às 17h.
Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias
Pça. Antônio Dias, 09, Ouro Preto – MG
Terça a domingo, de 08h às 12h e de 13h30 às 17h.
Capela de Nossa Senhora da Dores
Rua Nossa Senhora das Dores, Ouro Preto – MG
Não há horário definido. Para visitar ligue para (31) 3551-4661
Museu da Inconfidência – Praça Tiradentes
Horário para visitação, de 12h às 18h de terça a domingo.
Fotos são permitidas, mas só com celular.
Redes Sociais
—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda
—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips
PLANEJE SUA VIAGEM
Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Doda, através dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!
+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!
+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão.
Olá Márcia, agora deu a saudade. Conheci Ouro Preto há muitos anos, e na época fiquei hospedado numa república de estudantes. Foi uma experiência maravilhosa! Sou um grande fã de Ouro Preto e das restantes cidades históricas de MG. Grande abraço desde Portugal.
Oi Filipe! Eu não tive essa experiência, fiquei em hotel. Mas já estive lá em um carnaval há muitos anos e foi muito divertido! Se bateu saudade é hora de voltar para visitar! Abraço 🙂
AIgreja ao alto não é a Francisco de Paula e sim a Igreja Sta Efigénia.
Oi Sandra! Fui analisar com calma e tu tens razão. Muito obrigada por apontar esse erro. Já corrigi. Obrigada, beijos
Adoro Ouro Preto. Toda sua história e cultura são emocionantes. Os restaurantes de lá então… cada um mais maravilhoso que o outro.
Oi Johnnie! Sim, Ouro Preto respira história e pra incrementar ainda mais a visita, oferece ótimos bares e restaurantes. Eu gosto muito de ir a cidade. Obrigada por visitar o blog. Abraço