Santiago do Chile fica incrustada na Cordilheira dos Andes e é uma das cidades mais importantes da América do Sul. Sua cena vibrante oferece inúmeras atrações turísticas e um sem número de restaurantes e bares, que valem muito a pena conhecer.
Fazia já algum tempo que queria visitar Santiago do Chile. Toda vez que olhava fotos ou lia sobre a cidade ficava me perguntando por que diacho eu ainda não tinha ido para lá! Pois eu fui, adorei e vou contar para vocês o que achei!
+Encontre seu hotel em Santiago
Mas calma, esse post não é um roteiro, ele é mais um apanhado de impressões do que vi e curti, em apenas quatro dias. A partir dele dai sim eu farei um roteirinho (nada convencional) mas que pode ajudar a quem quiser ir para lá.
Fomos para Santiago do Chile para comemorar o aniversário de minha irmã. Estávamos em 5 pessoas. Minha sobrinha sugeriu um roteiro básico, logo acatado por todos, visto que teríamos pouco tempo e assim não ficaríamos andando a esmo. Se isso aconteceu de fato é outra história! 🙂
Nos hospedamos no bairro de Las Condes, no Courtyard by Marriott Santiago Las Condes ao lado do Shopping Parque Arauco. Isso nos possibilitou fazer muita coisa andando, como ir até o metrô, por exemplo. Uma caminhada de uns 20 minutos e chegamos a estação Manquehue, de lá seguindo até a estação Plaza de Armas, para conhecermos o Centro da cidade.
Santiago do Chile, cidade plana e com Cerros
Uma coisa que muita gente deve achar, assim como eu achava! é que Santiago é cheia de ladeiras. Nadinha! Ela é plana e isso facilita muito para quem gosta de sair andando por ai. Claro, ela tem alguns pontos turísticos que ficam em morros ou Cerros, como o Cerro San Cristóbal e o Cerro Santa Lucía, mas dai ao chegar nesses pontos tu podes pegar um funicular, bondinho e ir até o topo ou mesmo subir andando, como ouvi algumas pessoas falando.
Parques
Para quem gosta de parques, Santiago do Chile é cheio deles. Nós fomos a dois, ao Parque Bicentenário (a foto de capa é de lá), na Vitacura e ao Parque Araucano, em Las Condes, bem pertinho do hotel onde estávamos. Os dois têm sua belezas e muito espaço, onde as pessoas aproveitam para fazer exercícios, picnics, sentar para ler. No Bicentenário tem cisnes 🙂 e no Araucano um jardim de rosas, a Plaza del Rosedal, lindíssimo!
Passeios
A capital chilena tem muitos pontos turísticos. As praças, como eu falei antes, os mirantes, que ficam nos Cerros, os próprios bairros que são uma atração a parte, em função de suas ruas arborizadas e os prédios, com seus apartamentos avarandados.
Shoppings, principalmente o Shopping Costanera, onde fica o famoso prédio Sky Costanera, o maior prédio da América Latina. Bares e restaurantes, que oferecem menus variadíssimos e para todos os bolsos, seu centro histórico efervescente, museus! É realmente muita coisa para se ver em tão pouco tempo, como foi o meu caso. Por isso eu disse antes que nosso roteiro não foi muito convencional!!
Nós fomos até a Plaza de Armas, onde fica a Catedral Metropolitana de Santiago e andamos mais uma quadra para chegar a sede do governo, o Palácio la Moneda. Como era dia de semana normal, vivenciamos o corre e corre da cidade.
Me chamou a atenção ver muitas pessoas vestidas elegantemente, homens de gravata, mulheres de salto alto. Todos em um dia rotineiro de trabalho. Saindo dali andamos mais um pouco e chegamos ao Mercado Central de Santiago. De lá seguimos andando (isso mesmo!), para o bairro Bellavista, para almoçar. Foram quase 10 km de caminhada, mas tudo tranquilo.
Restaurantes e bares
Santiago tem um “menu” de bares e restaurantes de muito respeito! Dos mais estrelados aos mais populares. Seus preços variam muito, por isso é bom pesquisar antes, por que, tenha certeza, boa parte do orçamento de uma viagem para o Chile é para as refeições. Nós fomos em alguns escolhidos antes da viagem e eu adorei todos.
Restaurante Mestizo – Vitacura
Menu especial, regado a muito pisco sour e a vista privilegiada do Parque Bicentenário. Por falar em pisco, uma das bebidas mais tradicionais do Chile, o servido no Mestizo é considerado o melhor da cidade!
Como Água para Chocolate – Bellavista – Providencia
Com decoração inspirada no livro homônimo, da escritora mexicana Laura Esquível, o restaurante é diferente de tudo. Tem um menu com frutos do mar e carnes, e o famoso pisco sour, claro!
Citei apenas esses dois, mas fomos a outros bem bacanas. Por isso fiz esse post somente sobre nosso roteiro de comidinhas, pois ouso dizer que nosso roteiro foi 90% gastronômico!
Museo La Chascona – Pablo Neruda
Uma das visitas que consegui fazer, foi a uma das casas de Pablo Neruda, um dos meus poetas preferidos. A casa, em forma de navio, foi a residência do poeta em Santiago, no boêmio bairro Bellavista. Na La Chascona ele viveu com sua terceira esposa, Matilde Urrutia.
Cajon del Maipo – Embalse el Yeso
Saindo de Santiago, fomos ao famoso e concorrido passeio do Embalse el Yeso. O lugar é um reservatório de água que vem da Cordilheira dos Andes, e por estar cercado pelas montanhas fica lindíssimo, principalmente durante o inverno na temporada de neve.
Gostaram desse apanhado inicial de informações? Então aguardem, por que os próximos posts serão com mais detalhes e dicas. 😉 Já conhecem Santiago do Chile? Então deixem recadinhos!!!
Aproveitem para seguir o Casa de Doda no Instagram 😉
Ainda falando sobre viajar para o Chile, a família do Blog Mapa Na Mão fez um roteiro muito bacana de carro que eu compartilho aqui com vocês. Eu adorei!
Redes Sociais
—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda
—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips
PLANEJE SUA VIAGEM
Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Doda, através dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!
+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!
+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão.
Adorei o post e a cidade tbm. Estou no aguardo do roteiro.
Obrigada, Debs! Já estou providenciando!! Beijinho