Caminhos de Pedra e seus encantos, em Bento Gonçalves

Eu amo a Serra Gaúcha. Sempre que vou para aquela região descubro algo novo para me encantar. Às vezes nem precisa ser algo novo, basta que eu olhe de um jeito diferente para aquelas paisagens que logo fico arrebatada, mais uma vez!!

Uma dessas belas surpresas foi o passeio pelo Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves. A cidade que sempre é lembrada pelo Vale dos Vinhedos também oferece outros passeios e atrações como o da Maria Fumaça, que faz um bate volta até a cidade vizinha, Carlos Barbosa. A Epopeia Italiana, onde atores encenam a chegada dos primeiros imigrantes italianos a região e o Caminhos de Pedra. O passeio, de conteúdo histórico riquíssimo ainda é pouco conhecido de muitas pessoas, mas as constantes campanhas para divulgação desse roteiro estão mudando isso. Eu estive lá e vou contar aqui como foi!

caminhos-de-pedra-salumeria-4

A Linha Palmeiro, nome original da estrada que corta os Caminhos de Pedra está distante cerca de 6 km do centro de Bento Gonçalves, para quem vai em direção a Pinto Bandeira. O roteiro de 12 km de extensão resgata o passado com a intenção de valorizar e preservar os costumes, assim como a herança cultural deixada pelos imigrantes italianos que chegaram por aquelas terras na segunda metade do século 19. Considerado Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul, suas paisagens de cinema e os casarões de pedra centenários são de tirar o fôlego.

caminhos-de-pedra-5
Típica paisagem de frio no Caminhos de Pedra.

Mas antes, um pouco de história!

Os turistas que hoje passam por ali e ficam encantados com as belezas do roteiro nem imaginam que no início, a vida daqueles colonos foi cheia de dificuldades. As casas de pedra eram construídas pelas famílias mais humildes, pois não possuíam recursos para fazer uma de madeira. Como as pedras de basalto eram abundantes na região, era a principal matéria prima utilizada. Para fixar, dar liga entre as pedras, uma mistura de palha, barro e estrume de vaca era feita e aplicada. Ao longo do tempo, como muitas famílias conseguiram melhorar de vida, algumas casas foram sendo derrubadas e no lugar, uma de madeira foi erguida. Isso aconteceu muito no início do século 20, quando os moradores derrubavam a casa antiga ou faziam “puxados” de madeira e colocavam reboco nas paredes. Uma forma de esconder o passado cheio de penúria, representado pela casa de pedra. Dai em 1987 um levantamento arquitetônico foi realizado na região e descobriu-se que a Linha Palmeiro possuía muitas casas antigas, com seus moradores preservando ainda velhos costumes. O estudo mostrou que o acesso ao local era fácil e que tinha um grande potencial turístico. Então em  1992 o primeiro grupo de turistas vindos de São Paulo, visitou algumas casas do roteiro, dando início ao que hoje conhecemos pelo Caminhos de Pedra. O que aqueles primeiros colonos não podiam imaginar é que esse conjunto de casas eternas, que nem o tempo foi capaz de derrubar e que era até motivo de vergonha para alguns, se tornaria ponto de visitação para turistas admirados!

CAMINHOS DE PEDRA

Salumeria Caminhos de Pedra ou Casa Riguesso|Andar pela colônia e não pensar em salaminho, queijo, copa e essas delícias todas é impossível! Por isso a parada na Salumeria é obrigatória. A casa de 1889, também foi construída com pedra basalto e a mistura de feno, palha e estrume. O sótão, que era chamado de “granaro”, servia para armazenagem de grãos e forragens, e era um importante isolante térmico no inverno, já que a região é conhecida por suas baixas temperaturas nessa estação. No lugar hoje, há um pequeno memorial do Caminhos de Pedra e da história da casa.

Para quem quiser ficar por ali, degustando os produtos e apreciando a paisagem, pode comprar salames, queijos, pães e vinhos e comer em um dos ambientes da Casa Righesso. Eles preparam tudo em uma tábua de frios sem cobrar nada a mais por isso. Ah e se sobrar (o que às vezes é difícil!) é só levar para casa.

Endereço: Linha São Pedro, 620 Distrito São Pedro – Bento Gonçalves. Fone: (54) 3455-6299. Funciona de segunda a domingo, das 09h às 18h. Entrada gratuita.

caminhos-de-pedra-salumeria

caminhos-de-pedra-salumeria-13

caminhos-de-pedra-salumeria-5
Os salames, copas e todo tipo de embutidos estão ali nas prateleiras, à espera dos visitantes.

Casa da Erva Mate|A planta nativa muito comum pelas matas do Rio Grande do Sul, era desconhecida dos imigrantes italianos, que aprenderam a apreciar o “chá” que dela saia. Por isso a Casa da Erva Mate se tornou parada obrigatória para quem quer conhecer a história e o processo de produção dessa bebida tão tradicional do RS. No galpão de madeira, o visitante observa como era a fabricação do produto antes da sua industrialização. Uma grande (e linda) roda d´água ajuda a mover os equipamentos que socam e moem a erva, preparando as folhas de “ilex paraguariensis” para se transformarem em chimarrão. É engraçado ver a cara feia que algumas pessoas fazem, ao provarem a bebida, mas dizem que está bom e que é gostoso! eheheh eu sou “viciada” em chimarrão, mas sei que é amargo e pode ter um sabor estranho ao paladar de quem não está acostumado. Por isso entendo que tenha quem não goste. Uma coisa eu sempre digo: precisa provar, para dai poder dizer que não gostou. Ahhh na Casa da Erva Mate tem até sorvete da erva. Eu não provei, mas há quem garanta que é bom.

Contato: (54) 3455-6427. Funciona de segunda a domingo, das 09h às 18h. Visita guiada: R$ 5,00 por pessoa.

caminhos-de-pedra-ervateria-5

caminhos-de-pedra-ervateria-14

caminhos-de-pedra-ervateria-4

Casa da Ovelha|O casarão construído em 1917 por imigrantes italianos, abriga a fazenda com uma das maiores criações de ovinos do Sul do Brasil. Sua produção de laticínios a partir do leite de ovelha é muito famoso e procurado por quem visita a Bento Gonçalves. Para quem viaja com crianças é um atração imperdível, pois ali fica o Parque da Ovelha, onde a criançada pode brincar com ovelhinhas bebês, desde amamentá-las até sair correndo com elas pelo campo, acompanhadas por um cão Border Collie, aquele mesmo, conhecido por cão pastor! As visitações acontecem de hora em hora. Na Casa da Ovelha também é possível comprar tudo o que é produzido na fazenda, como queijos, iogurtes, doces e até roupas feitas com a lã dos bichinhos! Eles têm uma linha de cosméticos naturais que é muito apreciado por quem procura um toque diferente para cuidar da pele.

Endereço: Linha Palmeiro, 400 – Distrito de São Pedro – Bento Gonçalves. Fones: (54) 3455.6399 e (54) 3455.6317. Funciona de segunda a sexta, 8h às 12h e das 13h às 17h. A última entrada para o Parque da Ovelha acontece às 16h15.

caminhos-de-pedra-casa-da-ovelha-1

P1070407

Como chegamos muito no fim de tarde, visitamos esses três casarões:  Salumeria Caminhos de Pedra, Casa da Erva Mate e a Casa da Ovelha. Mas o roteiro inclui ainda: Ateliê Bez Batti, Restaurante Casa Vanni, Restaurante Nona Ludia, Casa da Tecelagem, Vinícola Salvati & Sirena e Lovara Vinhas e Vinho. Veja o mapinha abaixo:

mapa-caminhos-de-pedra

Para quem está de carro tudo é muito próximo e fácil de chegar, pois é só seguir a Linha Palmeiro que os casarões estão dispostos ao longo da estrada. Já me agendei e em breve estarei retornando a Bento para fazer o restante do passeio, que inclui paradas estratégicas nos casarões onde têm restaurantes de comida típica, com muita polenta e galeto!! Mama mia que delícia!!

E por hoje a dica é essa! Em breve volto com mais!

Besos

caminhos-de-pedra-18


PLANEJE SUA VIAGEM

ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.

SEGURO DE VIAGEMReal Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.  

COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRACotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.


**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!

*** O Casa de Doda é afiliado Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!

2 comentários em “Caminhos de Pedra e seus encantos, em Bento Gonçalves

    1. Oi Schá! Aquela região é linda demais né? Eu adoro ir pra lá. É tudo tão rico em termos históricos, comida maravilhosa, paisagens lindas.. aiiii deu saudade de lá!!! Obrigada pelo comentário. Um beijo

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s