Com mais de 4 séculos de história o Mosteiro de São Bento é um dos símbolos religiosos da cidade de São Paulo. Considerado um dos pontos do “triângulo histórico“, junto com a Praça da Sé e o Largo de São Francisco, o Mosteiro, localizado no Largo de São Bento, ajudou a formar a cidade que se originou de um povoado e, posteriormente, tornou-se a “Vila de São Paulo de Piratininga“.
Mosteiro de São Bento, sua história
Inicialmente construído como uma capela, no local onde era a taba do índio Tibiriçá, considerado o primeiro cidadão de São Paulo, em 1600 essas terras seriam doadas pela Câmara de São Paulo aos monges e em 1650 é lançada a pedra fundamental para a construção de um novo prédio. As imagens de São Bento e Santa Escolástica, que ficam no altar, são de autoria de Frei Agostinho de Jesus e também datam desta época. Conforme relatos do próprio Mosteiro, o terreno cedido era o mais bem localizado, depois daquele do Pateo do Collegio, pertencente aos jesuítas, ficando exatamente no alto da elevação entre as águas dos rios Anhangabaú e Tamanduateí, abrangendo de um lado até o Vale do Anhangabaú e do outro, até a atual rua 25 de Março.
Em 1900 a direção do mosteiro inicia um novo período na história de São Paulo, fundando em 1903, o Colégio de São Bento, em 1908 a Faculdade de Filosofia, a primeira do Brasil e em 1911, instalando a primeira Abadia de Monjas Beneditinas da América do Sul, o Mosteiro de Santa Maria. Em 1910 tem início a construção de uma nova Abadia, em estilo neorromânico, projeto do arquiteto alemão Richard Berndl e quatro anos mais tarde, em 1914, estava completo o conjunto beneditino que conhecemos hoje: a Basílica de Nossa Senhora da Assunção, o Mosteiro e o Colégio de São Bento, considerados marco histórico, cultural e turístico da cidade de São Paulo.
Órgão e Relógio
Com mais de 6 mil tubos o órgão foi inaugurado em 1954 e suas peças vieram da Alemanha. Assim como seu relógio que foi instalado na torre em 1921. Já foi considerado o mais preciso de São Paulo até que apareceram os relógios de quartzo! Tem um carrilhão com seis sinos que tocam nas horas cheias e frações.
Canto Gregoriano
Atualmente 45 monges vivem no Mosteiro, dedicando suas vidas à tradição beneditina do “ora et labora“, “ora e trabalha” mais o “et legere“, “e leia”. O coro para o ofício monástico é rezado todos os dias pelos monges, assim como a missa em rito romano, ambos acompanhados pelo canto gregoriano. Talvez por isso a missa no Mosteiro tenha se tornado uma das mais concorridas! Mas ter o privilégio de ouvir os monges entoando seus cantos é para aqueles que gostam de acordar cedo. Aos domingos a missa com começa às 10h, mas se deixar para chegar na hora, talvez fique de pé. Nos dias de semana a missa com canto é às 07h e aos sábados às 06h.
Independente do dia escolhido, fique atento, observe e aprecie, pois a cerimônia começa com a entrada dos monges que vêm desde a clausura no mosteiro, cantando. O ambiente + os cantos + os monges = estamos na Idade Média! Assim que a missa termina, os monges se retiram, fechando atrás de si a pesada porta e nos deixando do outro lado envoltos na curiosidade do mistério que permeia esses ambientes.
Padaria dos Monges e o Brunch no Mosteiro
Aproveitando que já estarão no Mosteiro, deem uma passadinha na padaria dos monges, que produzem pães de todos os tipos, com preços variando de R$ 15,00 a R$ 50,00. Os preços podem parecer salgados, mas o sabor é inigualável, creia! Para quem não pode ir até a padaria, uma boa pedida é a Loja Online.
Outra “atração” é o Brunch no Mosteiro, que acontece todo último domingo do mês, após a missa das 10h. Um bônus é que após o brunch uma visita guiada levas os comensais para conhecerem os recantos do Mosteiro, exceto a clausura, claro. Aqui vocês têm mais informações sobre o evento. Eu ainda não fui, mas já está na lista. Imagina ouvir os monges cantando, depois degustar delícias feitas por eles e ainda visitar suas cercanias. Eu quero isso d’já !!!
COMO CHEGAR: para chegar ao Mosteiro não é difícil. Mas a sugestão é ir de metrô, pois estacionar no centro é um caos e os estacionamentos pagos são caríssimos! Então, se optar pelo metrô, basta descer na estação São Bento – Linha 1-Azul.
Gostaram do passeio? Já conhecem São Paulo e já foram ao Mosteiro? Ainda não? Pois deixem seus comentários e vamos trocar informações! 😉
PLANEJE SUA VIAGEM
ALUGUEL DE CARRO: pesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x nos Cartões Visa e Mastercard.
SEGURO DE VIAGEM: Real Seguro Viagem, em até 6x sem juros nos Cartões de Crédito.
COMPRE SUA MOEDA ESTRANGEIRA: Cotação Câmbio Turismo. Tendo a comodidade de poder retirar seu dinheiro nas lojas dos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis.
DICAS DE HOSPEDAGEM: Procure no Booking e encontre as melhores ofertas! Ou compare o preço de seus hotel pelo Trivago.
INGRESSOS DE ATRAÇÕES, PASSEIOS, TRANSFER’S é com a TourOn.
**Gostou? Faça um comentário, inscreva-se para receber nossas dicas, curta a página! Cada que vez que você interage com o Casa de Doda, ele cresce e alcança mais viajantes. Obrigada!
*** O Casa de Doda é afiliado da TourOn, Real Seguro Viagem, RentCars, Cotação Câmbio, Booking.com, Trivago e recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos links aqui no blog. O leitor não paga nada a mais ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Casa de Doda siga dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar, fazendo suas reservas aqui pelo bloguinho!
[…] tem, aos domingos, missas com belos cantos gregorianos. É um programa mega tradicional da cidade. A Doda contou nesse post tudo sobre o Mosteiro de São Bento e suas missas […]
Missa com canto gregoriano Silvia Massad
Sim! É uma linda missa.