Museu da Água, em Blumenau|SC

3
4471

Para quem gosta de museus e do assunto: água, saneamento e meio ambiente, a pedida é visitar o Museu da Água em Blumenau.

Quando me falaram sobre ele não mencionaram o Museu em si, apenas que de lá se podia ter uma das vistas mais lindas do centro da cidade, tipo: “quer ter uma vista linda do centro da cidade e do rio, vai ali naquela colina” e só!! O que é uma grande verdade, claro.

Mas não é só isso. Ao chegar no topo da colina, atraída pela vista, acabei conhecendo um lugar cheio de história e curiosidades da ainda, Colônia Blumenau.

Mantido pelo SAMAE, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, o espaço abriga a primeira Estação de Tratamento de Água de Blumenau, construída nos anos 1940 e que continua em pleno funcionamento.

Em 1999 foi transformada em Museu com o objetivo justamente de fomentar a educação ambiental e incentivar a preservação da água entre os jovens e, também, entre os visitantes que ali chegam.

Quem visita o Museu fica conhecendo todas as etapas do processo de coleta e purificação da água, até sua distribuição na rede pública.

Um passo a passo importante para entender como a água chega até sua torneira, de forma própria para o uso.

Além disso, pode-se conferir um grande acervo de fotos, objetos e peças que contam a história do abastecimento na cidade, como as bicicletas utilizadas pelos leituristas quando iam até a casa dos moradores para fazer a medição dos hidrômetros.

Ou os discos de papel, onde era anotada hora a hora, toda a movimentação da Estação, assim como outros tantos equipamentos que funcionavam manualmente. Era trabalho que não acabava mais, se comparado com as estações de tratamento de hoje, que são todas computadorizadas.

Até 2015 a visitação ao Museu era feita apenas durante o dia. Desde então, mediante agendamento prévio, as visitas agora também acontecem das 18h às 22h, permitindo assim, que mais pessoas conheçam sua estrutura.

O objetivo é atender principalmente colégios e turmas para estudos de astronomia e fotografia, ou qualquer grupo fechado interessado em conhecer o espaço do Museu.

Museu da Água Blumenau

Troncos de Embaúbas e de palmiteiros, por serem resistentes, eram utilizados como “canos” para levarem água até as casas na área rural. 

E caldeiras, que aqueciam o chumbo e cânhamo, materiais utilizados na manutenção da tubulação, que era de ferro, nas décadas de 1940 e 1950.

Fique por dentro!

Dia Mundial da Água

Não sei se vocês sabem, mas 22 de Março é o Dia Mundial da Água. A data, que completou 25 anos em 2017, foi instituída pela ONU em 1992, como forma de incentivar a todos pela preservação dos mananciais da Terra.

Estudos realizados pela ONU/OMS (Organização das Nações Unidas/Organização Mundial da Saúde), indicam que “mais de 80% do esgoto produzido pelos seres humanos volta à natureza sem ser tratado. Para beber, cerca de 1,8 bilhão de pessoas usam fontes de água contaminadas por fezes.

A cada ano, 842 mil mortes são causadas por causa da falta de saneamento e higiene, bem como pelo consumo de água imprópria. São mais de 663 milhões de pessoas sem acesso a água potável”.

Reverter esse cenário é difícil, mas não impossível. Para isso as Nações Unidas vêm travando batalhas, mobilizando os governos de todo o mundo, assim como a iniciativa privada e a sociedade civil, com o objetivo de garantir a utilização sustentável dos recursos hídricos e contra o desperdício de água.

O apelo da ONU é para que os países implementem políticas eficazes de saneamento, além de solicitar mudanças de hábito a todos os habitantes da Terra. Vocês sabiam? A cada dólar gasto com saneamento, US$ 4 são economizados com saúde!

Água é vida, água renova, água salva, a água move o mundo! E lembrem: Água, sabendo usar, não vai faltar!

Tanques de decantação de água
Tanques de decantação, para limpeza da água bruta que chega do Rio Itajaí-Açú. 

MUSEU DA ÁGUA

Rua Lages, s/n – Boa Vista – Blumenau – 89012-000 
Fones: (47) 3340-1742/ 3340-3242
E-mail: museu@samae.com.br
Das 09h às 18h (segunda a sábado) | Entrada gratuita.
Visitação em horário especial: das 18h às 22h, apenas mediante agendamento.


Museu da Água de Blumenau

Redes Sociais

—> Curta e compartilhe os posts no Facebook seguindo a Fanpage do Casa de Doda

—> Siga o @casadedoda no Instagram e marque suas fotos com a Hashtag #casadedodatrips 😉


PLANEJE SUA VIAGEM

Reservando sua viagem com os parceiros do Casa de Dodaatravés dos links abaixo, além de garantir bons preços, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. Apenas contribui para que sigamos dando boas dicas por aqui! Muito obrigada por nos prestigiar!

+HOSPEDAGEM
Encontre as melhores ofertas no Booking, site parceiro do blog desde 2016. E fique atento, pois muitos hotéis oferecem cancelamento gratuito!

+SEGURO DE VIAGEM
Faça o seu seguro com a Real Seguro Viagem, que compara a cotação de algumas das principais operadoras de seguros do mercado, sempre com os melhores preços. E você pode pagar em até 12x sem juros no Cartão. 

+ALUGUEL DE CARROpesquise na RentCars os melhores preços, sem cobrança de IOF e pagamento em até 12x no Cartão de Crédito.

Artigo anteriorLages em SC, a capital nacional do pinhão
Próximo artigoHospedagem em Lages – Villa Apart Hotel
Casa de Doda
Sou a Márcia, gaúcha lá de São Leopoldo. Sou jornalista, gremista, leonina, corredora amadora, viajante e Editora do Casa de Doda! Aqui eu conto sobre os lugares por onde andei e as belezas que vi. E sobre o que eu não gostei, também!! Vem passear comigo.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Por favor coloque seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.